quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Devocionais para o período de 30 de setembro a 6 de outubro de 2018





Domingo, 30 de setembro de 2018 - Deus está comigo - Salmos 56:1 (PDF)
No livro de Salmos, capítulo 56, Davi busca a misericórdia de Deus em meio a maldade de seus inimigos, dizendo: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois estou sendo atacado por inimigos que estão sempre me perseguindo! ” (v.1). Esta frase parece muitas das vezes conosco, quando nos dirigimos a Deus. Se recebermos misericórdia, não precisaremos mais do que isso, para sermos felizes. Podemos fugir para a misericórdia de Deus e nela confiar, quando estamos rodeados de dificuldades e perigos por todos os lados. O salmista decide fazer das promessas de Deus o tema dos seus louvores, e nós temos razões para fazer o mesmo. Assim como não devemos depositar toda a nossa confiança em alguém, quando este está a nosso favor, também não devemos temer alguém quando está contra nós. O pecado dos pecadores jamais será a sua segurança. Se Deus nos livra do pecado, seja por não o praticarmos, seja por sua misericórdia que perdoa, ele livra a nossa alma da morte, pois este é o salário do pecado. O senhor, que começa a boa obra, a concluirá e a aperfeiçoara. Davi espera que Deus o guarde a todo o tempo. Nós devemos enfatizar em todas as nossas decisões e expectativas de libertação, tanto em relação ao pecado como aos problemas, que podemos realizar o melhor trabalho para o senhor. Que possamos servir a Deus sem temor, se o seu poder e graça tem livrado a nossa alma do pecado, nos levará ao céu, para que andemos na presença dele para sempre.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 01 de outubro de 2018 - Promessa - Gálatas 3:9 (PDF)
A promessa de Deus foi feita para Abraão e para sua descendência, que é Jesus Cristo. A promessa não foi para todos os descendentes de Abraão, mas para todos aqueles que pela fé creem na obra de Cristo que nos faz receber as bênçãos prometidas a Abraão. Deus cumpre com o que promete para seus filhos. “Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que creem são abençoados como ele foi” (Gálatas 3:9).
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - Amar sem diferenciar - Gálatas 3:26;28 (PDF)
Há uma frase que circula nas redes sociais que diz " Éramos todos seres humanos até que a raça nos desligou, a religião nos separou, a política nos dividiu e o dinheiro nos classificou" autor desconhecido. Infelizmente essa frase descreve o que vivemos nos tempos atuais; preconceitos que geram ódio, que ferem, que manipulam e que matam. Totalmente contra aquilo pelo qual Jesus viveu - morreu - ressuscitou. Ele veio para nos dar a segunda chance que não merecemos, ele veio para nos unir, mostrou que todos juntos podemos ser muito melhores e felizes que separados. Que nós, completamos uns aos outros com a nossa vida, que os menos favorecidos são tão importantes quanto as pessoas que lideram, que governam; mostrou que o amor, somente o amor, pode nos transformar e morreu mostrando isso.  A sua ressurreição nos mostra que há uma vida além dessa e que se estivermos ao lado dele, o conhecermos e fazermos aquilo que Ele nos deixou como exemplos, teremos parte nessa glória. Ninguém é melhor que ninguém e não temos o direito de acharmos que somos; devemos ser humildes e respeitar o nosso próximo e assim buscar a vida que Cristo tem para nós.  "Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus [...] Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus" (Gálatas 3:26;28).
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 03 de outubro de 2018 – Deus é o nosso papai - Gálatas 4:6-7 (PDF)
O Deus, o Deus real, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é completamente diferente de outros deuses ou invenções pagas. Isso porque Deus é Deus pessoal. Deus cuida de nós e nos prepara, assim como um pai cuida dos seus filhos e no momento certo, o filho recebe o que precisa. Deus nos enviou seu Filho Jesus para que não vivêssemos mais na escravidão do pecado: “E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: ‘Pai, meu Pai’. Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos” (Gálatas 4:6-7).
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - Conhecer a Deus - Gálatas 4:9a (PDF)
Você sabia que Deus tem absoluto conhecimento do que está acontecendo na vida de cada indivíduo? Ele está interessado em cada detalhe de nossas vidas. Ao perceber que Deus sabe tudo sobre todos (inclusive você), isso pode ser assustador ou animador. Se sua vida não está bem com Deus, então o fato de Deus lhe conhecer completamente pode ser assustador. Mas se sua vida está bem com Deus, então saber que Ele é consciente do que acontece com você, é um pensamento reconfortante. Em qual posição queremos estar? Que possamos ser dependentes d’Ele e que sua graça possa ser fonte inesgotável. Em Gálatas 4:9a diz: "Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? (...)".
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - Aliança e Liberdade - Gálatas 4:31 (PDF)
Na Bíblia fala-se bastante da aliança de Deus e Abraão. Uma aliança é um acordo solene entre duas pessoas. É como um contrato e cumprir sua parte é uma questão de honra. Podemos encontrar muitas situações que colocaram à prova essa aliança entre Deus e Abraão; uma delas foi a liberdade que Abraão teve que dar para seu filho mais velho, pois ele não era o filho da promessa. De acordo com gálatas 4:30: "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre".  A liberdade é um dos atributos ou valores mais apreciados pelo ser humano. Para alcançar a liberdade já foram feitas manifestações e revoluções, foram travadas guerras, e muito sangue já foi derramado. Mas a verdadeira liberdade é oferecida com amor. A palavra de Deus afirma que se o Filho nos libertar, seremos verdadeiramente livres. Diferentemente do filho mais velho de Abraão, nós já nascemos livres: “Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre” (Gálatas 4:31).
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 06 de outubro de 2018 - Liberdade ou prisão? - Gálatas 5:13 (PDF)
Na história Jesus morreu por nós, levando nossos pecados, aflições, nos dando alegria e liberdade de sermos livres para seguirmos a nossa vida, mas Ele pede que sejamos firmes como pessoas livres e não escravos do pecado. Por exemplo, vamos em uma loja, compramos um celular e parcelamos em dez vezes no cartão; mas chegando as duas últimas parcelas deixamos de pagar essas parcelas, essa cobrança é como uma prisão que tira nossa liberdade de comprar outras coisas e ainda podendo cobrar juros do tempo que não pagamos. Outro exemplo é a mentira, por muitas vezes infelizmente, contamos mentiras e isso nos faz contar outras mentiras; assim ficamos escravos das mentiras e por essas e outras situações nós não somos livres. Não podemos deixar que a nossa natureza de pecadores sobressaia a nossa liberdade, conforme gálatas 5:13 diz: "Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros".