segunda-feira, 24 de junho de 2019

Devocionais para período de 23 a 29 de junho de 2019

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
  missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 23 de junho de 2019 - Salmos 111: 6-7 – O Senhor é misericordioso (PDF)
“Ao seu povo mostrou a força do seu agir, entregando-lhe a herança das nações. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos todos merecem confiança”. Salmos 111: 6-7. De fato, o nosso Deus é grande e suas obras são incríveis. O grande discernimento (sabedoria) da vida consiste em temer ao Senhor, reconhecer que Ele é Deus, acima de tudo. O Senhor, com sua mão estendida e seu braço forte, livrou seu povo das mãos do Faraó e do domínio do Egito, abriu o Mar Vermelho diante de todos os olhos, sustentou-os durante quarenta anos no deserto, com comida e água, sem serem afligidos por frio ou calor. E assim o Senhor age e continuará agindo pela eternidade, além disso, o Senhor é misericordioso, ele não nos trata de acordo com nossa maldade e dureza de coração, pelo contrário, nos guia pelo caminho da verdade e da justiça. Louvemos a Deus por suas obras de amor.
===============================================
Segunda-feira,24 de junho de 2019 - Provérbios 18:10- Há poder no nome de Jesus. (PDF)
Há poder no nome de Jesus, ao menciona-lo somos certamente surpreendidos, o que pensamos que era impossível pra Deus não é. Este nome jamais perdeu o seu poder. Você pode receber cura por meio deste Nome! Ele está acima de todo nome. Apesar de ser um só Deus, Ele tem tantas dimensões, que a melhor forma de conhecermos um pouco mais de seu caráter santo e imutável é tendo um relacionamento com Ele. Não é tudo que pensamos que devemos fazer em nome de Jesus, muita coisa não convém ao nosso Deus, para evitar que cometamos erros é muito importante conhecer sua vontade por meio da Bíblia Sagrada, que revela a vontade de Deus. "O nome do SENHOR é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança." Provérbios 18:10.
=============================================
Terça-feira, 25 de junho de 2019 - Provérbios 19:20 - Conhecimento e Sabedoria. (PDF)
Qual o conhecimento que estamos buscando ao longo da nossa vida? Atualmente afirma-se que todas as respostas estão dentro de nós mesmos, que basta mudarmos alguns comportamentos, pensamentos, atitudes, conceitos que conseguiremos tudo absolutamente tudo que almejamos. Realmente somos responsáveis por tudo o que acontece em nossa vida sim, porém o cristão sabe que sua vida não depende exclusivamente da sua própria vontade, das suas ações e sim que somos dependentes da vontade e do tempo de Deus. Somos orientados a sermos humildes, convidados a pedir concelhos aos mais experientes, a orar e pedir sabedoria a Deus como Salomão fez, devemos ser humildes e estar prontos a aprender e reconhecer que não somos os donos da verdade e muito menos que tudo sabemos. Em provérbios 19:20 diz “ Ouça os conselhos e esteja pronto a aprender; assim um dia você será sábio. O sábio sabe o que busca e sabe onde encontra o que busca”. Em Eclesiastes 7:12 diz: “A Sabedoria oferece proteção, como faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui. ”
=============================================
Quarta-feira 26 de junho de 2019 - Provérbios 20:19 - Falar demais (PDF)
Quantas palavras falamos por dia? Impossível mensurar exatamente, porém sabemos que são milhares. E a qualidade dessas palavras como será que são? Poder nos comunicar é um presente de Deus, falar alivia estrese, falar demonstra sentimentos, através da fala podemos cantar, louvar, agradecer, pedir, informar, cuidar entre inúmeras coisas que nos faz bem. Porém podemos também através da fala, causar muitos prejuízos, sofrimentos, decepções, mágoas, podemos causar isso para nós e para os que estão ao nosso lado. Será que prestamos atenção no que dizemos, no que falamos para as pessoas, como falamos com as pessoas. Em Provérbios 20:19 diz: “O mexeriqueiro espalha os segredos, por isso fique longe de quem fala demais”, quem somos nesse provérbios? O mexeriqueiro ou a pessoa que deve ficar longe de pessoas assim. Nesse provérbio temos duas lições: 1 não devemos falar, confiar nossos segredos, nossa vida às pessoas que falam demais e também devemos ter o cuidado de não sermos essa pessoa, a pessoa mexeriqueira, aquela que cuida da vida alheia e não agrega nada a vida das pessoas. Somos convidados a ser luz na vida das pessoas e agindo como pessoas fofoqueiras estamos apagando a luz que Deus colocou em nós. Portanto devemos tomar esse conselho para os dois sentidos não sermos mexeriqueiros e não confiarmos em pessoas que falam demais com o propósito de prejudicar os outros.
============================================
Quinta-feira, 27 junho de 2019 -Provérbios 21:30- Deixe autossuficiência. (PDF)
Deus quer cuidar de você e Ele pode fazê-lo de forma muito melhor se você evitar um problema chamado autossuficiência ou independência, que significa cuidar sozinho de si mesmo. Temos o hábito de pensar que os nossos planos serão melhores do que de Jesus, temos tantas influencias para pensar isso, que logo tornarmos isso como verdade para nós. Sabemos também que a vida nos presenteia muito e com todas coisas que ganhamos, nos cercamos nisso e pensamos que tudo está coerente. Em frente vemos os quão enganados fomos, nossa confiança em si mesmo nos afastou de confiar em Deus. É tão bom quando temos a chance de enxergar que podemos mudar nossas atitudes, portanto, entregue-lhe sua vida e veja o que acontece. Garanto que você não ficará desapontado. " A sabedoria, a inteligência e o entendimento das pessoas não são nada na presença do Senhor." Provérbios 21:30
=========================================
Sexta-feira, 28 de junho de 2019 -Provérbios 16:20 - O que prevalece e a vontade de Deus (PDF)
Tudo que decidimos em nossa vida, possui retorno. O que somos, o que fazemos, tudo que decidimos é uma consequência da nossa vida, isso seja bom ou ruim. Mas tudo é permitido por Deus, pois todas as coisas a Ele pertencem. “Os homens jogam os dados sagrados para tirar a sorte, mas quem resolve mesmo é Deus, o SENHOR” Provérbios 16:33. Por esse motivo, vigiai as suas palavras, as suas ações e as coisas que prega aos outros, pois tudo será de sua total responsabilidade. Lembre-se que o Senhor nos deixou seus mandamentos para que possamos estender seu reino aqui na terra e nós seremos cobrados por isso. “Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz” Provérbios 16:20.
========================================
Sábado 29 de junho de 2019 - Provérbios 17:1 - Como está a sua vida? (PDF)
"É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas." Provérbios 17:1.  Essa simples frase resume a nossa vida muitas das vezes. Salomão expressa vários conselhos no livro de provérbios, conselhos no qual se aplicavam naquela época e por incrível que pareça se aplicam nos dias de hoje, pois estamos dando valores nas coisas, naquilo que queremos mostrar aos outros, mas esquecemos de dar valor para aquilo que temos ou que já tivemos, causando assim, amizades esquecidas, relacionamentos em crises, filhos sem atenção, pais deixados de lado, o que torna nossa vida uma vitrine, arrumada para os outros. É bom ter conquistas, dinheiro, cargos altos, objetos de valor, mas não podemos perder a nossa essência, a nossa base e a paz no nosso coração, com base nas decisões que tomamos, pois tudo aquilo que queremos e se estiver de baixo das mãos de Deus, de nada você perderá, só conquistar! Como Salomão mesmo afirma no capítulo 16 do versículo 1 ao 3 "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo."
=========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário