sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Devocionais para o período de 15 a 21 de outubro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 15 de outubro de 2017 - Oração pela vitória - Salmos 20:8 (PDF)
As vezes a nossa fé fica desfalecida devido às avalanches da vida. Ficamos frágeis, tristes, cabisbaixos, achamos que não somos ninguém, mais buscamos as forças em Deus, clamando e suplicando pela sua misericórdia. Ele, pela sua bondade, nos coloca de pé, e nos faz mais que vencedores em Cristo Jesus. Temos esse exemplo no livro de Salmos capitulo 20, no versículo 8, onde o salmista diz que "Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes." Deus é tão maravilhoso que, se cairmos, ele nos levanta, se errarmos, ele nos conserta, se chorarmos, ele nos consola, se esperarmos nele, ele nos recompensa, se perdermos, ele nos restitui e, se crermos nele, Deus fará milagres nas nossas vidas, pois Deus é bom e o tempo todo cuida de nós.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - A palavra que liberta - Lucas 4:23 (PDF)
Conseguimos perceber as maravilhas das palavras de graça que Jesus Cristo nosso salvador anunciava e anuncia para libertar os oprimidos. Devemos lembrar que Jesus é o médico dos médicos, restaurando assim a vida de quem tem fé e esperança. A palavra de Jesus é luz que acaba com o mal fazendo com que as pessoas sejam libertas, trazendo um Espírito de paz e esperança nos nossos corações, todos nós somos agentes de mudanças, todos nós podemos nos curar, nos libertar e principalmente nos restaurar com Deus. Através da nossa fé e com nosso temor Ele nosso Pai e Criador. Infelizmente as pessoas não aceitaram (e não aceitam até hoje) as palavras ditas pelo próprio Jesus:
“- Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: ‘Médico, cure-se a você mesmo”. E também vão dizer: “Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum, faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade. Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra’” Lucas 4:23,24.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 17 de outubro de 2017 - Glória a Deus - Efésios 3:20,21 (PDF)
A ansiedade é o resultado de tentar antever o futuro sem Deus. Assim, a melhor defesa contra as preocupações é permanecer em comunicação dom Ele. Quando você entrega a Ele seus pensamentos, vê as coisas com mais otimismo. Lembre-se de falar e ouvir mantendo sua mente conectada a Ele. Se você precisar refletir sobre eventos futuros, siga estas regras: 1) Não se detenha no dia de amanhã, porque a ansiedade se prolifera excessivamente quando você vagueia por lá. 2) Lembre-se da promessa da presença contínua de Deus e inclua-O em qualquer imagem que lhe venha à cabeça. Essa prática mental não se adquire facilmente, porque você está acostumado a ser o deus das próprias fantasias. No entanto, a realidade da presença de Deus supera qualquer fantasia que você possa ter. Como disse Paulo: Para aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, para ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” Efésios 3:20,21
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 18 de outubro de 2017 - Nosso verdadeiro lar - Lucas 13:18-19 (PDF)
“Jesus disse: — Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos” Lucas 13:18-19.
Jesus utiliza a semente de mostarda como exemplo de uma coisa pequena que vem se tornar grande um dia. Nessa comparação podemos entender como o reino de Deus é sutil ao entrar nas nossas vidas, aos poucos tomando conta dos nossos corações, até que se torna indispensável para nossa sobrevivência. Os pássaros necessitam da árvore para fazer sua morada e nós precisamos do Reino de Deus.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
 Quinta-feira, 19 de outubro de 2017 - Consequências de seguir o verdadeiro caminho - Lucas 12:51 (PDF)
Quando decidimos caminhar com Jesus, parece que as tribulações vêm bater em nossa porta. Mas Jesus já explicava em sua missão e na sua mensagem, que não seria só paz e nós teríamos que enfrentar as consequências por essa decisão. Mais quando os sentimentos nossos são afetados, ainda mais com pessoas da nossa família terrena e não há nenhuma maneira que nós possamos evitar dor e sofrimento. O que podemos fazer é deixar que o Espirito Santo de Deus possa cuidar. Aquele que segue a Cristo sofrerá agora, e renunciará certos prazeres da vida, mas vai experimentar as alegrias ilimitadas do céu mais tarde.
Seguir o nosso Senhor Jesus Cristo, seguramente dividirá muitas famílias e a reconciliação, neste caso, é impossível, a não ser que todos venham à fé em Cristo.
Na palavra diz: "Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois afirmo a vocês que não vim trazer paz, mais divisão" Lucas 12:51.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 20 de outubro de 2017 - Siga o exemplo de Jesus - Salmos 16:11 (PDF)
Jesus não abriu mão de sua tarefa, mesmo sabendo qual seria o seu destino. Esse é um dos seus maiores ensinamentos, já que com todos nós acontece exatamente o mesmo. Nós sabemos que vamos sofrer, sabemos que vamos chegar a um fim, mas acabamos nos distraindo com coisas que não vão ter qualquer proveito em um futuro bem próximo. Abrimos mão de uma proximidade com Deus para atividades que não vão nos fazer ter mais amor ou paz. Em vez de ocuparmos nosso tempo buscando pequenas satisfações (que às vezes terminam sendo o contrário), devemos ir em busca de conhecimento e ações que nos coloquem no caminho que leva a um futuro na presença de Deus. Davi disse: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita" Salmos 16:11.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 21 de outubro de 2017 - Quando adorar? - Tessalonicenses 5:17 (PDF)
Adoração é qualquer ação que agrade a Deus. Pode ser uma oração, pode ser o ato de ajudar o próximo, pode ser a leitura da Bíblia, compartilhar um tempo com pessoas que gostem de ler e falar sobre Jesus... Enfim, basicamente é o que a Bíblia recomenda que façamos, para sermos bons cristãos. Reservar um tempo específico para adoração é muito importante; mas, será que as nossas atividades regulares não podem ser ferramentas de adoração? Será que não podemos nos conduzir em nosso trabalho ou no trânsito, por exemplo, de modo a honrar a Deus pelas nossas ações e motivar os outros a fazerem o mesmo? Com certeza Deus não fará alguma objeção em relação a isso. Para lembrarmos disso o tempo todo, Paulo escreveu: "Orem continuamente" Tessalonicenses 5:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário