sábado, 31 de março de 2018

Devocionais para o período de 1 a 7 de abril de 2018





Domingo, 1 de abril de 2018 - O túmulo vazio - João 20:1,2 (PDF)
Se Cristo não desse a sua vida para a nossa salvação e não ressuscitasse, não teria se tornado um dia de glória, a sua oferta.
"Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse: ‘Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!’", (v.1,2). O fato de seu corpo ter desaparecido foi uma grande prova para Maria. As pessoas mais frágeis, costumam tomar como motivo de lamento exatamente aquilo que é um fundamento justo de esperança, é um motivo de alegria. Faz sentido que aqueles que são mais honrados do que outros, como os discípulos de Deus, sejam mais ativos do que outros nos deveres que são de responsabilidade dos discípulos e estejam mais dispostos a aceitar sofrer dores e correr riscos em uma boa obra. Devemos fazer o melhor que pudermos, sem invejar aqueles que são capazes de fazer ainda melhor, nem desprezar aqueles que fazem o melhor que podem, mas ainda ficam para trás de nós.
O discípulo a quem Jesus amava de maneira especial, e que amava de maneira especial a Jesus, chegou primeiro. O amor de Cristo fará com que abundemos em todo dever, mais do que em qualquer outra coisa. Aquele que ficou para trás foi Pedro, que havia negado a Cristo. O sentimento de culpa torna-se um obstáculo para nós no serviço a Deus, mas devemos ser firmes no nosso objetivo para com ele, "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" João 3:16. Deus é maravilhoso, e não quer que fiquemos longe dele, pois ele nos criou, e por isso nos guarda e nos guia, para que a cada dia fiquemos mais perto dele.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 2 de abril de 2018 - Ressurreição de Cristo - João 20:17 (PDF)
Depois do corpo de Jesus ter sido colocado em um túmulo, selado com uma pedra enorme e guardado por soldados romanos, ele ressuscitou dos mortos. O anjo anunciou “Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: Ele foi ressuscitado” Mateus 28:7. Esse é o acontecimento mais profundo da história humana: a ressurreição de Jesus provou que ele é Deus. A ressurreição de Jesus Cristo é a prova definitiva para saber se o Cristianismo é verdadeiro ou não. A ressurreição de Jesus dentre os mortos faz dele a pessoa mais extraordinária da história humana de forma absoluta. É a maneira de Deus gritar para todos: “Eu estou vivo”! “Jesus disse – ‘não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles’” João 20:17.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 3 de abril de 2018 - Que a Paz esteja com vocês! - João 20:21 (PDF)
Jesus pronuncia sempre essas palavras pois ele é a paz e sempre estará conosco. Após a crucificação, a angústia, o medo e a insegurança tomavam conta dos discípulos e das pessoas que criam em Cristo. Porém, ele é o Senhor da paz e não iria deixar esses sentimentos tomando conta dos seus; então ele aparece para mostrar que ele venceu a morte, que a morte não tem domínio sobre ele e nem sobre aqueles que ele ama (nós). Ele em sua infinita misericórdia e bondade, acalma os seus discípulos, mostra suas feridas e diz: “Que a paz esteja com vocês! Assim como o pai me enviou, eu também envio vocês” João 20:21. Ele nos deixa a sua paz e a missão deixada aos discípulos cabe a nós até hoje. Podemos todos os dias distribuir esse amor, podemos todos os dias levar às pessoas esse amor infinito, podemos perdoar e, através do nosso exemplo, estimular as pessoas a perdoarem também. Devemos lutar pela paz que Jesus nos deixou, pela paz que Deus nos dá. Há muitas coisas que podemos fazer para o próximo, e uma delas é ser paz na vida das pessoas. “Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos” Mateus 5:9.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 4 de abril de 2018 - Fé - João 20:29 (PDF)
Depois de ressuscitar dos mortos, Jesus apareceu aos seus discípulos. Tomé, entretanto, não estava nessa aparição e não creu. Quando Jesus apareceu novamente, Tomé ficou admirado. Jesus, entretanto, o advertiu: “Você creu porque me viu? - disse Jesus - Felizes são os que não viram mas, assim mesmo, creram!” João 20:29. Portanto, exercite sua fé diariamente, pois nós cremos sem ter visto!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 5 de abril de 2018 - Acreditar! - Salmo 27:14 (PDF)
Às vezes o que nos falta é o ato de acreditar que vai dar certo, sempre temos uma certa desconfiança que nos atrai a pensar em coisas que nos afastam do Senhor. Se Ele prometeu algo para nós, certamente Ele vai cumprir e a escolha vai ser nossa. No meio da sua luta, vença o medo do fracasso e da derrota com a decisão de confiar, pondo os olhos e o foco nEle e não na ameaça do desafio que você enfrenta*. Portanto, deixe os seus sentimentos em segundo plano. Muitos que se deixam guiar por eles acabam muito mal porque vivem em uma “gangorra de emoções”, mas Deus escolheu você para terminar muito bem! A tempestade pode ser forte e violenta, mas a Rocha que sustenta a sua vida é intransponível. Mesmo que os ventos sejam perturbadores, o Deus Todo-Poderoso pode cessá-los imediatamente. Escolha acreditar nesse Deus! No Salmo 27, versículo 14, está escrito: "Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR."
(*)http://www.mpbdeus.com.br/decida-confiar/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 6 de abril de 2018 - Cuide do Rebanho - João 21:15 (PDF)
“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes?’ Disse ele: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Disse Jesus: ‘Cuide dos meus cordeiros’” João 21:15. Jesus passou uma incumbência de muita responsabilidade para Pedro: cuidar do seu rebanho. Por que? Porque ele era o mais apto? Não. Poucos versículos depois de declará-lo a pedra sobre a qual edificaria a igreja, chamou-o de pedra de tropeço e até mesmo de "Satanás"! Também sabemos que Pedro não era "o discípulo que Jesus amava". Então, o que ele tinha de especial? Talvez, nada! E talvez essa seja a grande mensagem do trecho que está em João 21:15-19. Cada pessoa que se diz Cristã tem o dever de cuidar do rebanho de Jesus. É consequência de amar o próximo como a si mesmo. Do mesmo modo que não faz sentido dizermos que amamos uma pessoa e não cuidarmos do que é importante para ela, não faz sentido sermos cristãos sem cuidarmos uns dos outros.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 7 de Abril de 2018 - Heróis da Fé - Hebreus 11:3 (PDF)
Quando lemos esta passagem, vemos muitos homens que são chamados heróis da fé, por suas atitudes aqui nesta terra. Nessa mensagem, Deus nos revela que todos estes homens tinham fé em Deus e criam que aconteceria tudo na vida deles, como está em Hebreus 11:1: "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver". Esses homens nos ensinaram que sem este instrumento "FÉ" não podemos viver e nem acreditar que Jesus Cristo nos salvou por amor a nossas vidas, assim não podemos amar uns aos outros, e também como diz em Hebreus 11:6 "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor". Mas não fiquem abalados, pois temos plena consciência que temos FÉ pois em Hebreus 11:3 está escrito: "É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê", e também temos o amor de Cristo pois não vemos, mas sentimos e temos as atitudes do amor Dele.