terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Devocionais para o período de 21 a 27 de janeiro de 2018



Domingo, 21 de janeiro de 2018 - Oração pedindo a proteção de Deus - Salmos 54:6,7 (PDF)
“Ó senhor Deus, de boa vontade eu te oferecerei sacrifícios e te louvarei porque és bom. Tu me livraste de todas as minhas aflições, e eu tenho visto a derrota dos meus inimigos” Salmo 54:6,7.
Quando estamos em apuros, pedimos a ajuda a Deus e somos simples e diretos nas orações, muitas vezes com um simples “Ajuda-me, Senhor”. Deus não vai desprezar a simplicidade e a espontaneidade da nossa oração. Muitas vezes oferecemos sacrifícios voluntários como um sinal de gratidão à Deus e quanto mais formos gratos ao que Deus faz por nós, mais Ele agirá poderosamente em nosso benefício. Seja sempre grato a Deus.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira 22 de janeiro de 2018 - Confiar sempre - Salmos 52:8 (PDF)
Precisamos nos esforçar para confiar em Jesus em todas as áreas de nossa vida. Muitas coisas nos deixam ansiosos e podemos usar esses momentos como oportunidades para amadurecer a confiança em Cristo. Em vez de fugir dos desafios, vamos aceitá-los; podemos perceber e receber milhões de bênçãos escondidas em meio às dificuldades. Se acreditarmos que Cristo é soberano, nossa fé crescerá cada vez mais, e confiaremos n'Ele em qualquer situação. Lamentar por que as coisas não são ou não acontecem do jeito que queremos é desperdiçar energia. Aceitar e crer que Jesus está no controle de tudo nos faz trilhar um caminho mais tranquilo em meio às dificuldades. A fé é como uma equipe na qual podemos confiar enquanto prosseguimos na nossa jornada ao lado do Mestre. Se confiarmos conscientemente no poder de Cristo, essa equipe carregará todo o peso para nós. O Salmista escreveu: "Porém eu sou como uma oliveira verde que cresce perto da casa de Deus; eu confio no seu amor para sempre e sempre" Salmos 52:8.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça Feira 23 de janeiro de 2018 - Os mandamentos de Deus e as Crianças - Deuteronômio 6:5;7 (PDF)
Desde pequenos aprendemos sobre o que é certo e o que errado dentro da sociedade em que estamos inseridos. Um exemplo são as leis de trânsito. É comum as crianças já saberem que avançar o sinal vermelho é errado, que o sinal amarelo é atenção e que o sinal verde é para seguir. Assim como as leis de transito e outras que compõem a nossa sociedade, as leis/mandamentos de Deus devem ser ensinados às crianças desde cedo, com o objetivo de se tornarem seres humildes, amáveis, benevolentes, tolerantes, pacientes, altruístas, respeitosos e que amem o próximo mesmo quando não querem. Essa formação vai acompanha-las durante toda a vida, como está escrito em Provérbios 2:6: “Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele.”  Em Deuteronômio 6, Moisés discorre sobre o maior mandamento: “[...]O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus” Dt. 6:4. Nos versículos seguintes ele completa, “Portanto, amem o Senhor, nosso Deus com todo o coração, com toda a alma, e com toda as forças. [...] e não deixem de ensiná-las [estas palavras] aos seus filhos.  Deuteronômio 6:5;7. Temos um compromisso com os pequenos, através dos nossos comportamentos, mais das nossas ações que das nossas palavras, é que vamos poder ensinar, influenciar e possibilitar aos futuros adultos que façam a diferença, que ajudem, que amem e que espalhem as mesmas sementinhas que foram dadas a eles na infância. O nosso futuro depende do que fazemos agora.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 24 de janeiro de 2017 - Adorar somente a Deus - Deuteronômio 6:13 (PDF)
Deus alertou o povo a não esquecer que somente Ele é a fonte de todas as bênçãos. Nos versículos 10 e 11, o Senhor até prometeu dar aos israelitas casas e lindas cidades, que eles não haviam construído. Ele prometeu ao seu povo muitas bênçãos e a única coisa que pediu foi que obedecesse a sua aliança e não adorasse a nenhum outro deus, a não ser a ele: “Temam o Senhor, seu Deus, sirvam somente a ele [...]” Deuteronômio 6:13.
Baseado na Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018 - O Povo de Deus - Deuteronômio 7:9a (PDF)
Desde a criação do universo Deus faz aliança com seu povo, e aquelas pessoas que se mostravam verdadeiramente tementes a Deus, Ele chamava de “Escolhidos”. Não que os demais povos fossem menosprezados por Deus ou que Ele não os amasse. Mas havia um povo escolhido para ser o exemplo aos demais. Porém, isso sempre deu errado. Então Jesus estabeleceu uma nova aliança que valeria para todos: quem reconhecesse Jesus como Senhor seria o Povo de Deus. Isso já bastaria. E na bíblia está escrito: “Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o ÚNICO DEUS. Ele é fiel e mantém a sua aliança”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 26 de janeiro de 2018 - As Bênçãos da Obediência - Deuteronômio 7:12 (PDF)
Deus deu um conjunto de regras para seguirmos. Não para testar nossa obediência, ou apenas para evidenciar nossas fraquezas. O que ocorre é que, quando não seguimos as regras, nós nos afastamos dele. Deus nunca se afasta de nós; nós é que, fazendo o que não O agrada, deixamos de sentir Sua presença. Mas atenção: quando conseguimos nos manter na presença de Deus seguindo os seus mandamentos, as coisas difíceis não deixam de acontecer. O que muda é a nossa disposição para enfrentar as situações e a intensidade com que elas nos afetam. Assim, ore sempre, para não se afastar da presença de Deus, pois o que acontece agora são só coisas que precisamos superar para aprender e para podermos pôr à prova o que foi aprendido. Só assim seremos merecedores das coisas que Deus prometeu aos que O amam e seguem seus mandamentos. A Bíblia orienta: "Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados" Deuteronômio 7:12.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 27 de janeiro de 2018 - A terra a ser conquistada - Deuteronômio 8:11 (PDF)
“Fiquem sabendo que o Senhor, nosso Deus, os corrige como um pai corrige o filho. Obedeçam, pois, aos seus mandamentos, vivam de acordo com os seus ensinamentos e temam o Senhor, seu Deus.” Deuteronômio 8:5-6.
Depois que o povo saiu do deserto, Moisés estava ensinando alguns direcionamentos para que eles chegassem na Terra Prometida, na terra que o Senhor Deus jurou dar aos seus antepassados. Nessa passagem Moisés recorda tudo que eles passaram durante os 40 dias no deserto falando sobre como Deus estava cuidando deles o tempo todo, até mesmo quando estava os corrigindo, como lemos no versículo 6 “Ele os deixou passar fome e depois lhes deu para comer o maná, uma comida que nem vocês nem os seus antepassados conheciam. Deus fez isso para que soubessem que o ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que o Senhor Deus diz.” Com isso, podemos entender sobre obediência. Se obedecermos a Deus e os seus ensinamentos, evitaremos caminhos mais longos. Ele nos ama e nos abençoará da mesma maneira, mas um Pai se agrada quando o filho é obediente e Seu coração enche de amor. Nunca podemos esquecer: Ele nos ama de qualquer maneira, e independentemente de qualquer coisa sempre seremos filhos.
“Nunca esqueçam o Senhor, nosso Deus, e tenham o cuidado de obedecer aos seus mandamentos e às suas leis, que hoje eu estou dando a vocês” Deuteronômio 8:11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário