sábado, 28 de dezembro de 2024

Devocional do período de 29 a 04 de Janeiro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 29 de Dezembro de 2024 – Salmos 131: 2-3 – Cuidados do Pai - PDF

"De fato, acalmei e tranquilizei aminha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!" (Salmos 131: 2-3)

O Senhor é o suficiente para nós, quando deixamos Ele conduzir nossas vidas, ficamos saciados das coisas terrenas, no entregamos com toda nossa confiança e esperança. Assim como o pai ou a mãe não deixa faltar nada para seu filho, assim é o Senhor conosco. Com as correrias do dia a dia, vem o desespero e nervosismo, mas Deus vai nos acalmar, aliviar nosso fardo e nos conduzirá às nossas vitórias.

 

Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024 – Lucas 2: 36-38 – Reconhecer a presença de Deus em nossa vida - PDF

"Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; tinha vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite. Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém." (Lucas 2: 36-38)

O trecho aponta para a esperança que Ana e outros em Jerusalém tinham em relação à "redenção de Israel". Hoje, essa "redenção" se estende a todos os povos por meio de Cristo. Em um mundo cheio de incertezas, sofrimento e divisões, a reflexão sobre a promessa de redenção e salvação traz uma paz duradoura.

 

Terça - feira, 31 de Dezembro de 2024 - Lucas 2, 48-49 - Encontrar a Cristo - PDF

"Quando seus pais o viram, ficaram muito emocionados. E sua mãe lhe perguntou: “Filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos, cheios de aflição...” Jesus respondeu-lhes: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar naquilo que é de meu Pai?” (Lucas 2, 48-49)

Onde temos procurado por Jesus? Onde temos esperado encontrá-lo? Onde estaria Ele senão naquilo que é de Deus? Nas maravilhas, nas belezas, nos corações, corações daqueles que dizem sim para ser a morada de Deus, corações que se afligem ao estar longe, que se perturbam ao não viver as graças de ser fruto do amor do Pai, deixemos Ele ser a luz, a sabedoria dentro de nós, que possamos hoje mais uma vez encontrar esse Cristo, aprender com Ele, ser renovado por Ele, para que vivamos o próximo ano que vem esta noite, em graça, em santidade, em comunhão com o amor perfeito, o amor de Deus.

Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2024 – Salmos 19: 8-9 – Nossa força vem de Deus - PDF

"Uns põem sua força nos carros, outros, nos cavalos. Nós, porém, a temos em nome do Senhor, nosso Deus. Eles fraquejaram e foram vencidos, mas nós, de pé, continuamos firmes." (Salmos 19: 8-9)

Deus é a nossa força, em todos os momentos e situações. Cientes disso, que esse ano novo, que agora se inicia, possamos nos entregar aos braços de nosso Senhor, busquemos n’Ele nossa força e perseverança, para alcançarmos cada um de nossos objetivos, amando-o e entregando-nos à Ele.

Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2024 – Lucas 3: 2-4,6 – Batismo de arrependimento - PDF

"[...] veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito: ‘[...] Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas [...]. Todo homem verá a salvação de Deus’." (Lucas 3: 2-4,6)

João, precedeu Jesus, preparou o caminho para sua chegada, a estrada de sua caminhada. Mas como se deu esse preparar? A fé encontrava-se enfraquecida, a vida em Deus sofria ataques, proibições e difamações. Diante do medo e fraquezas humanas, desviavam-se do caminho a fim de não serem repudiados e maltratados. Encontraram na vida mundana seus prazeres. Contudo, a cada vez que nós escolhemos o prazer e o erro, afastamo-nos de Deus, cobrimos nossos olhos para ele e afundamo-nos na escuridão dos vícios e do pecado. Para que Jesus pudesse ser visto, para que a humanidade testemunhasse o Verbo encarnado, precisavam estar sensíveis a isso: as graças, distantes do pecado. E foi isso que João fez, mostrou na fé e no amor de Deus a necessidade do arrependimento. A salvação viria, o Messias estava para chegar, mas não o veriam se estivessem tão distantes do Pai. Assim como hoje a salvação já foi concretizada, porém não a alcançaremos, se nos fizermos distantes d’Ele.

Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2024 – Lucas 3: 11 – Caridade - PDF

"Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo." (Lucas 3: 11)

Tudo o que temos e somos, são graças dadas por Deus à nós, portanto não nos pertence. Se o que temos é providência divina, o que nos impede de partilhá-las àqueles que não possuem? Sejamos caridosos, à exemplo do amor de Deus que tanto nos entrega, entreguemo-nos aos outros, também por amor à Ele.

Sábado, 04 de Janeiro de 2024 – Lucas 3: 16 – Batismo - PDF

"Respondeu João a todos, dizendo: 'Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correria das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo'." (Lucas 3: 16)

João Batista batizava as pessoas no Rio e quando perguntado a ele, se era o próprio Messias, ele respondeu que não, mas que viria um depois dele, o que se cumpriu quando Jesus Cristo começou o seu ministério público, junto de seus discípulos, e continua sendo uma realidade para todos os que buscam a sua presença.


sábado, 21 de dezembro de 2024

Devocional do período de 22 a 28 de Dezembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 22 de Dezembro de 2024 – Salmos 127: 3-4 – Herança do Altíssimo - PDF

"Os filhos são como herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude." (Salmos 127: 3-4)

Nós somos herança dos nossos pais, aqui na terra e, também podemos ter nossa herança de Deus aqui na terra. Depende de nós e nossas atitudes para transformar nossa trajetória na terra e adquirir nossa herança. Mas vemos nos dias de hoje, muitos enterraram os talentos/herança, como na parábola dos talentos, o ultimo servo, com medo, enterra o talento. Não fique com medo. Vejam também somos herança de Deus nosso Pai, como herança d'Ele, vamos honrar e louva-lo para que a boa, perfeita e agradável vontade de Deus seja feita em nossa vida, como flechas atingindo o alvo que o Senhor nos tem enviado.

 

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 – 2 Pedro 3: 13-14,18 – Crescer na graça - PDF

"Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. [...]. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. " (2 Pedro 3: 13-14,18)

Crescer na graça significa desenvolver uma compreensão mais profunda da bondade e do favor imerecido de Deus, e viver de acordo com essa graça em todos os aspectos da vida. Já crescer no conhecimento de Cristo envolve não apenas saber mais sobre Ele, mas também ter um relacionamento mais profundo com Ele, compreendendo Sua vontade, Seus ensinamentos e Seu sacrifício.

 

Terça - feira, 24 de Dezembro de 2024 - Mateus 1, 23 - Ele vem! - PDF

"Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco." (Mateus 1, 23)

Ele vem, vem para aquecer nossos corações, nos trazer alegrias, nos renovar em graças e em santidade, nos salvar e santificar, nos redimir de nossos erros, nossos pecados, permitamos que Jesus nesta noite nasça em nossos corações, e que brilhe em nós a sua luz.

Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 – Lucas 2: 1-12 – Nascimento de Jesus - PDF

"Naqueles tempos, apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. [...]. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com sua esposa, Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho [...]. Um anjo do Senhor apareceu-lhes [...] e disse-lhes: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto em uma manjedoura’." (Lucas 2: 1-12)

Eis que a luz brilhou, Cristo chegou, aleluia, glória a Deus.

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024 – Lucas 3: 7-9 – Arrependei-vos - PDF

"Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. ” (Lucas 3: 7-9)

Nesse sermão, João Batista fala para a multidão que de nada adianta nos proclamarmos filhos de Deus se não tivermos obras para mostrar nossa obediência e nosso amor por Deus Pai. Uma fé sem obras é uma fé morta!

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024 – Lucas 2: 21-22 – Humildade - PDF

"Completando-se os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, o qual lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ele nascer. Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor. ” (Lucas 2: 21-22)

Em Lucas 2, encontramos lições atemporais que ecoam até os dias de hoje, iluminando nosso caminho e enchendo nossos corações de esperança e inspiração. O nascimento de Jesus em uma manjedoura humilde nos lembra da simplicidade e humildade que muitas vezes são perdidas em meio à agitação da vida moderna.

Sábado, 28 de Dezembro de 2024 – Tiago 1: 12 – Glória da perseverança - PDF

"Feliz aquele que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1: 12)

Passamos e ainda passaremos por diversas tentações, e essas tentações não são de Deus, pelo contrário é Ele quem nos dá a força necessária para suportá-las e seguir em frente. Portanto, quando surgir tentações e dificuldades em nossa vida, que possamos manter a nossa Fé em Deus, sabendo que Ele está conosco.


sábado, 14 de dezembro de 2024

Devocional do período de 15 a 21 de Dezembro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 15 de Dezembro de 2024 – Salmos 146: 2 – Louvor e agradecimento - PDF

"Louvarei o Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu deus enquanto eu viver." (Salmos 146: 2)

Olhe e veja a oportunidade que Deus tem dado a nós para louva-lo em agradecimento pela vida, não pense em dias ruins, lutas e dificuldades que temos, pare e não olhe para o tamanho da dificuldade, confie em Deus e louve com palavras de elogio e agradecimento.

 

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2024 – 2 Coríntios 13: 3-4 – Cristo vive em nós. - PDF

"Visto que vocês estão exigindo uma prova de que Cristo fala por meu intermédio. Ele não é fraco ao tratar com vocês, mas poderoso entre vocês. Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir vocês." (2 Coríntios 13: 3-4)

Paulo responde a alguns coríntios que estavam duvidando de sua autoridade apostólica e questionando se ele realmente falava em nome de Cristo. Ele faz uma defesa firme de sua missão, afirmando que, embora Cristo tenha se mostrado fraco ao ser crucificado, Ele agora vive pelo poder de Deus, e é esse poder que opera através de Paulo e os outros apóstolos. Esses versículos destacam que, apesar de sua aparente fraqueza ou humildade, a verdadeira força dos apóstolos vem de Cristo e do poder de Deus, que os capacita a cumprir sua missão de servir à igreja. Podemos assim reconhecer o quão pequenos somos, porém Cristo vive em nós e isso basta.

 

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024 - Isaías 66: 18 - Acolher com Amor - PDF

"Virei para reunir os homens de todas as nações e de todas as línguas; todos virão e verão minha glória." (Isaías 66: 18)

Chegará o dia, onde seremos separados, não significa que para Deus há distinção, ao menos não a distinção de cores, raças, status, condição financeira, será feita a distinção apenas daqueles que souberam amar, souberam viver, geraram frutos, reconhecendo seus erros se arrependeram, doaram a vida por amor, muito mais do que com palavras, mas com ações, logo é uma distinção, uma separação que não cabe a nós, afinal só Deus conhece os corações, que saibamos acolher e abraçar a todos como filhos do mesmo Deus, e contemplar a sua glória com amor.

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024 – Êxodo 33: 14- Ele Caminha Conosco! - PDF

“Respondeu o senhor: “eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (Êxodo 33: 14)

Nesta passagem ele nos confirma assim como caminhou com o povo no Egito, ele caminha conosco também e não nos abandona, nenhum instante que sempre a gente permita que ele esteja ao nosso lado e em cada segundo de nossas vidas e quando precisarmos ele nos dará o descanso.

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 – Lucas 1: 13-15 – Fé na promessa - PDF

"Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe." (Lucas 1: 13-15)

Zacarias ouviu direto do anjo Gabriel a promessa de um filho para sua vida, e mesmo assim questionou e duvidou, pois já tinha uma idade avançada. As promessas de Deus para as nossas vidas não têm prazo de validade, devemos ter fé nas palavras do nosso Pai.

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 – Lucas 1: 30-31, 34-35 – Filho de Deus - PDF

"Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. [...] E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." (Lucas 1: 30-31, 34-35)

O anjo Gabriel veio à Maria para anunciar o nascimento de Jesus Cristo. Ele testificou que “para Deus nada será impossível". A resposta fiel de Maria pode ajudar você a aprender a obedecer à vontade do Senhor com maior confiança n’Ele.

Sábado, 21 de Dezembro de 2024 – Salmos 147: 10-11 - Grandes coisas - PDF

"O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos, mas, sim, as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor." (Salmos 147: 10-11)

O que agrada a Deus não são grandes coisas, mas as grandes coisas feitas pelo coração, que muitas vezes são vistas como pequenas aos nossos olhos. Aqueles que acreditam e levam a sua Palavra de Deus, aqueles que honram os teus mandamentos, são de fato grandiosos.

sábado, 7 de dezembro de 2024

Devocional do período de 08 a 14 de Dezembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 08 de Dezembro de 2024 - Salmos 122: 1 - Casa do Altíssimo - PDF

"Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!"" (Salmos 122: 1)

Em muitos momentos fazemos ou vamos para um lugar no automático, felizes ou não. Em todo memento de nossa vida vamos ao Senhor na casa d'Ele, o altíssimo nos enchera de sua alegria e não nos faltará nada.

 

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024 – 2 Coríntios 10: 7 – Relação com Cristo - PDF

"Vocês observam apenas a aparência das coisas. Se alguém está convencido de que pertence a Cristo, deveria considerar novamente consigo mesmo que, assim como ele, nós também pertencemos a Cristo." (2 Coríntios 10: 7)

Nesse momento, o apóstolo Paulo está chamando a atenção dos coríntios para um erro comum: avaliar as pessoas apenas pela aparência externa, sem considerar o coração ou a verdadeira motivação. Ele os e nos desafia a refletirem sobre como está nossa relação com Cristo.

 

Terça - feira, 10 de Dezembro de 2024 - Isaias 64, 4;6 - Quem como Deus? - PDF

"Nenhum ouvido ouviu, olho algum viu outro deus salvar assim aqueles que contam com ele. Todos nós nos tornamos como homens impuros, nossas boas ações são como roupa manchada; como folhas todos nós murchamos, levados por nossos pecados como folhas pelo vento." (Isaias 64, 4;6)

Quem como Deus? não há outro como Ele, somente Ele é Deus todo poderoso, soberano sobre o céu e a terra, o único e verdadeiro Eu Sou, e este que nos salva, nos redime de nossos pecados, nos quer de vestes novas, roupas limpas, afinal estar com Ele, caminhar com Ele, se arrepender verdadeiramente de nossos desagravos, é limpar nossas roupas manchadas um dia pelo pecado, é limpar também as chagas na cruz de Cristo que um dia nós mesmo abrimos, que sejamos estes que limpas as feridas de Jesus, abraçam a cruz mesmo com as dores, e de vestes novas vivamos pelo único e maravilhoso bom Deus.

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024 – Isaías 64: 8 – Ele nos molda! - PDF

"Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos." (Isaías 64: 8)

Deus sabe tudo que se passa em nossa vida, deixar-se cuidar não é uma fraqueza, muito menos despreocupação, mas saber que não estamos sozinhos e que muitas vezes não precisamos resolver as nossas coisas. Deixemos Ele se fazer presente em nos, nos moldar, nos ensinar e nos amar.

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024 – Isaías 65: 8 – Nada está perdido - PDF

"Assim diz o SENHOR: Quando ainda se acha suco num cacho de uvas, os homens dizem: ‘Não o destruam, pois ainda há algo bom’; assim farei em favor dos meus servos; não os destruirei totalmente." (Isaías 65: 8)

Nesse versículo, nós aprendemos a valiosa lição de que o Senhor tem um plano para todos nós, sejamos frutas lindas e cheias de suco, ou frutas com pouco suco, todos nós temos propósito aos olhos do Pai.

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024 – Isaías 65: 25 – Paz - PDF

"O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor." (Isaías 65: 25)

Isaías declara que “eles não farão mal nem dano algum em todo o meu santo Monte”. Isso indica que a injustiça e a opressão serão erradicadas, dando lugar a uma sociedade baseada na retidão e na paz. Além disso, a relação entre os seres humanos e a natureza será completamente transformada.

Sábado, 14 de Dezembro de 2024 – Salmos 112: 6 - 7 - Caminhar com Cristo - PDF

"Quem é correto nuca fracassará e será lembrado para sempre. Ele não tem medo de receber más notícias; a sua fé é forte pois ele confia no SENHOR." (Salmos 112, 6-7)

Andar com Cristo, é saber que ainda que esteja a fazer o que é correto haverá tentações, ainda assim terão momentos de tempestades, momentos desafiadores. Porém, andar com Cristo é andar com Fé, sabendo ainda que difícil seja esse caminhar, o tempo de colher logo virá.


sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Devocional do período de 01 a 07 de Dezembro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 01 de Dezembro de 2024 – Efésios 1: 7-8 – Plano Perfeito - PDF

"Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento." (Efésios 1: 7-8)

Nós somos predestinados a conhecer a Deus, a Jesus Cristo, é como um plano do altíssimo com propósito para nossas vidas. Em todo tempo Deus é bom, Deus é bom o tempo todo, sabendo das nossas dificuldades em vencer o pecado e superar o nosso eu interior, Ele enviou seu filho para morrer e derramar o sangue puro redimindo aos nossos pecados, nos ternando livres de qualquer acusação e nos dando riquezas celestiais. Para isso, todos os dias devemos rejeitar nossos pecados, erros e nos render a Deus a cada amanhecer ou a cada minuto do nosso dia, assim como o corpo tem diversas partes somos assim no propósito d'Ele, cada um com sua habilidade, dons e conhecimento, mas tudo o que realizarmos é para louvor da gloria de DEUS.

 

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024 – Isaías 59: 1-2 – Próximos de Deus - PDF

"Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá." (Isaías 59: 1-2)

Este trecho é uma reflexão sobre como o pecado e a maldade podem criar uma separação entre as pessoas e Deus. Embora Deus seja poderoso e capaz de salvar, a natureza pecaminosa do ser humano impede essa conexão direta com Ele. Esses versículos são frequentemente usados para ilustrar como a injustiça e o pecado distanciam o ser humano da santidade de Deus, e como é necessário o arrependimento para restaurar essa relação.

 

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024 – Isaías 59: 21 – Promessa de Deus - PDF

"Eis minha aliança com eles, diz o Senhor: “Meu espírito que sobre ti repousa, e minhas palavras que coloquei em tua boca não deixarão teus lábios nem os de teus filhos, nem os de seus descendentes, diz o Senhor, desde agora e para sempre. ” (Isaías 59: 21)

É promessa de Deus para nós, Ele não nos abandona, não nos deixa só, o espirito que um dia recebemos, este habitará em nós por toda a vida, basta que recorramos a Ele, e nos deixemos ser guiados e movidos por Ele, a palavra que um dia conhecemos, que é o próprio Cristo, fonte de vida em nós, esta nunca sairá de nossas vidas, desde que nos lembremos dela, dos seus ensinamentos, do seu valor, da sua importância, que jamais deixemos de lado aquilo que Cristo nos deu, e não deixemos que em nossa fragilidade, sintamos desamparo, mágoas, Ele olha por nós e não nos deixará.

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024 – Isaías 60: 1-3 – Ele vem para ser luz! - PDF

"Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do senhor vai nascendo sobre ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a Sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu." (Isaías 60: 1-3)

Esse versículo nos diz que Ele vem, que Ele nascerá entre nós, que vem ao mundo para nos alegrar, para ser luz; pois é Ele o caminho, a verdade e a vida. As nossas aflições não terão poder, se nosso coração estiver aberto para que Deus seja luz.

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024 – Isaías 60: 19-20 – Deus é a nossa luz - PDF

"O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o SENHOR será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória. O seu sol nunca se porá, e a sua lua nunca desaparecerá, porque o SENHOR será a sua luz, para sempre e os seus dias de tristeza terão fim." (Isaías 60: 19-20)

Nesse versículo, o profeta nos assegura que o SENHOR é a nossa luz e que Ele nos guia para todas as situações de nossas vidas.

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024 – Isaías 61: 10-11 – Alegria no Senhor - PDF

"Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça.  Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações." (Isaías 60: 10-11)

Este trecho é um convite para o anúncio do Deus da justiça, da alegria e da salvação, que se mostra nas ações cotidianas que buscam a libertação, especialmente para os sofridos e cativos de nosso mundo.

Sábado, 07 de Dezembro de 2024 – Isaías 62: 6,9 – Glória na perseverança - PDF

"Sobre tuas muralhas, Jerusalém, coloquei vigias; nem de dia nem de noite devem calar-se. Vós, que deveis manter desperta a memória do Senhor, não vos concedais descanso algum [...]. Aqueles que colherem o trigo o comerão louvando ao Senhor; aqueles que vindimarem beberão o vinho no átrio de meu santuário." (Isaías 62: 6,9)

Deus nos dá a certeza constante de que n’Ele seremos glorificados, n’Ele venceremos, n’Ele alcançaremos a felicidade eterna de viver em tua presença no Céu; porém, Ele também é muito claro ao dizer que para segui-Lo devemos tomar a nossa cruz, isto é, devemos assumir nossas lutas, nossas batalhas, devemos ficar atentos e vigilantes, pois a todo momento seremos tentados. Ainda que seja natural de nós seres humanos errarmos, apenas os vigilantes, os perseverantes na Verdade e no Anuncio de Reino, ou seja, somente os que de coração procuram agradar a Deus e servir à Ele, sem se deixar ser tomado pela maldade, esses sim se reunirão no banquete de Jesus, serão agraciados pela vida eterna, pela presença plena de nosso Senhor. Nossa vitória está na perseverança de alcançar à Ele.



sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Devocional do período de 24 a 30 de Novembro

   Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 24 de Novembro de 2024 - Salmos 25: 10 – O caminho de Deus é perfeito - PDF

"Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança." (Salmos 25:10)

Os caminhos de Deus te levam a Ele, por momentos deixamos nos levar e erramos os passos no caminho do Senhor, para vencer essa luta diária devemos lembrar da aliança que Deus fez com o rei Davi; “5 Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele” 2 Samuel 23:5. Assim colocando o nosso prazer em Deus, Ele nos guiara no Caminho.

 

Segunda - feira, 25 de Novembro de 2024 - Isaías 56 1:2 - Caminho da Integridade - PDF

"Assim diz o Senhor. Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão. Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal". (Isaías 56, 1-2)

O texto reflete a um chamado de Deus à justiça e à retidão, destacando a importância da observância do sábado e da integridade moral. Essa passagem faz parte de uma série de orientações dadas ao povo de Israel para que seguissem os caminhos da justiça, esperando a revelação da salvação divina. A mensagem é clara: a salvação está próxima, e aqueles que buscam viver segundo os princípios divinos — praticando a justiça, respeitando os mandamentos e evitando o mal — são considerados bem-aventurados.

 

Terça - feira, 26 de Novembro de 2024 - Lucas 21, 6;9 - Viver pelo Céu - PDF

“Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído. Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”. (Lucas 21, 6;9)

Dias virão, onde tudo como conhecemos já não mais existirá, onde toda a riqueza do mundo perderá seu valor, onde tudo o que foi ajuntado na terra não significará mais, nada, valioso será apenas aquilo que foi feito para se alcançar o céu, logo, o que temos feito para isso? Como temos buscado a vida eterna? Deveríamos ser sedentos pelo paraíso, vigilantes e esperançosos no amor de Deus, se assim vivermos, quando este dia chegar, não devemos ter medo, as tribulações que virão não nos atingirão, as tormentas serão por nós superadas, e lindo será nossa entrada na presença do amado.

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024 – 1Coríntios 14, 26 – Contribuir com a Comunidade - PDF

“Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja”. (1Coríntios 14,26)

Paulo conversa aos coríntios para que, quando se reunissem como igreja, cada um contribuísse com seus dons espirituais para edificação mútua, e com isso a importância de tudo ser feito de forma ordenada e para a edificação da comunidade.

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024 - Isaías 57,14-15 - Compaixão de Deus - PDF

"O Senhor diz: Preparem o caminho, aplanem a estrada, para que o meu povo possa voltar para mim. Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: "Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças."

Deus nos revela que o caminho até Ele precisa ser preparado, mas que Ele está de braços abertos, nos esperando para que possamos morar e estar ao lado d’Ele.

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 – Mateus 25, 34-37 – Perdão e Bênçãos - PDF

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber?”  (Mateus 25, 34-37).

Aqueles que estiverem a direita, representam aqueles que estão com Deus e alimentam a sua fé na mesma direção. Mesmo não fazendo nenhuma destas coisas a quem lhe retribui com amor, o Senhor conhece cada um de nós, nosso coração e nossa vida. Por isso sempre nos abraçará com o perdão e suas bênçãos.

Sábado, 30 de Novembro de 2024 - Caminho de luz -Salmos 119, 105 - PDF

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmos 119, 105)

A palavra de Deus nos guia e nos ilumina. Quando estamos desamparados, e não sabemos por onde ir, é ela que nos sustenta e nos ilumina. É onde muitas vezes encontramos as repostas que procuramos. Que possamos nos alimentar espiritualmente da palavra de Deus e através dela iluminar a quem está ao nosso redor.



sábado, 16 de novembro de 2024

Devocional do período de 17 a 23 de Novembro

   Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 17 de Novembro de 2024 – Salmos 51: 10-12 – Renova-me, Senhor - PDF

"Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer." (Salmos 51: 10-12)

Que somos pecadores e falhos, isso já sabemos, para alcançar o perdão de Deus por nossos pecados, temos que reconhecer onde pecamos, nos arrepender verdadeiramente e confessar para Ele o nosso pecado. Suplicando assim que o auxílio sobrenatural, seja derramado sobre nós. Assim como Davi fez, pediu para que Deus criasse um coração puro novamente, cheio de alegria, espírito estável e obediente, e que possamos transmitir para outras pessoas isto, e que elas voltem para o altíssimo.

 

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024 – 2 Pedro 1: 2-3 – Fé e Virtudes - PDF

"Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor. Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." (2 Pedro 1: 2-3)

A nossa fé, que vem das bênçãos de Deus, deve ser como uma árvore que dá frutos. É necessário que nela se adicione energia e virtude para crescermos, a fim de alcançarmos o Reino dos Céus. Pedro nos ensina que devemos acrescentar à nossa fé virtude, à virtude, conhecimento, ao conhecimento, domínio próprio, ao domínio próprio, perseverança, e à perseverança, piedade. Esses "frutos" da fé não são apenas um reflexo do nosso compromisso com Deus, mas também a maneira como podemos tocar a vida dos outros e ser instrumentos de transformação no mundo.

 

Terça-feira, 19 de Novembro de 2024 – 2 Pedro 1: 18-19 – Esperança na Palavra - PDF

"Essa mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele [Jesus Cristo] no monte santo. Assim demos ainda maior credito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que se desponte o dia e a estrela da manhã se levante em nossos corações." (2 Pedro 1: 18-19)

Toda palavra proferida por um profeta e descrita na bíblia, não veio de fontes humanas, mas sim de inspiração divina, na qual Deus utilizou de homens enquanto ferramenta de intimidade e comunicação com o povo. Para tanto, cada uma dessas palavras, por virem de Deus, nos traz a certeza e a esperança n’Ele. Em dias difíceis, escuros, desafiadores e tribulados, apoiemo-nos na Palavra de Deus, em versículos, em passagens, as quais são conforto e esperança de Deus para nós através de profetas e discípulos.

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024 – 2 Pedro 2: 9-10 – Justiça - PDF

"É porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo." (2 Pedro 2: 9-10)

Nosso Deus é um Deus misericordioso, sabemos disso, àqueles que fazem à Sua vontade, são retribuídos em graça e proteção. Fazer à vontade de Cristo nada mais é do que agir pelo amor, em toda e qualquer ação, agir à serviço do próximo não esperando nada em troca, agir na alegria perante as dificuldades, entregar sua bondade aos amigos e aos inimigos.

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024 – 2 Pedro 2: 20-21 – Responsabilidade Cristã - PDF

"Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro. Melhor fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a Lei santa." (2 Pedro 2: 20-21)

Deus, em Seu imensurável amor por nós, deu-nos liberdade de decidirmos os caminhos e ações de toda a nossa vida. Porém, assim como Ele mesmo nos diz, "tudo posso, mas nem tudo me convém", todas as nossas escolhas boas e mensuradas pelo amor, aproximam-nos de Deus e do Céu. Porém, toda e qualquer ação ruim, perversa, suja, nos afasta daquilo ao qual fomos criados: o amor, a presença real de Cristo. Jesus ainda nos enfatiza: pior do que cometer maldades, é cometê-las ciente das intenções e consequências; nós, enquanto cristões, conhecemos o caminho e a verdade, conhecemos à Jesus Cristo, portanto, toda ação que não pertence à Ele, nos condena e nos distancia da vida eterna. Tomemos nossa responsabilidade de agirmos pelo bem, de construirmos boas obras, por conhecermos o amor de Cristo e por amarmos à Ele.

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 – Mateus 24: 11-14 – Perseverança - PDF

"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações.” (Mateus 24: 11-14)

Jesus sabia que por sua causa haveria confrontos e conflitos, por muitos que não entenderiam o seu evangelho e toda representação do seu amor em vida terrena e que o sofrimento estaria por vir da sua carne, mas aqueles que perseverassem serão salvos.

Sábado, 23 de Novembro de 2024 – Tessalonicenses 5: 16-18 – Orar e agradecer - PDF

"Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus." (Tessalonicenses 5: 16-18)

Deus espera que confiemos n’Ele em todas as situações, e que saibamos agradecê-lo com sabedoria e que possamos estar alegres sabendo do seu amor e cuidado por nós. Em muitos momentos esquecemos de Deus, deixamos a oração para depois e muitas vezes também não vemos as pequenas alegrias que Ele nos dá. Porém, devemos nos lembrar que são exatamente essas ações que nos fortalecem diante das dificuldades.