quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Devocionais para o período de 22 a 28 de janeiro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)





Domingo, 22 de janeiro de 2017 - Deus protege - Salmos 3:3 (PDF)
Frequentemente nos deparamos com situações que nos afligem emocionalmente, fisicamente e espiritualmente, fazendo-nos tomar várias decisões precipitadas, mas o senhor nosso Deus nos ajuda a ter o discernimento para nos livrar do mal, tendo uma visão mais otimista, encorajadora e de confiança em Deus, como está no livro de Salmos 3:3: "Mas tu, o Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem."
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017 - Julgamento - Lucas 6:39;41 (PDF)
Quantas vezes culpamos os outros por algo que aconteceu em nossas vidas? Infelizmente é comum colocar a culpa no outro. Raramente o problema é nosso, sempre do outro. Não devemos julgar a vida de outra pessoa, não podemos apontar o pecado do outro e sim pedir para Deus tocar o coração, fazendo com que o arrependimento aconteça. Jesus disse em Lucas 6:37: “Não julguem, e vocês não serão julgados, não condenem e não serão condenados.” Nós, cristãos, não devemos esquecer que nossa vida é um evangelho, que deve ser seguido repleto de boas atitudes. Antes de julgarmos alguém ou alguma situação precisamos olhar dentro de nós mesmos e nos perguntar o que nos impede de estender nossas mãos para o próximo antes mesmo de julgá-lo. Como está escrito em Lucas 6:39 e 41: “Jesus disse-lhe a seguinte parábola: ‘Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da trave que está no seu próprio olho?’”
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 24 de janeiro de 2017 - Como anda o seu coração? - Lucas 6:45b (PDF)
Durante a passagem de Jesus na terra, ele sempre se doou a todos que o buscavam. Suas falas cheias de ensinamentos devem sempre nos levar a uma profunda reflexão. Em Lucas 6:43-49, Jesus levanta a questão sobre os frutos que estamos produzindo, fazendo alusão a uma árvore e seus frutos. Ele diz: "A árvore boa não dá frutos ruins, assim como a árvore que não presta não pode dar frutas boas" Lucas 6:43 e no final do Versículo 45 ele termina dizendo: "Pois a boca fala do que o coração está cheio" Lucas 6:45b. Podemos refletir sobre como estamos vivendo a nossa vida. Estamos produzindo bons frutos, ou seja, estamos fazendo coisas boas? Estamos buscando o caminho do Senhor? Qual exemplo estamos deixando para o nosso próximo? Podemos refletir em atitudes, decisões, porém, como a última parte nos alerta, não bastam só atitudes; elas têm que condizer com o que está no nosso coração. Podemos até enganar as pessoas, fazendo coisas boas com o coração querendo o contrário, porém é impossível enganar a Deus. Muitas vezes conseguimos saber como está o nosso coração ouvindo o que falamos para os outros. Será que não estamos murmurando em vez de agradecer o dia que nos foi dado? Será que estamos enchendo-o de rancor em vez de doar perdão? Será que estamos deixando a palavra de Deus penetrar em nossos corações ou estamos só ouvindo? Jesus nos deixou algo muito maior que somente os ensinamentos ele nos deixou o exemplo de um coração completamente dedicado a obra do Senhor e o que ele quer que façamos é sermos seus imitadores. Deixemos os ensinamentos de Cristo transbordar os nossos corações para assim mais pessoas terem acesso a essa maravilha que é estar unido com Cristo Jesus.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2017 – Onde está firmada a sua Fé? - Lucas 7:6b-7 (PDF)
Você já parou para pensar onde a sua Fé está firmada? Em Lucas 7:1-10 encontramos a história de um oficial romano que estava com um empregado doente. O oficial romano não era judeu; entretanto, ele tinha mais fé que os próprios judeus. Ele sabia que, como um subordinado, ele estava debaixo de autoridade. Ele reconhecia que Jesus Cristo era Deus com autoridade espiritual e que tinha poder para fazer seu empregado ficar bom. O oficial romano tinha fé no poder de Deus para curar. No versículo 6 e 7 o oficial manda dizer para Jesus: “Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom”. Ele sabia que bastava somente Jesus dar “uma ordem” da onde ele estivesse e seu empregado ficaria curado. Jesus ficou muito admirado ao saber disso, então ele se dirigiu a multidão e disse: “Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!” Então os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado” (v.9-10). A fé do oficial romano serviu como modelo de um tipo de fé em Deus que realiza milagres, porque ela está fundamentada na fidelidade do próprio Deus com sua Palavra e na sua bondade com aqueles que o servem.
Baseado na Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 – Fé - Lucas 7:16 (PDF)
Aprendemos a viver pela fé quando conhecemos melhor a Deus. Nada é impossível quando se tem fé, quando descansamos na presença do Senhor e quando verdadeiramente deixamos que Ele aja sobre nossas vidas. Isso é uma experiência de fato transformadora, e Cristo que nos transformar e quer cuidar de nós. Porém, precisamos deixar o que temos nas Mãos de Dele.
A bíblia diz: "Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. Um grande profeta se levantou dentre nós, diziam eles. Deus interveio em favor do seu povo." Lucas 7:16.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 – Feliz quem crê em Jesus - Lucas 7:23 (PDF)
Logo após João Batista ser preso por Herodes, ele começa a duvidar de que Jesus era o messias. A sua fé estava abalada e, por estar abalada, João Batista chama dois de seus discípulos e diz para eles irem até Jesus e perguntarem se ele é aquele que ia chegar ou se deveriam esperar por outro. ‘Então eles foram até o lugar onde Jesus estava e disseram: “João Batista nos mandou perguntar o seguinte: o senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro? ”’ Lucas 7:20
Jesus começou a curar muitas pessoas das suas doenças e dos seus sofrimentos, além de expulsar os espíritos malignos. E Jesus, após fazer isso tudo, menciona sobre aqueles que realmente não duvidam que Ele é o nosso Senhor e Salvador, o Rei dos Reis, dizendo “E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!” Lucas 7:23
­= = = = = = = = = = =
Sábado, 28 de janeiro de 2017 - Conselho de Deus - Lucas 7:30 (PDF)
João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas. (http://www.franciscanos.org.br/?p=9243)
Jesus, sendo Filho de Deus, não precisava se sujeitar a qualquer regra humana; ainda assim, fez questão de seguir todas as leis da época. Fez questão, inclusive, se ser batizado por João Batista, que disse que não era digno nem de desamarrar as sandálias daquele que viria para batizar a todos com o Espírito Santo, já que ele batizava apenas com água e vinha para anunciar a vinda do Messias. "Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele" Lucas 7:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário