terça-feira, 28 de novembro de 2017

Devocionais para o período de 3 a 9 de dezembro de 2017



Domingo, 3 de dezembro de 2017 - Quem pode ir ao Templo? - Salmos 24:3,4 (PDF)

“Quem pode ir ao Templo? Quem tem o direito de subir o monte do Senhor? Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas” Salmos 24:3,4.

Todos nós falhamos, temos dificuldades e sabemos que não temos as mãos totalmente limpas e o coração completamente puro. Este salmo diz que a pessoa que buscar o Deus de Jacó vai alcançar essa bênção, e para isso temos que entender que Jacó foi um homem complicado, que teve que lutar com o irmão, enganar sua família para herdar a bênção... Ele fez muita coisa na sua vida de maneira errada, mas que teve um encontro com Deus e teve sua vida transformada. Portanto quando nos referimos ao Deus de Jacó estamos falando do Deus que transforma, que perdoa, é o Deus que espera que a pessoa venha até Ele e o peça perdão. Então se desejamos a benção de Deus temos que estar com o coração puro, limpo de mãos, mas também reconhecendo nossas falhas e quando fazemos isso encontramos o Deus de Jacó, que entende nossas fraquezas e se buscarmos reconhecer quem Ele é encontraremos o Deus que nunca nos desampara por causa de nossas fraquezas.

= = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 - Jesus, o caminho - Zacarias 1:3 (PDF)

O profeta Zacarias chamou o povo para que se arrependesse e voltasse para Deus e para os ensinamentos Dele. Zacarias trouxe uma mensagem com uma série de oito visões, que tinham a intenção de corrigir os que estavam errados e asseguras o povo que Deus o amava. Zacarias recebeu essas visões e desafiou todos os cristãos a completar a obra que Deus lhes tinha dado, seja qual fosse, essa obra continua atualmente nós cristãos estamos seguindo o caminho do Senhor? Será que estamos nos arrependendo das coisas que não são do agrado Dele? Pois é isso que Deus espera de seus filhos, que não se afastem Dele, pois Jesus estará sempre conosco. “Portanto, agora eu digo a vocês: Voltem para mim, e eu, o Senhor  Todo – Poderoso, voltarei para vocês” Zacarias 1:3.

= = = = = = = = = = = = = = =

Terça Feira 5 de dezembro de 2017 - Deus está em todos os Lugares - Gênesis 28:15 (PDF)

A presença de Deus é mais importante que tudo que vivenciamos nesse mundo. Sua presença é como um véu luminoso que paira sobre todas as coisas ao nosso redor. Se nos concentramos em Sua presença vamos perceber que ele está nos educando para permanecermos n’Ele em todas as situações, boas e ruins. Quando Jacó fugiu do seu irado irmão, parou para dormir e recostou sua cabeça em um travesseiro de pedra, numa terra que parecia desolada. Mas depois de sonhar com o Paraíso, os anjos e as promessas de Deus, ele acordou e exclamou: “Sem dúvida o Senhor está nesse lugar mas eu não sabia!” Gênesis 28:16. Sua descoberta não serve apenas para ele (Jacó), mas para todos nós que buscamos a Deus. Sempre que se sentir distante de Deus, lembre-se da afirmação de Jacó “Sem dúvida o Senhor está nesse lugar!”, pedindo a Ele que nos dê consciência da Sua presença. Sem dúvidas essa é uma prece que agrada ao Senhor. E ele responderá: “Eu estarei com você e o protegerei em todos ao lugares aonde você for.” Gênesis 28:15.

= = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 – A Menina dos Seus Olhos - Zacarias 2:8,9 (PDF)

Deus fez uma aliança com Israel, a quem ele chama de ‘menina dos meus olhos’. Zacarias profetizou que qualquer um que tocasse em Israel estaria tocando na menina dos seus olhos. O livro de Zacarias está no antigo testamento; essa profecia é antiga, mas o que vemos no dia de hoje? Israel no centro dos conflitos mundiais e muito de seus vizinhos querendo destruí-lo. A estrutura de linguagem utilizada por Zacarias também aponta para um tempo futuro, no caso, o hoje, quando o povo de Deus estará cercado de inimigos, mas protegido por Ele. “Pelo seu poder, o Senhor Todo-Poderoso me mandou entregar a seguinte mensagem às nações que tinham levado embora toda a riqueza do seu povo: - Quem toca no meu povo toca na menina dos meus olhos. Portanto, eu mesmo lutarei contra vocês. E toda a sua riqueza será levada embora por aqueles que antes eram seus prisioneiros. Quando isso acontecer, o povo saberá que o Senhor Todo-Poderoso me enviou” Zacarias 2:8,9.

= = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 - Vamos morar com Jesus - Zacarias 2:10 (PDF)

Buscamos tantos objetivos em nossas vidas, mas dentro de tantos objetivos estamos pensando em viver com Jesus? Quando você ouve falar sobre o Céu, você consegue imaginar que Deus o criou para você? Nós sabemos que Deus criou a Terra para vivermos e termos o nosso sustento, mas como todos nós desviamos de Deus através do pecado, Ele mesmo enviou Seu filho Jesus para morrer em nosso lugar e nos dar uma nova morada com Ele no Céu.

Diante do que Jesus fez por nós, conseguiríamos realmente ter a plena certeza que estamos prontos para morar no céu? São muitas perguntas, porém, são necessárias para nosso entendimento do plano de Deus. Independente do nosso pensamento, creia que Jesus morreu pelos seus pecados e ressuscitou ao terceiro dia, para garantir a sua vida eterna. Este é um presente gratuito de Deus, pois você jamais poderá morar no céu através de suas boas obras, mas somente pela fé. E em Zacarias, diz "O Senhor Deus diz: - ‘Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois eu virei morar com vocês’" Zacarias 2:10.

Referência:https://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/voce-quer-morar-no-ceu

= = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 - Julgamentos - João 7:24 (PDF)

O ser humano, em geral, é muito rápido para julgar. Nossa mente é uma ferramenta de julgamento. E isso não é ruim... É assim que deve ser, por uma questão de sobrevivência. Devemos saber julgar qual alimento está próprio para consumo e qual não está; qual situação oferece risco a nossa vida e qual é segura etc. Mas esse hábito acaba se estendendo a situações em que o julgamento é prejudicial. Por exemplo, atribuir valor às pessoas de acordo com os bens materiais que possuem. Entre os outros animais, ser capaz de julgar pela aparência pode garantir a sobrevivência; entre humanos, faz mais mal do que bem porque, assim como na natureza, é possível aparentar mais do que se é de fato. João recomenda: "Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos" João 7:24.

= = = = = = = = = = = = = = =


Sábado, 9 de dezembro de 2017 - Senhor dos Exércitos - Romanos 8:31 (PDF)
"Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o Senhor: — Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando" Zacarias 4;6.
Nesta Passagem o anjo do Senhor falou para Zorobabel sobre o candelabro de Ouro. Este lugar onde estava o candelabro era um lugar santíssimo, mas Zorobabel não sabia o que era. Novamente o anjo disse no santíssimo lugar que quando conquistamos algo não é pela força e nem pelo poder, mas sim pelo Espírito Santo. Em Romanos 8:31 está escrito: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?"
 

Devocionais para o período de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2017



Domingo, 26 de novembro de 2017 - Deus está conosco - Salmos 46:1 (PDF)

"Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição." Salmos 46:1

Este salmo fala sobre a confiança na palavra de Deus, sobre tudo aquilo que Deus é para nós e o que precisamos que Ele seja. Se estamos com sede, Ele é a água que sacia; se estamos com fome, Ele é o pão que nos sustenta; se estamos caídos, Ele é o Deus que nos levanta; se estamos fracos, Ele é a nossa força e nossa fortaleza; se estamos no deserto; ele é nosso abrigo. Por isso Deus permite que passemos por dificuldades e provações, para que nossas impurezas saiam e no tornemos perfeitos diante dEle. Deus está presente em todos os momentos de nossas vidas, tanto nas horas boas quanto nas horas difíceis Ele está de braços abertos para nos acolher. Ele sempre será tudo o que precisamos. Ele jamais nos abandonará e nos deixará aflitos, basta acreditar no Seu poder divino.

= = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 27 de novembro de 2017 - Jesus voltará - 1 Tessalonicenses 5:11 (PDF)

A Bíblia é bem clara sobre o fato de que Jesus Cristo voltará quando menos esperar. O mundo será pego de surpresa, mas aqueles que creem em Jesus Cristo perceberão a volta de Cristo, mas também viverão suas vidas em prontidão espiritual para isso. Por isso não devemos nos afastar de Deus, pois Seu caminho é luz e Ele jamais irá nos abandonar. “Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora” 1 Tessalonicenses 5:11

= = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira 28 de novembro de 2017 - Esteja sempre alegre - 1 Tessalonicenses 5:16-18 (PDF)

“Estejam sempre alegres. Orem sempre. Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões.” 1 Tess. 5:16-18

A alegria é contagiante. E é a forma como Deus quer que vivamos; em I Tessalonicenses 5:16-18 está escrito: “Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” Isso é o que Deus quer!!! Que vivamos com alegria para podermos ajudar aqueles que estão precisando, inspirar aqueles que possam estar em dificuldades, orar e agradecer por tudo que temos e que vivemos, até mesmos pelas coisas “difíceis” ou “ruins” que possamos vir a passar em nossas vidas!

A alegria e a gratidão devem estar firmadas nos corações de todo cristão; afinal, Jesus quer que sejamos a luz para este mundo “Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” Mateus 5:16.

= = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 29 de novembro de 2017 - Enfrentando Perseguição e Tribulação -  2 Tessalonicenses 1:6-7a (PDF)

Os tessalonicenses foram pacientes e tiveram fé em Cristo durante tempos de perseguição e tribulação. Eles suportaram pressões extremas e aumentaram sua fé e seu amor. Ser um cristão nem sempre é fácil e, às vezes, você terá de enfrentar grandes dificuldades por meio do poder do Espírito Santo. Cristãos na China, Rússia, Irã e outros países têm experimentado o que significa sofrer pelo evangelho. Mesmo em países como os EUA, está se tornando cada vez mais difícil tomar uma posição firme a favor de Cristo publicamente. Entretanto, Deus dá ao seu povo o poder sobrenatural para enfrentar os tempos de perseguição, dificuldade e tribulação. Deus é justo na sua forma de julgar. A Bíblia diz: “Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos” 2 Tessalonicenses 1:6-7a.

Retirado: Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.

= = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 30 de novembro de 2017 - Está chegando a hora - 2 Tessalonicenses 2:8 (PDF)

Aos poucos Deus vai mostrando a sua glória para seu povo e, quando acreditamos nessa glória, defendemos esse amor de Deus. As pessoas começam a nos provocar por sermos Cristãos e, às vezes, podemos ser até ridicularizados por isso. Mas, no meio disso tudo, Ele promete dar o descanso dos nossos sofrimentos, e isto é um alívio para nós. Sabemos que, quando chegar a hora, não iremos sofrer e não teremos mais com que lutar, Jesus estará do nosso lado! E paramos para refletir: o que estamos fazendo para Jesus? Será que estamos prontos para ficar com Ele? Precisamos ser fortes e corajosos, porque a batalha não será fácil. Às vezes o sofrimento parecerá ser esmagador, mas Deus dará forças para vencer todas as provas nesta terra. E a Bíblia diz: "Então o perverso aparecerá, e o Senhor Jesus, quando vier, o matará com um sopro e o destruirá com a sua gloriosa presença." 2 Tessalonicenses 2:8.

= = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 1 de dezembro de 2017 - Salvação pela obra - 2 Tessalonicenses 2:13 (PDF)

Deus quer nossa salvação. Ele nos criou com a capacidade de escolher, que é comumente chamada de livre-arbítrio, para que possamos ser ativos nesse processo. Não devemos apenas esperar a graça de Deus. Precisamos fazer boas escolhas, escolhas que estejam de acordo com os planos de Deus para nossa vida. Para ajudar nessas escolhas, ele nos deu uma ferramenta preciosa: as Sagradas Escrituras. Na Bíblia nós encontramos as recomendações e orientações necessárias, bem como exemplos que ilustram a maneira como devemos conduzir nossas ações para podermos almejar um futuro na presença de Deus, bem como uma vida feliz, já que estaremos seguindo os passos de Jesus Cristo, isto é, sendo cristãos de fato. Viver de acordo com a Palavra de Deus e ajudar a divulgá-la é o que nos possibilita alcançar a paz.

"Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade" 2 Tessalonicenses 2:13.

= = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 2 de dezembro de 2017 - Caminhos de Deus - Salmos 25:4,5 (PDF)

Jesus é o Príncipe da Paz. Como Ele disse para seus discípulos: "Que a paz esteja convosco". Como Ele é seu companheiro constante, a paz dele está sempre com você. Quando você mantém o foco em Jesus, vivencia tanto a Sua presença quanto a Sua Paz. Adore-O como Rei dos Reis, Mestre dos mestres e Príncipe da paz. Você precisa da paz para realizar os propósitos que Deus estabeleceu para a sua vida. Algumas vezes pode se sentir tentado a pegar atalhos para atingir seus objetivos rapidamente mas, se isso exigir que você dê as costas a Deus, escolha o caminho mais longo. Ande ao lado de Jesus pela estrada da paz e aproveite sua jornada em Sua presença. "Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo" Salmos 25:4,5.
Extraído e adaptado do livro "Jesus está ao seu lado", de Sarah Young.