quinta-feira, 25 de maio de 2017

Devocionais para o período de 28 de maio a 3 de junho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 28 de maio de 2017 - Canção para o casamento do rei - Salmo 45:07 (PDF)
O salmo 45 refere-se ao rei Jesus Cristo nosso Senhor, ao seu reinado e governo, um rei que protege aqueles que o amam, pois o seu reinado é eterno e não passageiro como as coisas dessa vida. Portanto, ele nos ensina a não nos submetermos ao pecado e olharmos somente para Ele, porque Ele irá nos fortalecer para que continuemos no seu caminho.
Assim como este rei citado neste salmo, através de uma poesia, Ele é exaltado por prosperar nas causas da verdade e da justiça, e não por destruir reinos para aumentar suas riquezas terrenas. Suas flechas não são disparadas para produzir mortes, mas para submeter o coração dos seus inimigos que rodeiam seus povos. Deste modo, Deus age com o seu povo, como um esposo que abraça a igreja para si mesmo e como um rei que governa e governa para ele, porque ele é Deus, e o centro com que rege as nações é de virtude, porque não faz acepção de pessoas, porque ama a justiça e odeia a iniquidade. E Deus nos orienta com o Salmo 45:07, dizendo "Ama o bem e odeia o mal. Foi por isso que Deus, o seu Deus, o escolheu e deu mais felicidade ao senhor do que a qualquer outro rei".
E que possamos manter sempre a lembrança de Cristo, como nosso único caminho para lá, e transmitir a lembrança dele para as gerações seguintes, para que o seu nome permaneça para sempre.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 29 de maio de 2017 – Batismo com o Espírito Santo - Atos 1:4-5 (PDF)
Jesus mandou que os seus discípulos esperassem o que o Pai prometeu, que era o dom do Espírito Santo que eles estavam para receber. Além da salvação, Deus quer que seu povo receba esse fluir interior com o Espírito de Deus, chamado de “batismo com o Espírito Santo". É um completo mergulho da personalidade humana no Espírito de Deus, por meio do qual se permite que o Espírito venha na plenitude de seu poder para dentro da vida de uma pessoa. Será que estamos permitindo esse mergulho? Estamos realmente nos entregando para o Espírito de Deus? Devemos nos permitir essa entrega para Ele, pois é o único caminho, talvez muito difícil, porém o caminho que nos traz a salvação, a realização e a certeza de que Deus enche nossos corações de Espírito Santo. Em Atos 1:4-5 está escrito: “Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: ‘Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo’” Atos 1:4-5.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 30 de maio de 2017 - A cura de um coxo – Atos 3:6 (PDF)
A Bíblia narra o milagre realizado pelo nome de Jesus através de Pedro e João quando iam ao templo. O coxo, uma pessoa com deficiência nos membros inferiores desde nascença, é curado e volta a andar na mesma hora que os apóstolos invocam o nome de Jesus - “Então Pedro disse: ‘Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande’” Atos 3:6. Atualmente temos uma concepção destorcida de milagre. De duas, uma: ou acreditamos que um milagre só acontece quando coisas grandiosas como a cura narrada acima acontecem ou quando obtemos algo que estava muito difícil de conseguir. Não estamos criticando o milagre. Não há dúvidas do poder de Deus, Ele age em todas as coisa para todas as coisas, mas, não se limita a isso. Os milagres acontecem todos os dias. Grandes ou pequenos, eles acontecem; porém, como bons seres humanos que somos, só valorizamos isso quando eles acontecem de acordo com a ótica individual, visível ou não. Por exemplo, quando uma pessoa é curada de um câncer, é um milagre e louvamos a Deus por isso. Mas Deus pode usar você para ser um milagre na vida de uma pessoa, ou você pode estar passando por um momento difícil e Jesus só está esperando a sua decisão para obter e conceder esse milagre a você. Se paramos para refletir, o milagre está acontecendo ininterruptamente e ele deve ser usado em prol do seu próximo. Pedro e João naquela ocasião tinham recebido o Poder para realizar qualquer coisa e poderiam ter feito coisas a seu favor. Porém eles sabiam que a vontade de Deus era que eles fizessem suas ações para honra e glória de Deus e pelo nome de Jesus eles faziam a vontade de Deus. Acreditamos que os milagres são uma graça imerecida de Deus para conosco e que quando vivemos um, devemos usá-lo como uma oportunidade de mostrar o quanto Deus nos ama e cuida daqueles que o temem.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 31 de maio de 2017 - Grandes Coisas - Atos 2:11 (PDF)
No dia de Pentecostes, depois de serem enchidos pelo Espírito Santo, os discípulos começaram a anunciar às pessoas as “grandes coisas” que Deus tinha feito: “Uns são judeus, e outros, convertidos ao Judaísmo. Alguns são de Creta, e outros, da Arábia. E como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito? ” Atos 2:11. Os visitantes admirados no Pentecostes ouviam os discípulos falando sobre a sublime grandeza de Deus e seus poderosos atos em suas próprias língua.  Falar às pessoas sobre as obras poderosas de Deus é o verdadeiro evangelismo. Quando Deus faz algo fantástico na vida de alguém, a pessoa dificilmente consegue se conter, pois fica tão entusiasmada sobre isso que sente a necessidade de contar aquilo para alguém! É exatamente isso o que significa falar para as pessoas sobre as grandes coisas que Deus fez.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 1 de junho de 2017 – Peça ajuda - Atos 2:21 (PDF)
Nem sempre encontraremos a solução que procuramos. Temos inúmeras soluções na vida e muitas delas são falsas. Impressionados e distraídos com as soluções que o mundo nos oferece, muitas vezes ignoramos a pessoa que oferece a solução e o melhor auxilio, que é Deus. Ao reconhecer e clamar o nome d'Ele, as dificuldades, os problemas e as aflições terão soluções.
"Então todos que os que pedirem ajuda do Senhor serão salvos" Atos 2:21.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 2 de junho de 2017 – Não seja inimigo de Jesus - Atos2:29-36 (PDF)
Durante a vida de Jesus, ele deu provas suficientes de que era o Filho de Deus; ainda assim, mesmo as pessoas próximas Dele tinham dificuldade em acreditar, apesar da convivência e de verem todos os sinais. Além disso, muitas pessoas buscavam Jesus apenas pelos sinais, isto é, queriam os milagres, sem se interessar pela mensagem que Jesus oferecia, e que era o que realmente devia importar. Como último sinal de sua autoridade, Jesus não deixou um corpo perecível. Nesse momento, os apóstolos lembraram da profecia de Davi, que dizia que o Cristo ressuscitaria e seria colocado à direita de Deus. A leitura direta do livro de Atos, capítulo 2, versículos de 29 a 36, nos dá a impressão de ameaça: "'O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés'" Atos 2:35-36. Entretanto, uma simples reflexão pode reverter essa sensação: aquele que não for inimigo de Jesus não estará sujeito a essa situação. Então, cuide de suas ações e tenha esperança!
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 3 de junho de 2017 - Evite o mal - Atos 2:40 (PDF)
Quando os apóstolos ouviram a profecia de Davi em que Deus disse que poria os inimigos de Jesus como estrado para os seus pés, ficaram aflitos e queriam saber o que fazer. Pedro respondeu que deveriam se arrepender e serem batizados.
Arrepender é mudar de ideia, é perceber devíamos ter agido de maneira diferente. Arrependimento é uma autoanálise, é observar os hábitos, a maneira de realizar as coisas; isso possibilita uma mudança. Pedro afirmou que a promessa de Deus "é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar" Atos 2:39. Como evitar estar na situação de ser considerado inimigo de Jesus? Convém lembrar da primeira carta aos coríntios; no versículo 33 está escrito: "Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes". Voltando ao livro de Atos, Pedro tentava ensinar de várias maneiras: "Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: 'Salvem-se desta geração corrompida!'" Atos 2:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário