quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Devocionais para o período de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2016



Domingo, 30 de janeiro de 2016 – AMBIÇÃO – Mateus 6:8 (PDF)
— Devemos ter a ambição de progredir na vida e lutar para realizar nossos desejos. Mas precisamos pedir tudo o que quisermos orando a Deus. Não podemos esquecer que no evangelho do apóstolo Mateus, capítulo sexto, versículo oitavo, está escrito: “Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.” Por outro lado, próprio Jesus disse no evangelho do apóstolo Mateus, capítulo sétimo, versículo sétimo: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.”

Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2016 – AMIGO – Provérbios 17:17 (PDF)
— O Livro de Provérbios, capítulo 17, versículo 17, diz: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” Devemos desculpar nossos amigos em quaisquer circunstâncias. O que caracteriza um amigo é sua fidelidade, respeito, compreensão e constante disposição para auxiliar em tudo, nos momentos alegres e tristes. Você só descobre que uma pessoa é realmente amiga quando precisar dela e ela lhe apoiar e ajudar. Amigos interesseiros não são amigos. Estão apenas explorando sua amizade. Amigo de maus costumes e vícios, também não ajuda ninguém, pelo contrário, desvia a pessoa do bom caminho.

Terça-feira, 02 de fevereiro de 2016 – AMIZADE – Provérbios 16:28 (PDF)
— Diz um ditado popular: “Uma amizade vale mais do que dinheiro no bolso.” Há momentos em nossa vida em que o dinheiro nada resolve. As pessoas amigas podem nos aconselhar e nos apoiar em situações difíceis, especialmente nas questões emocionais, nos relacionamentos pessoais, nas indicações de um emprego e em outras questões mais confidenciais. A amizade no ambiente de trabalho melhora o desempenho da pessoa e impede toda a maldade que advenha da inveja e da intriga. O Livro de Provérbios, capítulo 16, versículo 28, diz: “Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos.” Saber escolher amizades é uma grande virtude.

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016 – AMOR – Provérbios 10:12 (PDF)
— Lemos no Livro de Provérbios, capítulo 10, versículo 12: “O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas.” Se quisermos ter uma vida tranquila, basta abandonar o ódio, a raiva e todo tipo de intrigas que dão origem às discussões e às brigas. Amando nosso próximo, aprendendo a perdoar suas ofensas, garantimos nossa paz e tranquilidade. O amor deveria estar presente em todo e qualquer tipo de relacionamento, não apenas entre pais e filhos. No entanto, é a partir do lar que aprendemos a praticar o amor e o respeito entre pais e filhos. O Quinto Mandamento da Bíblia, no Livro de Êxodo, capítulo 20, versículo 12, diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Por outro lado, lemos na Carta do apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo sexto, versículo quarto: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”

Quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016 – ÂNIMO – Josué 1:9 (PDF)
— Ter um bom ânimo ajuda muito qualquer pessoa. Porque o ânimo traz vontade de lutar, de trabalhar, de estudar, de enfrentar os obstáculos que a vida nos apresenta praticamente todo dia. A Bíblia recomenda, no Livro de Josué, capítulo primeiro, versículo nono: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for.” O Livro de Provérbios, capítulo 27, versículo nono, diz: “Assim como o perfume alegra a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.”

Sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016 – ANIVERSÁRIO – Provérbios 19:23 (PDF)
— É sempre importante lembrarmos da data do aniversário de alguém e tentar dar um presente, telefonema, enviar e-mail ou procurar essa pessoa para dar um abraço carinhoso. Devemos lembrar sempre que Deus é o doador da vida e agradecer pelo aniversário. O Livro de Provérbios, capítulo 19, versículo 23, diz: “Quem teme o Senhor terá uma vida longa, feliz e tranquila.”

Sábado, 06 de fevereiro de 2016 – ANSIEDADE – Mateus 6:34 (PDF)
— A ansiedade tem origem na preocupação por alguma coisa. Pode também significar aflição, agonia, angústia. E nada disso ajuda na solução de um problema, nem elimina a ansiedade ou a preocupação de alguém. No evangelho do apóstolo Mateus, capítulo sexto, versículo 34, está escrito: “Para cada dia bastam as suas dificuldades”; ou “basta a cada dia o seu próprio mal.” O apóstolo Pedro escreveu em sua Primeira Carta, capítulo quinto, versículo sétimo: “Entreguem todas as suas preocupações (ansiedades) a Deus, pois ele cuida de vocês.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário