domingo, 17 de abril de 2016

Devocionais para o período de 17 a 23 de abril de 2016

VOCÊ FOI PLANEJADO PARA AGRADAR A DEUS
Porque o Senhor vai plantar esse povo; eles serão fortes e belos como carvalhos, e darão glória a Ele. Isaías 61:3b
Tu criaste todas as coisas, e é para o teu agrado que elas existem e foram criadas. Apocalipse 4:11
Pois o Senhor está contente com o seu povo. Salmos 149:4

Domingo, 17 de abril de 2016 – ESCOLHA DE DEUS – Efésios 1:5 (PDF)
No instante em que você nasceu neste mundo, Deus estava lá como testemunha invisível, sorrindo ao assistir seu nascimento. Deus não precisava criar você, mas escolheu criá-lo para a satisfação dele. Você existe para benefício, glória, propósito e prazer de Deus.
Dar satisfação a Deus, vivendo para seu prazer, é o primeiro propósito de sua vida. Quando você tiver compreendido plenamente essa verdade, jamais voltará a se sentir insignificante, pois isso prova o valor que você tem. Se você é tão importante para Deus, e ele o considera valioso o suficiente para mantê-lo consigo por toda a eternidade, que maior relevância você poderia alcançar? Você é um filho de Deus e proporciona prazer ao coração dele como nada mais que ele já tenha criado. A Bíblia diz: Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.” Efésios 1:5

Segunda-feira, 18 de abril de 2016 – ADORAÇÃO - Salmos 147:11 (PDF)
Um dos maiores dons que Deus lhe deu foi a capacidade de apreciar o prazer. Ele o dotou com cinco sentidos e emoções, para que você pudesse experimentá-lo. Ele deseja que você aprecie a vida, não se limitando a apenas suportá-la. O motivo pelo qual você pode sentir prazer é que Deus o fez à sua imagem.
Nós nos esquecemos com frequência de que Deus também tem emoções. Ele possui sentimentos intensos.
A Bíblia diz que Deus sofre, fica enciumado e encolerizado, sente compaixão, piedade, tristeza e comiseração, bem como alegria, regozijo e satisfação. Deus ama, se deleita, sente prazer, exulta, desfruta e até mesmo ri! (ver Gênesis 6:6; Êxodo 20:5; Deuteronômio 32:36; Juízes 2:19; 1Reis 10:9; 1Crônicas 16:27; Salmos 2:4; 5:5; 18:19; 35:27; 37:23; 103:13; 104:31; Ezequiel 5:13;1João 4:16)
Dar prazer a Deus é o que se chama “adorar”. A Bíblia diz: “O Senhor se agrada somente daqueles que o adoram e confiam em seu amor”. Salmos 147:11

Terça-feira, 19 de abril de 2016 – ADORAÇÃO - João 4:23 (PDF)
Qualquer atitude sua que venha agradar a Deus é um ato de adoração. Como o diamante, a adoração apresenta várias facetas. Seriam necessários vários livros para abordar tudo que precisamos compreender a respeito da adoração; mas nesta parte estudaremos os aspectos principais da adoração.
Os antropólogos perceberam que a adoração é um impulso universal, posto por Deus na estrutura de nosso ser — uma necessidade intrínseca de nos ligarmos a Deus. Adorar é tão natural quanto comer e respirar. Quando não conseguimos adorar a Deus, sempre achamos um substituto, ainda que no fim sejamos nós mesmos. A razão pela qual Deus nos fez com esse desejo é que ele anseia por adoradores! Jesus disse: “São estes os adoradores que o Pai procura”. João 4:23

Quarta-feira, 20 de abril de 2016 – PROSTRAÇÃO - Salmos 95:6  (PDF)
Dependendo de sua formação religiosa, pode ser que você precise ampliar sua compreensão do termo “adorar”. Você talvez imagine cultos na igreja em que haja cânticos, orações e se escute uma pregação. Ou talvez você imagine um cerimonial, velas e uma ceia. Ou talvez ainda imagine curas, milagres e experiências arrebatadoras. A adoração pode incluir esses elementos, mas vai muito além dessas manifestações. Adorar é um estilo de vida.
Adoração é muito mais do que música. Para muitas pessoas, adorar é apenas sinônimo de música. Elas dizem: “Em nossa igreja temos primeiro a adoração e depois o ensinamento”. Esse é um grande mal-entendido. Todos os momentos do culto em uma igreja são um ato de adoração: a oração, a leitura da Bíblia, os cânticos, a declaração de fé, o silêncio, manter-se quieto, ouvir uma pregação, tomar notas, ofertar, assinar um cartão de compromisso e até mesmo saudar outros adoradores.
Na verdade, a adoração é anterior à música. Adão adorou no jardim do Éden, mas não há nenhuma menção à música antes de Gênesis 4:21, com o nascimento de Jubal. Se adoração fosse somente música, então os que nunca se utilizaram da música jamais adoraram. Adoração é muito mais do que música.
A Bíblia diz: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.” Salmos 95:6

Quinta-feira, 21 de abril de 2016 – ADORAÇÃO CORRETA - Isaías 29:13 (PDF)
A adoração não é para nosso benefício. Como pastor, recebo bilhetes dizendo: “Eu amei a adoração de hoje. Foi muito boa para mim”. Esse é outro mal-entendido a respeito da adoração. Ela não é para nosso benefício. Quando adoramos, nosso objetivo é agradar a Deus, não a nós mesmos.
Se você alguma vez já disse “Não aproveitei em nada a adoração de hoje”, você adorou pelos motivos errados. A adoração não é para você, é para Deus. Logicamente, a maioria dos cultos de adoração também tem elementos de comunhão entre os irmãos, edificação e evangelização; e existem benefícios na adoração, mas nós não adoramos para nossa satisfação. Nossa motivação é glorificar e agradar ao nosso Criador.
No capítulo 29 de Isaías, Deus reclama de uma adoração sem entusiasmo e hipócrita. As pessoas estavam oferecendo a Deus orações insípidas, louvores fingidos, palavras vazias e rituais artificiais sem que seu significado fosse levado em consideração. O coração de Deus não é tocado pela tradição na adoração, mas pela paixão e pelo empenho. A Bíblia diz: O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens”’. Isaías 29:13

Sexta-feira, 22 de abril de 2016 – ADORAÇÃO E AGRADECIMENTO – Salmos 34:1 (PDF)
A adoração não é parte de sua vida; ela é a sua vida. Não o adore somente nos cultos na igreja, pois nos foi dito: Procurem a ajuda do Senhor; estejam sempre na sua presença” (Salmos 105:4) e Cantem glórias e louvem ao Senhor desde o nascer até o pôr-do-sol” (Salmos 113:3). Na Bíblia, as pessoas louvavam a Deus no trabalho, em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! Louvar deveria ser sua primeira atividade, assim que abrisse os olhos pela manhã, e sua última atividade, ao fechá-los à noite (ver Salmos 119:147; 5:3; 63:6; 119:62). Davi disse: Eu agradecerei ao Senhor o tempo todo. Minha boca sempre o louvará.” Salmos 34:1

Sábado, 23 de abril de 2016 – ADORAÇÃO COTIDIANA - Colossenses 3:23 (PDF)
Cada atividade pode ser transformada em ato de adoração, quando você a faz para louvar, glorificar e agradar a Deus. A Bíblia diz: Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31
Martinho Lutero disse: “Uma ordenhadora pode tirar o leite das vacas para a glória de Deus”. Como é possível fazer tudo para a glória de Deus? Ao fazer tudo como se estivesse fazendo para Jesus e mantendo uma conversa contínua com ele durante sua atividade. ‘A Bíblia diz: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”’ Colossenses 3:23
Este é o segredo de um estilo de vida em adoração — fazer todas as coisas como se fosse para Jesus. A Bíblia, na paráfrase The Message [A Mensagem], diz: Pegue sua vida diária e comum seu dormir, comer, trabalhar e passear — e ponha diante do Senhor como oferta (Romanos 12:1). O trabalho se torna adoração quando você o dedica a Deus e o realiza consciente de sua presença.

Uma pergunta para meditar: Que tarefa simples eu poderia começar a fazer como se estivesse fazendo diretamente para Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário