terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Devocionais para o período de 5 a 11 de fevereiro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 5 de fevereiro de 2017 – Bênçãos de Deus - Salmos 16:5,6 (PDF)
Quantas vezes nos sentimos inseguros, sem fazer o que fazer diante de algumas situações? Sem saber para qual caminho seguir? Procuramos soluções por toda parte, mas esquecemos de procurar em Deus! Pois só Ele tem a resposta e a solução para todos os problemas na nossa vida, somente Ele sabe porque temos que passar por essas situações que julgamos difíceis hoje, mas que têm um propósito que só entenderemos no futuro. O Senhor Deus é nosso conselheiro e é Ele quem dirige a nossa vida. O livro de Salmos (16:5,6) diz o seguinte: "Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; Tu diriges a minha vida. Como são boas as bênçãos que me dás!  Como são maravilhosas!"
= = = = = = = = = =
Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017 – Fé – Lucas 8:47 (PDF)
Às vezes, sobrevêm tempestades em nossas vidas que parece que vamos "afundar". Por esse motivo, Jesus Cristo afirma em Lucas " Por acaso vocês não têm fé?" Ele tenta nos ensinar a confiar completamente nele, pois, mesmo quando as coisas ficam tempestuosas, Jesus está no controle. Basta termos fé, assim como a mulher de fluxo de sangue, ao tocar nas barras da veste de Jesus, Ele curou ela de uma forma não intencional. Entretanto a história dela nos ensina que a fé precisa de uma ação. Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo que nos impede de chegar até Jesus.
Jesus sempre está disposto à transformar vidas, basta termos fé. "Então a mulher, vendo que não podia mais ficar escondida, veio, tremendo, e se atirou aos pés de Jesus. E, diante de todos, contou a Jesus por que tinha tocado nele e como havia sido curada na mesma hora. Então Jesus disse: “Minha filha, você sarou porque teve fé! Vá em paz" Lucas 8:47.
= = = = = = = = = =
Terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 – A missão - Jeremias 29:11 (PDF)
Jesus, quando começou o seu ministério (a cumprir a missão que Deus tinha dado a Ele), deu a seus apóstolos a missão de anunciar o Reino de Deus. Em Lucas 9:1-9, lemos que Jesus deus a eles autoridade para expulsar demônios, curar doenças e também recomendações para eles executarem durante a viagem.  Nós também temos nossa missão aqui, porém às vezes não damos tanta importância para ela ou nem sabemos por onde começar, e acabamos por nos perguntar: “Mas qual a minha missão, afinal?” Parece difícil de explicar e, muitas vezes, de entender.  Porém, ao olharmos para a vida de Jesus, notamos que ele era muito obediente e confiava plenamente no que Deus estava fazendo com ele. Ele se entregou à vontade de Deus para fazer o que ninguém faria em seu lugar: morrer uma morte de cruz por nossos pecados. Como vamos saber qual a nossa missão?  Se seguirmos, confiarmos e procurarmos fazer o que a palavra de Deus nos orienta, com certeza Deus nos guiará à nossa missão. Naquela época, os discípulos contavam com a orientação pessoal de Jesus. Hoje temos a sua Palavra para nos guiar e o seu Espírito para nos ajudar, o seu exemplo a seguir e a certeza de que Deus nos criou para um plano muito maior que o que vivemos aqui, como está escrito em Jeremias 29:11: “Só Eu conheço os planos que tenho para vocês; prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando”.
= = = = = = = = = =
Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017 – Provisão - Lucas 9:10-17 (PDF)
Certo dia Jesus estava pregando para mais de cinco mil pessoas, em determinado momento os discípulos vieram a Jesus e alertaram que a multidão passaria fome se continuassem ali. Jesus então diz que eles mesmos deveriam alimentar aquela multidão, porém os discípulos tinham recursos muito limitados, tinham somente cinco pães e dois peixes. No entanto, Jesus Cristo multiplicou milagrosamente os seus recursos, de um jeito que foram capazes de servir um jantar com peixes para mais de cinco mil pessoas.
Hoje, da mesma forma, se nós chegarmos até Deus com nossos recursos limitados, Deus os multiplicará. Precisamos desenvolver um jeito de pensar completamente novo, que seja mais aberto aos milagres e menos limitado por aquilo que é circunstancial. “Então Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus por eles. Depois partiu os pães e os peixes e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda encheram doze cestos com os pedaços que sobraram” Lucas 9:16-17.
Baseado na Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = =
Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017 -  Qual o preço da sua alma? - Lucas 9:25 (PDF)
Jesus Cristo desafiou seus seguidores fazendo a seguinte pergunta: "O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?" Lucas 9:25. As pessoas vendem a sua alma em troca de dinheiro, fama, poder, posição e prazer. Pode até ser que não façam isso conscientemente, mas elas dão as costas a Deus para correr atrás disso. Os seres humanos são seduzidos por coisas como dinheiro e poder. Mas, no fim das contas, o que vai ter de bom em ganhar milhões, alcançar o topo da fama e viver em primeiro lugar, se você não conhecer a Deus?
= = = = = = = = = =
Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 -  Jesus sabia - Lucas 9:31 (PDF)
Imagina só se você pudesse adivinhar o seu futuro, e nele você soubesse que passaria por muitas coisas ruins, até mesmo a morte. Só para ajudar ou salvar alguém. Pois bem, Jesus já sabia o que o esperava em Jerusalém, a morte. Moisés e Elias aparecem a Jesus cercados por um brilho celestial “... falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém” Lucas 9:31.
Através desse fato, o que você pode dizer a seu respeito? Você teria coragem de seguir esse destino de redenção, para até mesmo salvar pessoas que você não gosta? É Jesus não fugiu do seu destino, e mesmo sabendo da consequência foi até o fim por você! O que você tem feito para agradece-lo? Jesus mudou o mundo com o maior dos sacrifícios para ajudar a todos, qual sacrifício você fez ou faz para ajudar o próximo?
= = = = = = = = = =
Sábado, 11 de fevereiro de 2017 - Espírito Mudo e Surdo - Lucas 9:41 (PDF)
Um menino estava possuído por um demônio que o jogava ora no fogo, ora na água. Era um espírito surdo e mudo, segundo as palavras de Jesus. Em vão seus discípulos tentaram expulsá-lo do menino.
Quantas vezes um espírito se move dentro de nós, que é surdo à boa palavra, aos apelos de quem está próximo, nos motivando para uma mudança benéfica? Quantas vezes esse espírito é mudo quando é necessário pedir ajuda, dizer o que nos aflige? Isso acaba provocando muito sofrimento, não só na pessoa que cai, espuma e se debate, mas também nas pessoas que estão ao redor e não conseguem ter uma influência positiva. Nem sempre temos força para fazer as mudanças necessárias; precisamos ter humildade para entregar situações difíceis nas mãos de Jesus. Quando Jesus foi questionado sobre a dificuldade de expulsar esse demônio, ele respondeu: "Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho" Lucas 9:41.