terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Devocionais para o período de 13 a 19 de dezembro de 2015

Clique aqui para Versão em PDF simplificada (Texto completo)


Clique aqui para Versão em PDF simplificada (Só os versículos)

Domingo, 13 de Dezembro de 2015 - TALENTO - Mateus 25:21 (PDF)
— No evangelho do apóstolo Mateus, capítulo 25, versículos 14 a 30, consta a parábola do patrão que deixou dinheiro com seus empregados para que aplicassem segundo “a capacidade de cada um”. Muitas vezes ouvimos falar sobre enterrar os talentos, ou seja, a pessoa não explora seu potencial. Preferiu esconder, “enterrar o talento”, como fez o empregado medroso que foi punido por não ter iniciativa. Teve medo de enfrentar os desafios que a vida oferece. Essa parábola incentiva cada pessoa a aplicar seus talentos ou habilidade se quiser ter sucesso.

Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 - TEMOR - Salmos 111:10 (PDF)
— É bom ter temor de Deus, dos seus ensinamentos e também da justiça, evitando cometer qualquer ato ilícito. Devemos também ter temor de andar com más companhias que podem nos levar ao vício de bebidas, drogas e tudo aquilo que pode desviar a pessoa dos bons costumes. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. O Livro dos Salmos, capítulo 111, versículo 10, diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus...” O Livro de Provérbios, capítulo 10, versículo 27, diz: “Quem teme o Senhor tem vida longa, porém os maus morrem antes do tempo”. A nossa sociedade seria bem melhor se cada pessoa temesse a Deus e procurasse observar seus mandamentos, tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento. Jesus disse no evangelho do apóstolo Mateus, capítulo sétimo, versículo 12: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas.” O Livro dos Salmos, capítulo 111, versículo 10, diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos…”

Terça-feira, 15 de dezembro de 2015 - TEMPO - Eclesiastes 3:1-8 (PDF)
— É muito difícil administrarmos nosso tempo. Pessoas organizadas encontram tempo para tudo, ao contrário das desorganizadas. O Livro de Eclesiastes, capítulo terceiro, versículos primeiro ao oitavo, diz que há tempo para tudo: “nascer e morrer, plantar e arrancar, derrubar e construir, espalhar e ajuntar, ficar triste e se alegrar, abraçar e afastar, procurar e perder, economizar e desperdiçar, rasgar e remendar, ficar calado e falar, amar e odiar, tempo de guerra e tempo de paz”. A palavra de Deus nos alerta para a paciência, pois nosso tempo é diferente do tempo de Deus e estamos sujeitos à vontade dele.

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 - TEMPO DE NATAL - Romanos 3:22 (PDF)
— No dia 25 de dezembro comemoramos o nascimento de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo, e acreditamos que Ele veio nos salvar, por isso de nossa confiança. A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo terceiro, versículo 22, diz: “Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas.” É a partir desse texto inicial que faremos nossas meditações de dezembro, na certeza de que Jesus, O Emanuel (quer dizer “Deus conosco”), continua conosco e assim permanecerá para sempre. A chegada de Jesus, ou seja, sua anunciação está descrita no evangelho do apóstolo Lucas, capítulo primeiro, versículo 28: “O anjo veio e disse: Maria - Que a paz seja com você, Maria!” Versículos 30-31: “- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará a luz um filho e porá nele o nome de Jesus” (Jesus significa: “O Deus Eterno salva”). O evangelho do apóstolo Mateus, capítulo primeiro, versículos 18 a 25, acrescenta: “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel."

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 - TEMPO DE NATAL 2 - Hebreus 12:24 (PDF)
— O nascimento de Jesus, com sua vinda como homem e com seu ministério como filho de Deus, representou a maior aliança jamais feita por Deus com a humanidade. Essa aliança deve também refletir entre nós que fazemos parte do povo de Deus. Na Carta aos Hebreus, capítulo 12, versículo 24, está escrito: “Vocês chegaram até Jesus que fez a nova aliança...” Como resultado dessa aliança, muitos cristãos dedicados se esforçam para o engrandecimento da Associação Cristã de Moços, “Para que todos sejam um”, conforme pede o evangelho do apóstolo João, capítulo 17, versículo 21. “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”. Esse é o verdadeiro amor incondicional conforme está escrito no evangelho do apóstolo João, capítulo terceiro, versículo 16. Antes de enviar Jesus para resgatar a humanidade do pecado, Deus não impôs nenhuma condição. Esse foi o amor incondicional. Que saibamos amar ao próximo sem impor qualquer condição.

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - TEMPO DE NATAL 3 - Salmos 23:6 (PDF)
— A bondade e o amor moveram o coração de Deus para com a humanidade quando decidiu enviar Jesus para nos salvar. No Livro dos Salmos, capítulo 23, versículo sexto, está escrito: “Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida.” Essa bondade sempre esteve presente em todos os atos que Jesus praticou enquanto viveu na forma de Deus e de homem entre nós. Saber comemorar o Natal é reconhecer o verdadeiro motivo da vinda de Jesus há mais de dois mil anos. Acima de tudo, o Natal de Jesus tem um significado espiritual: “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”, como está escrito no evangelho do apóstolo João, capítulo 10, versículo 10. É por isso que devemos comemorar o Natal nas cerimônias religiosas de agradecimento pela vinda de Jesus e não apenas em banquetes, comidas e bebidas. É uma verdadeira arte sabermos compreender as outras pessoas, especialmente aquelas que pensam e agem de formas diferentes do que consideramos corretas. Compreender as pessoas nem sempre significa concordar com o que elas pensam ou fazem. O apóstolo Paulo, na Carta aos Efésios, capítulo terceiro, versículo 18, escreveu: “... para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade.” Foi por compreensão da nossa situação de pecadores que Deus enviou seu filho Jesus para nos livrar e salvar do pecado.

Sábado, 19 de dezembro de 2015 - TEMPO DE NATAL 4 - João 10:11 (PDF)
— Jesus veio trazer a comunhão entre as pessoas que viviam como “ovelhas sem pastor”. O pastor reúne seu rebanho. Por isso, Jesus é chamado de “O Bom Pastor”, conforme está escrito no evangelho do apóstolo João, capítulo 10, versículo 11: “Eu sou o bom pastor”; no versículo 16, diz: “... então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.” No evangelho de Mateus, capítulo 12, versículo 30, Jesus disse: “... e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.” Ter comunhão significa ter união com as pessoas, participar das mesmas ideias, dos mesmos propósitos, como disse Jesus: “quem não ajunta está espalhando.” No Livro dos Salmos, capítulo 32, versículo 10, está escrito: “Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o Senhor, são protegidos pelo seu amor.” Foi por meio do amor de Deus que recebemos entre nós Jesus que veio em forma de homem para nos trazer a esperança e a graça da salvação. Sem essas virtudes, jamais teríamos confiança na proteção de Deus pelo seu amor por nós. Muitas pessoas colocam toda sua confiança nas coisas materiais que, sem dúvida alguma, ajudam muito. Porém, devemos confiar primeiramente em Deus que nos dá vida, saúde e disposição para a luta.