terça-feira, 13 de junho de 2017

Devocionais para o período de 11 a 17 de junho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Domingo, 11 de Junho de 2017 - Segurança em Deus - Salmos 27:3 (PDF)

"Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus" Salmo 27:3

Neste Salmo, podemos ver que Davi era um homem que tinha uma fé profunda em Deus, pois ele confiava e dependia totalmente do Senhor. Não só afirmava que o Senhor era luz, salvação e fortaleza, como também deixava claro a comunhão e o relacionamento íntimo que ele tinha com Deus. Da mesma forma devemos ter confiança que o Senhor provê todas as coisas para nós, pois a consequência disso é ter segurança e não ter ao que temer, mesmo em meio a dificuldades, podemos crer que o Senhor é a nossa luz, nossa salvação, e nossa fortaleza. Ainda que todos a nossa volta se levantem contra nós, podemos ter paz e a confiança de que Cristo é a nossa salvação.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 12 de junho de 2017- Coragem - Atos 4: 32-37 (PDF)

Os apóstolos Pedro e João estavam tão cheios de coragem espiritual que multidões estavam sendo salvas. Milagres aconteciam por toda parte, e os líderes religiosos estavam ficando incomodados com a atitude de Pedro e João em espalhar a palavra de Deus ao povo. Por isso, esses líderes decidiram tornar ilegal o ensino no nome de Jesus. Em Atos 4: 24-26 diz: - Senhor, tu és o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que existe neles! Tu falaste por meio do Espírito Santo e do nosso antepassado Davi, teu servo, quando ele disse: "Por que as nações pagãs ficaram furiosas? Por que os povos fizeram planos tão tolos? Os seus reis se prepararam, e os seus governantes se ajuntaram contra o Senhor Deus. Os discípulos oraram e foram cheios de Espirito Santo, em suas vidas produziu coragem, e eles anunciaram a Palavra de Deus com convicção". Quando os discípulos deram seus testemunhos, estavam sem de medo porque Deus os havia tomado de confiança e coragem. Precisamos nos encher de Espirito Santo para nunca perder essa coragem que nos é dada por Deus. Temos o privilégio de viver em um país onde somos livres para falar sobre nosso Deus. "[...]Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos” Atos 4:29b-30

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 13 de junho de 2017 - Tudo era compartilhado - Filipenses 4:17 (PDF)

"A multidão dos que criam estava unida de coração e de propósito; ninguém afirmava ser dono de alguma coisa que possuísse, mas tudo era compartilhado por todos" Atos 4:32. A prova da confiança em Deus é o desprendimento e a generosidade. Se crermos que Deus cuida de nós, podemos abrir a mão e soltar o que estamos segurando. Deus cuida dos seus filhos através dos seus filhos: assim como ele move meu coração para socorrer um necessitado, moverá o coração de outros para me ajudar quando eu estiver precisando. A generosidade é a prova de conversão "Irmãos, sede meus imitadores e prestai atenção nos que andam conforme o exemplo que tendes em nós" Filipenses 4:17; mas não pode ser forçada. Deve vir da compreensão de que Deus não quer que haja necessitados sofrendo entre nós.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 14 de junho de 2017 - Consequência - Romanos 6:23 (PDF)

Em Atos 5:1-11 é relatada a história do casal Ananias e Safira. Eles viviam na igreja primitiva e, naquele tempo, os cristãos viviam em comunhão e repartiam tudo o que tinham. Em certo momento, Ananias e Safira decidiram vender uma propriedade e contribuir com o valor da venda para o fundo comum. O casal foi desonesto ao afirmar a Pedro o valor da venda da propriedade. Pedro explicou que eles não tinham a obrigação de dar todo o dinheiro à igreja. Mas eles tinham a obrigação de serem honestos, então disse a Ananias: “[...] - Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? [...] Você não mentiu para seres humanos — mentiu para Deus!” (Atos 5:3-4) e isso fez ambos terem uma morte instantânea. O problema não foi o dinheiro, mas a mentira, o engano e as consequências que as atitudes deles teriam sobre toda a comunidade. Deus é amor e misericordioso, mas como diz em Romanos 6:23 “o salário do pecado é a morte”.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Quinta-feira, 15 de Junho de 2017 - Sinais e Milagres - Atos 5:14 (PDF)

Repetidas vezes somos expostos às incertezas. São situações não planejadas que simplesmente mudam o ritmo da nossa vida.

Quantas vezes os nossos melhores planos são paralisados diante de obstáculos imprevisíveis, como: um divórcio doloroso ou a descoberta de um filho na dependência química, entre outras situações. São interrupções em nossa jornada em que a única chance de retomarmos a vida é POR UM MILAGRE. Milagres que somente Jesus pode conceder através da fé, “A tua fé te salvou”, foi a frase dita inúmeras vezes por Jesus àqueles que foram agraciados pelo seu poder. Milagres são presentes de Deus. Presentes não são merecidos. Presentes são recebidos com humildade. E essa humildade receptiva se chama fé. Nossos milagres jamais serão fruto de nossos esforços. Serão sempre produto de corações que descansam e confiam Nele.

Em Atos 5:14 diz "Uma multidão de homens e mulheres também creu no Senhor e veio aumentar ainda mais o grupo".

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 16 de junho de 2017 - Deus Liberta - Atos 5:29 (PDF)

Seguir a vontade de Deus liberta. Em Atos 5:17-33 nós temos uma passagem que conta sobre como os apóstolos foram tirados da prisão por um anjo. Mas nem sempre nossa prisão é feita de metal e concreto. Muitas vezes estamos presos a hábitos ou pessoas que não nos deixam evoluir. Devemos sempre nos manter alinhados com a vontade que Deus tem para as nossas vidas; isso nos mantém livres. Quando vier a sensação de que algo está errado, que as coisas não estão progredindo, precisamos verificar se, no processo, estamos mantendo os nossos passos dentro da trilha que Deus preparou para nós. Às vezes, dificuldades servem como sinal de que estamos no caminho errado. Para retomar, é importante termos sempre a Palavra de Deus como orientação dos nossos pensamentos e ações. Não importa o que as pessoas pensem ou digam, obedecer a Deus é a salvação. Pedro foi que deu esse ensinamento, dizendo: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens" Atos 5:29.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 17 de junho de 2017 - Não se deixe influenciar – Salmo 1:1 (PDF)

Ser cristão nem sempre é fácil. Em alguns lugares do mundo, as pessoas ainda são mortas por seguirem os ensinamentos de Cristo. Mesmo nos países que se dizem laicos, a perseguição religiosa existe, ainda que de maneira sutil. Os apóstolos foram presos e açoitados só por transmitirem as palavras de Jesus mas, mesmo assim, não deixaram de pregar. As pessoas se sentem constrangidas por proferirem sua fé, e até mesmo por tomarem certas decisões. Em um ambiente onde todos mentem para obter alguma vantagem, a pessoa que aceita as consequências de dizer a verdade ou fazer o que é correto pode ser olhada com estranheza, chegando ao ponto de se sentir constrangida. Em várias passagens a Bíblia nos alerta e ensina sobre esse tipo de situação. "As más companhias destroem os bons costumes" 1 Coríntios 15:33, "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês" Mateus 5:11. Talvez percamos algumas oportunidades, mas será que devemos "aproveitar" uma oportunidade que nos leva à perdição? Talvez percamos alguns amigos, mas será que pessoas que nos tiram do caminho do bem são amigos verdadeiros? Os salmos também têm exemplos dos cuidados que devemos ter: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" Salmo 1:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário