sábado, 10 de janeiro de 2026

Devocional do período de 11 a 17 de Janeiro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 11 de Janeiro de 2026 - João 3:29,30 - Que diminua Eu, para que Ele cresça - PDF

"A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua." (João 3, 29-30)

Que nós possamos ser, assim como João Batista foi, instrumentos e voz para que o Evangelho e as boas novas de Jesus Cristo estejam presente em cada vez mais corações e vidas, que Cristo seja visto em nossas vidas, atitudes e palavras.

 

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026 - João 4:13–14 - A Fonte que Não Seca - PDF

“Quem beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4, 13-14)

Jesus encontra uma mulher comum em um lugar comum, um poço. Mas aquele encontro revela uma verdade eterna: somente Cristo pode saciar a sede mais profunda do ser humano. Jesus se apresenta como a fonte inesgotável. A água que Ele oferece não depende de circunstâncias, não acaba com o tempo e não precisa ser buscada repetidamente. Ela brota dentro de nós, trazendo vida, esperança e restauração. Esse versículo nos convida a refletir: de onde temos tirado nossa força? Quando bebemos da água viva, nossa vida deixa de ser marcada pela escassez e passa a transbordar da presença de Deus.


Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026 - João 4, 23 – Adorar - PDF

"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." (João 4, 23)

Já chegou, a hora em que Deus deseja encontrar seus verdadeiros adoradores, aqueles que não dependem do lugar, do momento, da situação do mundo ou da qual se encontra, compreende que o lugar onde se deve adorar a Deus é no coração, se fazendo templo do Espírito, o que não implica em não buscá-lo em templos santos, igrejas, mas se fazer o local adequado para Deus além de tudo isso, ainda que com as suas dores, dificuldades, impurezas, Deus ama e isso importa, estejamos abertos à Ele.

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026- João 4, 35-36 - Semear - PDF

“Eu digo a vocês: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.” (João 4, 35-36)

Nesse versículo João começa a partilhar como eram os dias ao lado de Jesus e aprender com Ele é como deixar com que nos guie pois se ele veio para semear em nossas vidas e em nosso coração, somos livres de qualquer escuridão e se cremos poderemos colher a sua boa nova.

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026 - João 4:39-42 - Crendo na Palavra - PDF

Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa da palavra da mulher que testemunhava: "Ele me disse tudo quanto fiz". Quando os samaritanos chegaram junto dele, pediam-lhe que permanecesse com eles. Ele permaneceu ali dois dias. E foram mais numerosos os que creram por causa da palavra dele, e diziam à mulher: "Já não é pelo que falaste que cremos. Nós mesmos os ouvimos e sabemos que ele é verdadeiramente o Salvador do mundo". (João 4, 39-42)

Como decidimos crer em Jesus? Testemunhos são válidos para que nossa fé seja aguçada, mas estar em contato diretamente com a Palavra alimenta profundamente nosso relacionamento com o Pai. Sempre há tempo de nos ouvirmos nosso Senhor e Salvador.

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026 – Mateus 8, 8 – Fé - PDF

"Respondeu o centurião: ‘Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado’." (Mateus 8, 8)

Centurião era um oficial romano, que não seguia e nem acreditava em nada que o povo judeu vivia, contudo, diante de Jesus e teus feitos, pouco a pouco foi se convertendo. Após testemunhar diversas graças, sinais e o amor que Jesus transbordava, passou a reconhecer sua divindade. Tinha em sua casa um servo adoecido a tempo, tomou em si que o único capaz de o curar era Deus, pois sentiu então a necessidade de encontrar Cristo, colocou-se diante d’Ele e num ato genuíno de fé suplicou pela cura. Jesus ofereceu-se a ir até a casa e o curar, contudo, o oficial, em mais um ato de fé e humildade, declarou não ser digno de ter Deus em tua morada, mas em frente a vontade de d’Ele e Teu poder, a cura realizar-se-ia ainda sem que adentrasse sua casa. Que mais belo e sincero gesto de fé, que possamos da mesma forma, reconhecer nossa necessidade de Cristo, buscá-Lo e confiar na Tua obra, na Tua graça e no Teu amor.

Sábado, 17 de Janeiro de 2026 - João 5, 6-8 - O tempo é d’Ele - PDF

"Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou, tentando entrar, outro chega antes de mim". Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande". (João 5, 6-8)

Muitas vezes, diante das nossas batalhas do dia a dia nos encontramos como esse homem, sofrendo e desamparado, precisando de ajuda. Que nós possamos lembrar sempre que, o nosso socorro vem do Senhor, que Ele está com os ouvidos e coração abertos para nos ouvir e nos restaurar de qualquer que seja nossa dor.

 


sábado, 3 de janeiro de 2026

Devocional do período de 04 a 10 de Janeiro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 04 de Janeiro de 2026 – Salmos 33, 16-22 – O bom Deus - PDF

“Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos.” (Salmo 33, 20-21)

Não há força maior do que a da mão do nosso bom Deus, ao nos guiar, conduzir, se n’Ele está o nosso refúgio, então não há do que temer, nosso coração está no nome do Senhor.

 

Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026 - João 2:5 - Convide Jesus para o seu dia - PDF

“Fazei tudo o que Ele vos disser.” (João 2, 5)

Obedecer a Jesus, mesmo quando não entendemos, abre espaço para o agir de Deus. A água só se tornou vinho depois que as talhas foram cheias. Jesus transforma o comum em extraordinário. Ele não apenas resolve o problema, mas faz algo melhor do que se esperava. Isso nos lembra que Deus não age com escassez, mas com graça abundante.

 

Terça - feira, 06 de Janeiro de 2026 - João 2, 17 - Somos Morada - PDF

"Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome" (João 2, 17)

Jesus chora ao olhar Jerusalém, o que foi feita de sua casa, da casa do seu Pai? É como se sente ao olhar também para nós, moradas de Cristo, onde Ele deveria habitar, e ver que nosso coração está tomado, de impurezas, de iniquidades, de perturbações mundanas, quanta tristeza para o coração de quem ama, ver os seus amados afogados em mágoa, que possamos relembrar que somos morada, casa do Pai, e que o seu Espírito vem nos habitar, preparemos a casa à Ele.

Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026- João 3:15–17 – Ele cuida de nós - PDF

“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.“ (João 3, 15-17)

Se existia dúvida Deus manda o seu Filho amado para que entendamos como é seu amor por nós, para nos salvar e nos mostrar o caminho para seguir, ver, ouvir e seguir é confiar N’Ele é permitir que cuide de nós.

Quinta - feira, 08 de Janeiro de 2026 - João 3:3-5 - Nascer de novo - PDF

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3, 3-5)

O nascer de novo que havia confundido a Nicodemos diz sobre o batismo, mas além de tudo sobre o arrependimento, sobre matar as vontade da carne e viver a vida conforme o que o Pai nos ensinou, como carne somos falhos, pecadores e egoístas, como filhos de Deus somos amor, compaixão, perdão e benevolência."

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026 – João 3, 12 – Atentos na fé - PDF

“Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?” (João 3, 12)

Como somos fracos de fé, nosso bom Deus, em sua misericórdia, nos revelou de pouco em pouco somente aquilo que nos cabe, pois se não fosse assim, não nos alcançaria, ainda somos muito incrédulos e rasos para compreender os mistérios divino, à nós cabe portanto, a fé, que ouçamos com atenção.

Sábado, 10 de Janeiro de 2026 – João 3, 17 – Amor com Propósito - PDF

“Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio d’Ele.” (João 3, 17)

Esse verso nos diz algo importante para levarmos para nossos dias, que Deus enviou Cristo até a terra para oferecer a salvação, Deus nos ama tanto, que sabendo que somos falhos e que pecamos, nos concedeu a graça do perdão através do nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo nós não sendo merecedores de tal presente.