quarta-feira, 12 de julho de 2017

Devocionais para o período de 16 a 22 de julho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 16 de julho de 2017 - Confie em Deus - Salmo 147:11 (PDF)
A autocomiseração é um poço profundo e lamacento. Quando você cai nele, tende a se afundar cada vez mais. Ao deslizar pelas paredes escorregadias, segue diretamente para a depressão, onde a treva é total. Sua única esperança é olhar para cima e ver a luz da presença de Deus brilhando sobre você. Por mais que a luz pareça fraca vista do fundo do poço, seus raios de esperança podem alcança-lo em qualquer lugar. Quando você confia em Deus, eleva-se lentamente desse abismo de desespero. Pode se esticar e segurar a mão dEle. Ele o trará de volta para a luz. Com cuidado, Deus o purificará, tirando o lodo do seu corpo. Ele o cobrirá com Sua virtude e caminhará ao seu lado pela estrada da vida. A Bíblia diz que “o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam a esperança no seu amor leal” Salmo 147:11.
Extraído e adaptado do livro "Jesus está ao seu lado", de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 17 de julho de 2017 - Humildade - Lucas 9:48 (PDF)
Na época de Jesus podíamos ver claramente o ciúme, a inveja e o despeito dos fariseus porque Jesus estava mostrando o lado de Deus, um lado que eles não conseguiam enxergar. Eles não enxergavam mais o amor, e julgavam todos debaixo de uma lei rígida e sem amor nenhum. Em Mateus 18 os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no Reino de Céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde, assim como uma criança.  E nos dias de hoje? Será que mudou alguma coisa? Existe um espírito de competitividade nos seres humanos, do egoísmo, do egocentrismo, seja no trabalho, estudo, família, sempre um quer ser melhor do outro, precisamos agir humildemente assim como Jesus foi, devemos resgatar em nossos corações a pureza de uma criança. Porque quando Jesus usou uma criança como exemplo, o que ele quis dizer é que o nosso coração deve ser como o de uma criança, um coração humilde. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante” Lucas 9: 48.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 18 de julho de 2017 - Coragem e ousadia - João 16:33 (PDF)
Durante a nossa vida, nos deparamos com situações que exigem coragem e ousadia para fazer o que é certo, para fazer a vontade de Deus, para falar de Cristo etc. Os apóstolos sofriam perseguições o tempo todo. Sempre que chegavam em uma cidade para falar do evangelho, eles precisavam de coragem e muita ousadia, pois aqueles que não criam na palavra incitavam outras pessoas a perseguir e a maltratar os mensageiros de Deus. Em Atos 14:1-7 é narrado o momento em que Paulo e Barnabé estão em Icônio pregando o evangelho, e muitos creram; porém os que não creram atiçaram os não judeus contra os cristãos. “Então os não judeus e os judeus, juntos com os seus chefes, resolveram maltratar os apóstolos e matá-los a pedradas” Atos 14:5.
Vamos nos imaginar no lugar deles, indo aos povos proclamando as boas novas, a palavra que salva, e as pessoas que discordam simplesmente tramando nos matar a pedradas! Bem, podemos não viver essa cena da forma que eles viveram mas, com certeza, vivemos isso de uma alguma forma. Viver a vida que Deus quer para nós requer muita coragem e ousadia pois são inúmeras as vezes que teremos de discordar do que mundo quer que façamos, do que a sociedade quer que vivamos. Podemos ser perseguidos também, mas uma coisa que não podemos é desistir de proclamar as boas novas, não podemos desistir da mensagem de Cristo. Jesus nos diz, em João 16:33: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.”
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 - Sem medo - Isaías 12:2 (PDF)
Leve todos os seus sentimentos para Deus, mesmo os que você gostaria de não estar sentindo. Eles em si não são pecaminosos, mas podem se tornar tentações por pecados. Mísseis ardentes de medo voam em sua direção dia e noite. Esses ataques do mal lhe chegam de forma ininterrupta. Use o escudo da fé para apagar as setas inflamadas do Maligno.  Reafirme a sua confiança em Deus, independentemente de como você se sinta. Se persistir, seus sentimentos acabarão por se alinhar à sua fé. Não se esconda do medo, nem finja que ele não existe. Exponha suas ansiedades à luz da presença de Deus, para que possam lidar com elas juntos. Concentre-se em confiar em Deus e, aos poucos, o medo vai perdendo a força dentro de você. Assim como diz em Isaías 12:2: “Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o SENHOR me dá força e poder, ele é o meu Salvador”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 20 de julho de 2017 - Verdadeira adoração - João 4:23 (PDF)
Quando adoramos Deus em espírito e em verdade, estamos juntos com o coro de anjos que estão o tempo todo diante do trono de Deus. Ainda que não possa escutar as vozes deles, seu louvor e sua gratidão são perfeitamente audíveis no Paraíso. Nossos pedidos também são ouvidos, mas é a gratidão que abre o caminho até o coração de Deus. Quando o caminho entre nós está livre, as bênçãos de Deus se derramam sobre nós com abundância. A maior das bênçãos é ficar perto de Deus e aproveitar a alegria e paz na presença d'Ele. Louve e agradeça sempre!

Na bíblia diz: "Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura João 4:23.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 21 de julho de 2017 - Deus conhece seu coração - Atos15:8
(PDF)
Algumas pessoas acham importante um símbolo, uma representação externa de sua união dom Deus. Felizmente, não estamos mais seguindo o costume ensinado por Moisés. Jesus trouxe uma nova aliança com Deus e, assim, podemos ter um relacionamento diferente do daquela época, sabendo que Deus vai considerar, acima de tudo, o nosso coração, a nossa fé, e não questões externas. Após tantos anos, passando por muitas dificuldades para poder cultuar Deus, temos a possibilidade de ajudar todas as pessoas que queiram conhece-Lo. Tiago disse: Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus” Atos 15:19. Podemos anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas para que elas possam aceitar Jesus e serem aceitas por Deus, como disse Pedro: Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido” Atos 15:8.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 22 de julho de 2017 - O Poder do Testemunho - 2 Coríntios 8:24
(PDF)
É natural receber influências externas. Vivemos em sociedade, então é inevitável termos contato com outras pessoas, e nesse contato, haver troca de experiências. Mas devemos ter cuidado, tanto com a influência que exercemos quanto com a que recebemos. Um simples tom de voz pode causar um efeito positivo ou negativo. Assim, devemos ter muito critério e lembrar que somos testemunhos vivos de nossas escolhas. Como diz a Bíblia: Portanto, diante das demais igrejas, demonstrem a esses irmãos a prova do amor que vocês têm e a razão do orgulho que temos de vocês” 2 Coríntios 8:24.