domingo, 27 de dezembro de 2015

Devocionais para o período de 27 de dezembro de 2015 a 02 de janeiro de 2016

Domingo, 27 de dezembro de 2015 – TEMPO DE ANO NOVO 2 – Salmos 30:5 (PDF)
— Se este ano foi cheio de tribulação e decepção para você, não se esqueça que o próximo ano será muito melhor, já que um ditado popular diz: “Depois da tempestade vem a bonança.” No Livro dos Salmos, capítulo 30, versículo quinto, diz: “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.” Confie em Deus e tenha fé, porque a fé remove montanhas, e seus obstáculos deste ano serão removidos no próximo ano. A vida é uma caminhada. Enquanto vivemos, estamos no caminho. Só que uns estão no caminho certo e outros no caminho errado. Que seu caminho nesse Ano Novo leve você ao sucesso. A liberdade de escolha que lhe é dada pode levá-lo ao sucesso ou ao fracasso. No Livro de Provérbios, capítulo 22, versículo sexto, está escrito: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” É comum uma pessoa fazer seus propósitos de conquista sempre que começa um Ano Novo. Não basta, muitas vezes, você conquistar algo. É preciso esforço e dedicação para conservar e não perder o que foi conquistado. O Livro de Provérbios, capítulo 18, versículo 19, diz: “É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido, do que conquistar uma fortaleza.” Que você saiba manter suas conquistas nesse Ano Novo.

Segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 – TEMPO DE ANO NOVO 3 – Atos 24:16 (PDF)
— O apóstolo Paulo, em sua defesa diante do Governador Félix disse, conforme podemos ler no Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 24, versículo 16: “Por isso, faço tudo para ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas.” Que nesse Ano Novo você tenha a consciência limpa para não ter que sentir remorsos por atitudes ou palavras que ofendam alguém ou de pecado perante Deus. Muitas pessoas começam o Ano Novo com descanso porque a jornada do ano que terminou foi cansativa. Porém, o Livro do profeta Miquéias, capítulo segundo, versículo 10, diz: “Levantai-vos, e andai, porque não será aqui o vosso descanso...” Nosso descanso é útil para repor as energias gastas e serve, também, para meditarmos se os objetivos escolhidos e os esforços estão aplicados corretamente. No entanto, Ano Novo é momento de reunir forças e ânimo para vencer os desafios diários. A vida é dom de Deus. Por mais que os cientistas tenham pesquisado e se esforçado, até hoje não conseguiram criar a vida. O máximo que conseguem é manipular o DNA ou fazer clonagem a partir de células vivas. Deus permita, nesse Ano Novo, que você tenha o dom da vida plena, aquela vida que Jesus disse no evangelho do apóstolo João, capítulo 10, versículo 10: “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015 – TEMPO DE ANO NOVO 4 – Atos 2:26 (PDF)
Esperança - Que o Ano Novo seja um ano feliz e que nossas esperanças se realizem plenamente. Está escrito no Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo segundo, versículo 26: “Por isso, o meu coração está feliz e as minhas palavras são palavras de alegria; e eu, um ser mortal, vou descansar cheio de esperança.” Essa esperança anima toda pessoa que sabe viver um cristianismo de paz, de amor e de justiça. Igualdade - Nossa constituição diz que as pessoas devem ser julgadas com igualdade. Por isso, você não deve se julgar superior nem inferior a ninguém. Por outro lado, somos iguais diante de Deus. Na Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 15, versículo segundo, está escrito: “Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé.” Não tenha sentimento de superioridade ou de orgulho sobre outras pessoas. Procure entender e ajudar seu próximo. Inconstância - A inconstância é a marca característica das pessoas que não conseguem nada na vida. A vida é ritmo, disciplina, método. A pessoa que tem inconstância não observa nada disso, razão de ficar à margem do caminho que leva ao sucesso. Consta na Carta do apóstolo Tiago, capítulo primeiro, versículos sétimo e oitavo: “Quem é assim, não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que fazer.” Evite a inconstância no próximo ano, e vença seus obstáculos com persistência e determinação.

Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015 – TEMPO DE ANO NOVO 5 – II Pedro 2:7 (PDF)
Insubordinação - A insubordinação leva à punição. Às vezes, a pessoa não é punida de imediato, mas a vida e sua carreira se incumbem de castigar essa pessoa. O apóstolo Pedro escreveu em sua Segunda Carta, capítulo segundo, versículo sétimo: “Deus livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados.” Aquelas pessoas que praticaram a insubordinação foram destruídas pelo fogo nas cidades de Sodoma e de Gomorra. Procure ser justo e obediente, e Deus lhe dará a vitória nesse Ano Novo. Justiça - O Livro de Provérbios, capítulo 21, versículo 21, diz: “Quem é bondoso e direito terá uma vida longa e será tratado com respeito e justiça.” Muitas pessoas se queixam de que sempre são injustiçadas, porém, se esquecem de que a base para serem reconhecidas com justiça está no respeito e na bonda-de. Portanto, comecemos o Ano Novo procurando o que é bom e o que é direito para vivermos com respeito e justiça.

Quinta-feira, 31 de dezembro de 2015 – TEMPO DE ANO NOVO 6 – Salmos 37:5 (PDF)
Liberdade - Você tem liberdade para fazer planos para o ano que se inicia, e lutar por seus objetivos, mas há um limite para sua capacidade de realização dos seus desejos. Avalie, com realismo, o que pretende fazer. Tenha ousadia, requerendo sempre algo maior e mais edificante para você e para a sociedade. Nessa luta confie seus planos nas mãos de Deus como está escrito no Livro dos Salmos, capítulo 37, versículo quinto: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”.
Livre arbítrio - O livre arbítrio é uma expressão muito usada pelos teólogos, especialmente para designar a liberdade que o ser humano tem para escolher. Não há destino e as coisas não estão pré-determinadas. O livre arbítrio é uma concessão de Deus dando ao ser humano total liberdade. O apóstolo Paulo deixa claro quando escreve na Carta aos Gálatas, capítulo sexto, versículo sétimo: “... O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.” Nesse Ano Novo plante boas ações e colha bons resultados.

Sexta-feira, 01 de janeiro de 2016 – ANO NOVO – I Tessalonicenses 5:23 (PDF)
Longevidade - A longevidade só é alcançada se for da vontade de Deus. Para preservar esse dom da vida precisamos conservar perfeitamente o nosso espírito, a alma e o corpo, como escreveu o apóstolo Paulo na Primeira Carta aos Tessalonicenses, capítulo quinto, versículo 23: “Que Deus, que nos dá paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda a mancha para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.”
Mudança - Toda mudança é um desafio e Ano Novo é mudança. Empresas apresentam projetos e programas para o próximo exercício; pessoas fazem planos para mudança de hábito, de emprego e de estratégias para alcançar sucesso. Que essas mudanças que quer realizar estejam dentro dos propósitos de Deus, sem se esquecer da sua oração do Pai-Nosso, conforme lemos no evangelho do apóstolo Mateus, capítulo sexto, versículo 10: “... seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...”

Sábado, 02 de janeiro de 2016 – OPORTUNIDADE – Colossenses 4:5 (PDF)
— Neste Ano Novo, você precisa aproveitar a oportunidade para rever seus projetos. Alguns foram vitoriosos e outros estão em andamento. Os projetos bem sucedidos podem ser melhorados. Os que estão em andamento necessitam da perseverança. Eventuais projetos errados servem de aprendizado. Aproveite a oportunidade para não errar de novo. A segunda parte do versículo quinto, capítulo quarto, carta do apóstolo Paulo aos Colossenses, diz: “Aproveitai as oportunidades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário