sábado, 12 de abril de 2025

Devocional do período de 13 a 19 de Abril

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 13 de Abril de 2025 – Salmos 22, 25 – Amor sem falhas - PDF

"Porque ele não rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou a sua face, mas o ouviu, quando lhe suplicava." (Salmos 22, 25)

Não somos filhos de um Deus ausente, mas de um Deus de presença, de um amor grandioso e sem falhas, sem faltas, justo e compassivo, mesmo que nós não sejamos capazes de manter os olhos fitos no Senhor, Ele não desvia de nós seu olhar, mesmo que nos falte fé, Ele acredita em nós, refugiemo-nos nesse bom Deus.

 

Segunda-feira, 14 de Abril de 2025 – Lucas 22: 63-71 – A Justiça de Cristo - PDF

"Os homens que estavam detendo Jesus começaram a zombar dele e a bater nele. Cobriamlhe os olhos e diziam: ‘Profetize! Quem foi que bateu em você?’ Então, dirigiamlhe muitas outras palavras de insulto. Ao amanhecer, reuniuse o conselho dos líderes religiosos do povo, tanto os chefes dos sacerdotes quanto os mestres da lei, e Jesus foi levado diante deles. ‘Diga-nos se você é o Cristo’, exigiram. Jesus respondeu: ‘Se eu lhes disser, não crerão em mim e, se eu lhes perguntar, não me responderão. Contudo, de agora em diante o Filho do Homem estará assentado à direita do Poderoso Deus.’ Perguntaram-lhe todos: ‘Então, você é o Filho de Deus?’ ‘Vocês dizem que eu sou’, respondeu ele. Eles disseram: ‘Por que precisamos de mais testemunhas? Ouvimos dos próprios lábios dele." (Lucas 22: 63-71)

Essa passagem reflete a paciência e a firmeza de Jesus diante da humilhação e da injustiça. Mesmo sendo zombado e agredido, Ele permaneceu sereno e fiel à sua missão redentora. Sua resposta aos líderes religiosos revela sua confiança no plano soberano de Deus e sua plena consciência de sua identidade divina. Assim como Jesus suportou a oposição com paciência e proclamou a verdade com coragem, somos chamados a confiar em Deus em meio às adversidades e a viver com fé na certeza de que Ele está no controle de todas as coisas.

 

Terça-feira, 15 de Abril de 2025 - Lucas 23: 9.11 – Amar no silêncio - PDF

"Dirigiu-lhe muitas perguntas, mas Jesus nada respondeu. Herodes, com a sua guarda, tratou-o com desprezo, escarneceu dele, mandou revesti-lo de uma túnica branca e reenviou-o a Pilatos." (Lucas 23, 9.11)

Jesus nada respondeu, em meio as injúrias, em meio as zombarias, aos insultos e mentiras que proclamavam contra Ele, permaneceu calado, não havia mais o que falar, passou a ensinar pelo silêncio, ensinar humildade, ensinar fortaleza, ensinar nosso lugar, nossa pequenez que nos torna grandes, não cabia rebater as dores que sentirá, pois ali só cabia amar, e nada mais lhe preocupava, se doou por amor, que saibamos também amar, no silêncio, na dor, na dificuldade, intensifiquemos o amor.

Quarta-feira, 16 de Abril de 2025 – Lucas 23: 22-25 – Corações endurecidos - PDF

"Pela terceira vez, Pilatos ainda interveio: ‘Mas que mal ele fez, então? Não achei nele nada que mereça a morte; irei, portanto, castigá-lo e, depois, soltarei’. Mas eles instavam, reclamando em altas vozes que fosse crucificado, e os seus clamores recrudesciam. Pilatos pronunciou então a sentença que lhes satisfazia o desejo. Soltou-lhes aquele que eles reclamavam e que havia sido lançado ao cárcere por causa do homicídio e da revolta, e entregou Jesus à vontade deles." (Lucas 23: 22-25)

Como nosso coração é tão endurecido? Como é que nos cegamos tanto em nossas vaidades e fraquezas, de forma que condenamos e machucamos um coração tão puro que somente soube nos amar? O povo O crucificou, os sacerdotes condenaram Jesus e nós, depois de toda a Sua entrega, continuamos escolhendo colocá-Lo na cruz, ao invés de assumirmos a nossa. Cada vez que escolhemos o pecado, cada vez que fraquejamos, cada vez que sedemos aos vícios, ouve-se outro grito “crucifica-o”, pois Jesus entregou-se e se entrega às nossas mãos, todos os dias, para nos salvar e nos redimir, ainda que, por muitas vezes, afundemos ainda mais os pregos em seu corpo. Que possamos mudar nossas ações, abraçar a salvação por completo, tomarmos a nossa cruz e, com Ele, nos entregarmos, pois ao unirmos nossos sofrimentos, uniremos também nossas lutas e nossas vitórias. Ele venceu a morte, também nós venceremos se estivermos ao lado d’Ele, se O amarmos, como Ele tanto nos amou.

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025 – Lucas 23: 26-28 – O Caminho até a Cruz - PDF

"Então os soldados levaram Jesus. No caminho, eles encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, que vinha do campo. Agarraram Simão e o obrigaram a carregar a cruz, seguindo atrás de Jesus. Uma grande multidão o seguia. Nela havia algumas mulheres que choravam e se lamentavam por causa dele. Jesus virou-se para elas e disse: — Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim, mas por vocês e pelos seus filhos!" (Lucas 23: 26-28)

Essa passagem nos conta que Jesus estava carregando a sua cruz e durante o seu trajeto parou para falar com algumas mulheres. Essa passagem nos lembra do peso do sacrifício que Ele estava prestes a fazer pela nossa salvação. Na Páscoa, não celebramos somente a entrega que Jesus fez com a própria vida, mas sim a vitória do filho de Deus perante a morte e o pecado. Assim como Jesus se preocupou com o futuro de Jerusalém, Ele também nos convida a refletir sobre nossas vidas e a necessidade de arrependimento e transformação. A cruz é o caminho para a ressureição, e a Páscoa é a promessa de nova vida em Cristo.

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025 – Lucas 23: 33-36.39-40.42-43 – O amor da Cruz - PDF

"Chegando que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: ‘Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem’. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus. Do mesmo modo, zombavam dele os soldados. Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: ‘Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós’. O outro repreendeu: ‘Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu reino!’. Jesus respondeu-lhe: ‘Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.’ ." (Lucas 23: 33-36.39-40.42-43)

Jesus entregou sua vida a nós, depois de ser humilhado, ser zombado, maltratado, flagelado, depois de ser traído sem ter cometido mal algum. Ainda que tanto O machuquemos, ainda que O preguemos tantas vezes na cruz, por nossos erros, nossos pecados, nossos corações endurecidos, ainda que não O mereçamos, Ele se entrega, Ele nos perdoa, nos redime e nos salva. “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”, que possamos ser como o ladrão crucificado, que o reconheceu, que o glorificou, que se arrependeu e que o amou: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”.

Sábado, 19 de Abril de 2025 – Lucas 23: 52-54 – Sepulcro - PDF

"José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus. Então tirou o corpo da cruz e o enrolou num lençol de linho. Depois o colocou num túmulo cavado na rocha, que nunca havia sido usado. Isso foi na sexta feira, e já estava para começar o sábado." (Lucas 23: 52-54)

Jesus teve um sepultamento digno, pois José de Arimatéia e Nicodemos se uniram para fazê-lo. Enquanto preparavam o corpo de Jesus, sob forte emoção e zelo, fizeram o melhor que podiam nesse ato de homenagem Àquele que havia entrega Sua vida para a salvação de quem Nele crê com Senhor e Salvador.


sexta-feira, 4 de abril de 2025

Devocional do período de 06 a 12 de Abril

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 06 de Abril de 2025 – Salmos 22: 27 e 28 - Tudo Governa - PDF

"Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações." (Salmos 22: 27 e 28)

Confia no Senhor pois Ele governa todas as coisas. Neste capitulo o rei Davi descreve situações que estão contra ele. Mas ele não perdeu a confiança no Senhor, colocou diante d'Ele todo o seu sofrimento e aflições, confiando no senhor de todo o coração. O Senhor cuidou das causas de Davi e pode cuidar das suas, não perca a confiança em Deus e as demais coisas Ele fará.

 

Segunda-feira, 07 de Abril de 2025 - Lucas 13, 6-9 – Paciência - PDF

“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave em redor e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.” (Lucas 13, 6-9)

Essa parábola reflete a paciência de Deus para conosco. Deus é paciente e nos dá tempo para crescer e produzir frutos dignos de arrependimento, mas também há um limite. A misericórdia divina é extensa, mas não é infinita. A figura do vinhateiro, que intercede pela figueira, pode ser vista como uma metáfora para Cristo, que intercede por nós diante de Deus, oferecendo-nos mais tempo, mais oportunidades para nos arrependermos e mudarmos nossas vidas.

 

Terça - feira, 08 de Abril de 2025 - Lucas 22, 27 - Verdadeira grandeza - PDF

"Pois qual é o maior: o que está sentado à mesa ou o que serve? Não é aquele que está sentado à mesa? Todavia, eu estou no meio de vós, como aquele que serve." (Lucas 22, 27)

Jesus nos traz diferentes visões de grandeza, na nossa fragilidade humana, costumamos pensar que ser grande é ter poder sobretudo aquisitivo, ser renomado socialmente, mesmo que através do medo, muito possuir, mesmo que nada ser, eis o que diz Jesus, "Eu estou aqui no meio de vós, como aquele que serve", para mostrar que grandeza está no se fazer pequeno, se fazer humilde, se doar pelo outro, é grande aquele que capacita a grandeza do outro.

Quarta-feira, de 09 Abril de 2025 – Lucas 22: 32–33- Seguir adiante com Cristo! - PDF

"Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto para ir contigo até a prisão e a morte". (Lucas 22: 32–33)

Embora as forças malignas tentem desviar você da sua jornada com Cristo, é Deus quem intercede por nós, protege e nos santifica em meio à nossa dor. E com isso possamos ministrar e fortalecer os outro, na fé.

 

 

 

Quinta-feira, 10 de Abril de 2025 -  Lucas 22: 40-42 – Faça a Sua vontade - PDF

"Quando chegou ao lugar escolhido, Jesus disse: — Orem pedindo que vocês não sejam tentados. Então se afastou a uma distância de mais ou menos trinta metros. Ajoelhou-se e começou a orar, dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres."

O momento em que Jesus suou sangue no Jardim do Getsêmani é um dos mais comoventes e reveladores da história bíblica. Esse episódio não é apenas uma demonstração da intensa agonia física que Ele experimentou, mas também um profundo reflexo de sua batalha espiritual e emocional diante do sacrifício que Ele estava prestes a fazer pela humanidade. Nesse momento Jesus não estava apenas antecipando a dor física da crucificação, mas também enfrentava o peso do pecado de toda a humanidade, e que mesmo assim, por AMOR ele decidiu carregar esse fardo.

Sexta-feira, 11 de Abril de 2025 – Lucas 22: 48 – Sem merecer Ele nos amou - PDF

Jesus perguntou-lhe: “Judas, com um beijo trais o Filho do Homem!” (Lucas 22, 48)

Quão fraco a nossa fé, como somos vendidos facilmente, o mundo nos atrai com riquezas, com ilusões, falsos prazeres, e nos afundando nessas misérias, traímos um coração chagado, entregue de amor por nós, abandonamos aquele que nunca nos deixou, com um beijo Jesus foi traído, com um beijo Ele nos restaura, nos alivia, nos ama, entreguemo-nos todo a este amor.

 

Sábado, 12 de Abril de 2025 - Lucas 22: 59-62 – O medo nos afasta de Deus - PDF

"E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente." (Lucas 22, 59-62)

Pedro queria dar a vida por Jesus, ele estava decidido, mas ainda não estava preparado, não tinha coragem suficiente. E acabou o negando diante das evidências. Mas Jesus o viu, o fitou. Pedro entendeu tudo, ele não amava o quanto pensava, o quanto queria, amava o quanto podia. Como crescer então no amor por Jesus? O que fazer para corresponder à altura? Nosso coração precisa ser preparado por um caminho com Jesus, de tal maneira que já não façamos conta do que somos ou temos por amor a Ele. De tal maneira seremos capazes de permanecer de pé em meios às perseguições, e assim a graça de Deus que preencherá o coração daqueles que já trilham esse caminho de uma vida com Deus, e não somente de expressões e palavras fortes sem um sustendo da graça.


sexta-feira, 28 de março de 2025

Devocional do período de 30 a 05 de Abril

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 30 de Março de 2025 – Salmos 34: 22 – Livramento do Senhor - PDF

"O senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado." (Salmos 34: 22)

Quando a chuva forte vem, para onde você vai? Encontrar uma cobertura, refúgio ou lugar seco. Da mesma forma o Senhor Deus é para nós, podemos nos refugiar n'Ele, para isso temos que nos colocar como servos d'Ele, para nos redimir. Busque servir a Deus de tudo o seu coração que Ele te redimirá.

 

Segunda-feira, 31 de Março de 2025 – Marcos 12: 38-40 – Renunciar o mundo - PDF

"Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes. Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Esses terão um juízo mais rigoroso." (Marcos 12: 38-40)

Àqueles que querem as coisas e riquezas do mundo, o mundo lhes será dado, da mesma forma que àqueles que buscam o Céu, o Céu lhe será aberto. O que a passagem quer nos falar é que existem muitas pessoas no mundo que se dizem melhores por terem status e bens do mundo, por terem títulos e reconhecimento humano; contudo de nada disso vale; afinal, se queremos alcançar o Céu, se queremos entrar para a vida Eterna em Cristo, então devemos viver pelo Céu, viver pela vida Eterna, desapegando-nos e renunciando das coisas do mundo.

 

Terça-feira, 01 de Abril de 2025 - Lucas 21, 2-4 – Dar tudo pelo Tudo - PDF

"Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas, e disse: ‘Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros. Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento’." (Lucas 21, 2-4)

Como é belo a entrega do coração, a quem muito tem é fácil doar o pouco que te sobra, e até mesmo estes muitas vezes não entregam nada, mas esta mulher em questão, doou tudo, e não digo das moedas, mas ali ela depositou sua confiança, seu sustento, tudo o que tinha de mais valor, seu próprio coração, e assim nos pede Jesus, que sejamos corajosos a ponto de entregarmos tudo, nos confiarmos nas mãos d'Ele sem reservas, e assim deixarmos que Ele nos molde e guie nossas vidas.

Quarta-feira, 02 de Abril de 2025 – Lucas 21: 15-18 – Acolhido por Deus! - PDF

"Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça”. (Lucas 21: 15–18)

Esse trecho demonstra que muitos tentarão destruir tudo que é de Deus, mas quando você luta pela causa divina, a bondade prevalecerá. Resista aos ataques e se acabar aqui na terra, nascerá no céu.

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025 – Lucas 21: 26-28 – Persevere na fé - PDF

"Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos." (Lucas 21: 26-28)

Nós estamos vivendo em tempos de progressos rápidos na tecnologia, medicina, e ao mesmo tempo vivendo catástrofes climáticas, guerras e tudo isso nos deixa com dúvidas e questionamentos de como será nosso futuro? Ficamos ansiosos, aflitos, preocupados e até mesmo assustados com o futuro do nosso planeta, da nossa família, mas uma coisa é certa, Jesus Cristo tem olhado por nós e Ele voltará para nos buscar, então que possamos fortalecer nossa fé e crer que Ele tem um plano para nós.

Sexta-feira, 04 de Abril de 2025 – Lucas 21: 34 – Olhos fixos em Deus PDF

"Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso." (Lucas 21: 34)

Que não deixemos as coisas do mundo, nossas preocupações do cotidiano, nos tirar o foco da vida em Cristo, nos tirar do caminhar pelo Céu. Claro, nossa vida demanda atenções, preocupações, decisões, mas cuidemos e vigiemos para que nenhuma delas nos afaste de Deus, a fim de que no dia em que virá, estejamos em pé e com os olhos fixos em Cristo, para alcançarmos a Vida n’Ele.

Sábado, 05 de Abril de 2025 – Lucas 22: 2-6 – Ganância - PDF

"E os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo. Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Ele consentiu e ficou esperando uma oportunidade para lhes entregar Jesus quando a multidão não estivesse presente." (Lucas 22: 2-6)

Que Jesus seria perseguido, era esperado. Mas que um dos doze o traísse por ganância, isso não. Porém, Jesus sabia e, na última ceia, revelou que isso aconteceria sem dizer o seu nome. Judas ganharia dinheiro para entregar Jesus. E assim o fez, tomado pela ganância! Jesus já havia advertido: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 6,24). Corremos o mesmo risco de Judas, de estar com Deus, mas servindo-Lhe pelo dinheiro, pelo sustento que Ele está nos proporcionando ou pelas bênçãos que temos recebido. Um dia, teremos de escolher: O dinheiro ou Jesus, o sustento confortável ou Jesus, as bênçãos ou Jesus. Porque se Ele não quiser mais nos favorecer dessa maneira, deixará de ter nossa confiança e adoração?


quinta-feira, 20 de março de 2025

Devocional do período de 23 a 29 de Março

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 23 de Março de 2025 – Salmos 96: 3 - Fale do Deus poderoso - PDF

"Anunciem a sua gloria entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos" (Salmos 96: 3)

Deus tem feito maravilhas entre nós, Ele nos permite que tenhamos mais um dia, para buscarmos, clamarmos, servi a Ele, fazer o que agrada a Ele. Só por termos um dia de vida, é um motivo de agradecer e falar da sua gloria em nossas vidas.

 

Segunda-feira, 24 de Março de 2025 – Lucas 19:37-40 - A verdade não pode ser silenciada - PDF

"Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam: "Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! " "Paz no céu e glória nas alturas!".  Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: "Mestre, repreende os teus discípulos!" "Eu lhes digo", respondeu ele, "se eles se calarem, as pedras clamarão". (Lucas 19, 37-40)

A resposta de Jesus, que menciona as pedras clamando, sugere que a verdade não pode ser silenciada. Isso implica que a adoração e o reconhecimento de sua autoridade são inevitáveis.

 

Terça - feira, 25 de Março de 2025 - Lucas 19, 41-42 - Tudo por causa de um grande amor - PDF

"Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: "Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz! … Mas não, isso está oculto aos teus olhos"."(Lucas 19, 41-42)

Jesus chorou, o Filho do Homem também chorou, e ainda chora por nós, por nossos pecados, por nossas misérias, pelos teus que se perdem e se afundam em perdição, o choro não é sinal de fragilidade, é sinal de amor, de entrega, afinal Ele, Homem das dores, assumiu nossa culpa, o fardo que deveria pesar sobre nós caiu sobre Ele, para nos dar nova vida, para nos dar paz, mas hoje isso ainda é muito oculto aos nossos olhos, tão pequeno são os nossos sonhos, o nosso almejar, fracos de fé, ainda somos cegos a glória de Deus, sejamos portanto aqueles que choram com Jesus, e que limpam suas lagrimas, por amor, sejamos aqueles que se entregam e confiam plenamente no Senhor mesmo na nossa fragilidade e na nossa cegueira, haverão dias em que não ficará pedra sobre pedra, só restará então, amor.

Quarta-feira, 26 de Março de 2025 – Lucas 20:2-8- Agir com autoridade divina! - PDF

"E falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: Também eu vos farei uma pergunta: Dizei-me pois: O batismo de João era do céu ou dos homens? E eles conversaram entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não crestes?"(Lucas 20: 2 - 8)

Jesus recebeu todo Dom do Pai, não dos homens, assim como o Batismo de João também não vem dos homens, ou seja, você tem autoridade, basta orar e acreditar que tudo vem do Senhor, assim você consegue abençoar e transmitir a bondade de Deus. 

Quinta-feira, 27 de Março de 2025 - Lucas 20: 17-18 - Cristo, a pedra angular - PDF

"A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Todo o que cair sobre esta pedra ficará despedaçado; e sobre quem ela cair, este será esmagado." (Lucas 20: 17-18)

Pedra Angular, em termos arquitetônicos, refere-se a uma pedra que liga duas paredes, quando se trata do contexto divino, temos Jesus, enquanto pedra angular, por ser a base sólida que liga o Céu e a terra. Contudo, nesse versículo, Jesus falava aos doutores da Lei e aos escribas, homens que se diziam lideranças religiosas, mas que não reconheciam Jesus em sua divindade; do contrário, rejeitavam, ultrajavam e confrontavam. Com muita clareza, Jesus nos diz: Sou Eu, o Filho de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida, Sou Eu quem lhe garantirá o Céu, quem lhe ama infinitamente e a quem deve ouvir, contudo, são livres para escolher. Se seguimos a Ele, estamos em busca do Céu, da vida Eterna, se o rejeitamos, estamos caminhando para vida finita, aquela que se acaba. Portanto, reconheçamos e apoiemo-nos na rocha sólida, na Pedra Angular.

Sexta-feira, 28 de Março de 2025 – Lucas 20, 21.24-25 – Escolha - PDF

“E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.  Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César.  Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Lucas 20, 21.24-25)

Aqueles que queriam acusa-lo começaram a conversa dizendo que Jesus fala e ensina retamente, ou seja, que Ele era justo! E o que eles aprenderam foi justamente isto: a justiça! O tributo que era pago a César era como todos os tributos dos soberanos deste mundo: abusivo e injustos, porem tudo sob o livre arbitro, mas na escolha é dar a Deus o que é de Deus o salvará.

Sábado, 29 de Março de 2025 – Tiago 1: 12 - Provações - PDF

"Feliz aquele que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1, 12)

Passamos e ainda passaremos por diversas tentações, e essa tentações não são de Deus, pelo contrário é Ele quem nos dá a força necessária para suportá-las e seguir em frente. Portanto, quando surgir tentações e dificuldades em nossa vida, que possamos manter a nossa Fé em Deus, sabendo que Ele estará conosco.


sexta-feira, 14 de março de 2025

Devocional do período de 16 a 22 de Março

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 16 de Março de 2025 – Salmos 122: 1 – Casa do Altíssimo - PDF

"Alegrei-me com os que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’." (Salmos 122: 1)

Em muitos momentos fazemos ou vamos para um lugar no automático, felizes ou não. Em todo memento de nossa vida vamos ao Senhor na casa d'Ele, o altíssimo nos enchera de sua alegria e não nos faltará nada.

 

Segunda-feira, 17 de Março de 2025 – Levítico 19: 33-34 – Empatia - PDF

"Quando um estrangeiro viver na terra de vocês, não o maltratem. O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês." (Levítico 19: 33-34)

A instrução para amar os estrangeiros como a si mesmos é um chamado à empatia, lembrando ao povo de Israel que eles também foram estrangeiros no Egito. Essa lembrança incentiva a compaixão e a solidariedade.

 

Terça-feira, 18 de Março de 2025 - Mateus 23, 3.11-12 - Santidade não é status - PDF

"Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam [...] Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado". (Mateus 23, 3.11-12)

Devemos ser cautelosos, nossa fraqueza humana é ambiciosa e busca sempre os primeiros lugares para suprir uma carência por atenção, gostamos de ter os olhos do mundo sobre nós, e esquecemos que temos os olhos de Cristo, e isso basta, porém, santo é aquele que se alegra pelo último lugar, que se alegra com o engrandecer do outro, que serve sem buscar ser servido, que é atento aos ensinamentos de Deus e os pratica, por amor e não por vaidade, santidade não é status, é uma missão daqueles que abraçam a sua cruz como Cristo ensinou.

Quarta-feira, 19 de Março de 2025 – Levítico 25: 35-36 – Ajude o teu irmão - PDF

"Se alguém do seu povo empobrecer e não puder sustentar-se, ajudem-no como se faz ao estrangeiro e ao residente temporário, para que possa continuar a viver entre você. Não cobrem dele juro algum, mas temam o seu Deus, para que o seu próximo continue a viver entre vocês." (Levítico 25: 35-36)

Ele nos quer irmãos que nós saibamos cuidar uns dos outros assim quando o outro necessitar sem querer algo em troca ajudaremos sem perguntar o porquê sem julgamentos pois é um ato que Ele tem conosco e Ele quer também a nossa misericórdia.

Quinta-feira, 20 de Março de 2025 – Lucas 18: 31-33 – Anuncio da Paixão de Cristo - PDF

"Em seguida, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes: 'Eis que subimos a Jerusalém. Tudo o que foi escrito pelos profetas a respeito do Filho do Homem será cumprido. Ele será entregue aos pagãos. Hão de escarnecer dele, ultrajá-lo, desprezá-lo; baterão nele com varas e o farão morrer; e ao terceiro dia ressurgirá'." (Lucas 18: 31-33)

O que é a Paixão de Cristo para nós? O que significa a entrega de Jesus na cruz? A que somos chamados, então, ao sermos tanto amados, a ponto de nossas vidas valerem um Deus flagelado e crucificado, se não ao amor, e amor de entrega? Jesus não escondeu que sua missão no mundo era nos salvar e que, para isso, Ele teria de sofrer, Ele teria de se sacrificar; assim como, em nenhum momento Ele nos diz que segui-Lo é sinônimo de sossego, facilidade. Sim, Jesus nos garante a glória, a Vida Eterna testemunhada em sua ressurreição, mas passa por sacrifícios para alcançá-la; sua Paixão é a certeza de nossa Salvação, mas também é um convite para sermos corajosos, para enfrentarmos nossas dores, nossos sacrifícios, para entregarmos nossa vida, assim como Jesus o fez, morrendo para o mundo e vivendo para o Céu. Só conseguiremos alcançar isso, se amarmos e agirmos por amor a Deus.

Sexta-feira, 21 de Março de 2025 – Lucas 9: 3-6 – Pregação - PDF

"E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles". Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte.” (Lucas 9: 3-6)

Jesus reúne os discípulos e os convocam a saírem dois a dois para evangelizar por todos os povos em nome do Criador nosso Deus e assim foi feito a sua vontade de amor, cura e perdão.

Sábado, 22 de Março de 2025 – Lucas 11: 11-13 – Generosidade divina - PDF

"E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11: 11-13)

Essa passagem se inicia com Jesus sendo questionado pelos discípulos sobre como orar, em resposta eles aprendem a oração do Pai Nosso. E Jesus ensina-os também a importância da persistência na oração e da confiança em Deus. E nesse contexto Jesus também compara a atitude de um pai com a atitude de Deus como nosso pai, e isso nos reforça o quanto Deus é um Pai amoroso para nós.

sábado, 8 de março de 2025

Devocional do período de 09 a 15 de Março

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 09 de Março de 2025 – Salmos 131: 2 e 3 - Cuidados do Pai - PDF

"De fato, acalmei e tranquilizei aminha alma. Sou como uma criança recém amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!" (Salmos 131: 2 e 3)

O Senhor é o suficiente para nós, quando deixamos Ele conduzir nossas vidas, ficamos saciados das coisas terrenas, no entregamos com toda nossa confiança e esperança. Assim como o pai ou a mãe não deixa faltar nada para seu filho, assim é o Senhor conosco. Com as correrias do dia a dia, vem o desespero e nervosismo mas Deus vai nos acalmar, aliviar nossa fardo e nos conduzirá as nossas vitórias.

 

Segunda-feira, 10 de Março de 2025 – Salmos 119:105 - Luz do meu caminho - PDF

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119, 105)

A palavra de Deus é uma guia para o caminho, e a fé em Deus nos dá autoridade e poder para cumprir nossa missão na Terra.

 

Terça-feira, 11 de Março de 2025 – Mateus 6, 7-8 - Pai nosso - PDF

"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais." (Mateus 6, 7-8)

Não é a força de nossas palavras, ou o uso abusivo de palavras em vão, é o coração quem deve orar, quem deve falar por nós, por isso muitas das mais belas orações se fazem no silêncio, Ele conhece nosso coração, sabe o que precisamos, sabe o que sentimos, portanto, mais do que encher de palavras vazias as nossas orações, derramemo-nos aos pés de Cristo rasgando nossos corações ao nosso amado.

Quarta-feira, 12 de Março de 2025 – Levítico 9: 22–23 - Trabalhe para a glória do Senhor! - PDF

"Depois que Arão ofereceu todos esses sacrifícios, ele estendeu as mãos sobre o povo, e o abençoou, e então desceu os degraus do altar. Ele e Moisés entraram na Tenda Sagrada; quando saíram para abençoar o povo, a glória do Senhor apareceu a todo o povo". (Levítico 9, 22-23)

Trabalhar para a glória do senhor, significa doar a Deus qualquer coisa que Ele requeira de nós. Exemplo doar seu tempo, bens, terrenos e disposição para levar adiante a Sua obra. Entregue de verdade, tenha um coração quebrantado e haja intencional para que tudo que fizer seja em nome do senhor nosso Deus!

Quinta-feira, 13 de Março de 2025 – Eclesiástico 17: 21-23 - Tempo de conversão - PDF

"Converte-te ao Senhor, abandona os teus pecados. Ora diante dele e diminui as ocasiões de pecado. Volta para o Senhor, afasta-te de tua injustiça, e detesta o que causa horror a Deus." (Eclesiástico 17: 21-23)

O que está nos afastando de Deus? O que é que nos impede de nos entregarmos a Ele? Sejamos humildes para reconhecer tudo aquilo que nos faz perecer, que nos faz errar, que nos faz cair. Nosso primeiro passo para nos aproximarmos mais de Deus é agradando-o de coração e, consequentemente, em ações; e a melhor forma de assim fazer é escolher o amor. Quando escolhemos amar, escolhemos também abandonar o pecado, a raiva, o rancor, a tristeza, o vício, o desrespeito, a grosseria, a avareza, a autossuficiência. Ao escolhermos o amor, escolhemos nos afastar de tudo aquilo que não nos permite amar, que nos tira de Deus e que nos torna injustos; escolhemos, também, aproximar-nos de Jesus, agradando-O; escolhemos a Vida, voltando-nos aos átrios de Deus.

Sexta-feira, 14 de Março de 2025 – Lucas 18 :3-5 – Persevere - PDF

“Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.” (Lucas 18:3-5)

A parábola que Jesus nos conta sobre a viúva, essa mulher insistente que, de dia e de noite, vai à porta do juiz pedir que faça justiça para com ela, é para nós um exemplo de como deve ser a nossa oração: insistente, perseverante e sem desânimo. Assim como a viúva está batendo à porta desse juiz: “Por favor, bata a porta do Senhor.

Sábado, 15 de Março de 2025 – Levítico 19: 2,18 – Amarás o teu próximo - PDF

"Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." (Levítico 19, 2;18)

O livro do levítico nos lembra sobre a santidade, reforçando assim os mandamentos deixados por Deus. E em resumo os mandamentos nos ensinam a amar e respeitar a Deus, e a amar ao próximo, e nesse mandamento, apesar de simples, devemos lembrar que o amor não deve ser somente sentido, mas sim praticado.