sábado, 18 de abril de 2020

Devocionais para o período de 19 a 25 de abril de 2020


Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
   missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Domingo, 19 de abril de 2020 - Atos 2:44-46 - A Vida (PDF)
A transformação aconteceu em nós (Ressureição de Jesus) e agora precisamos manter as nossas ações diárias, com a dedicação ao ensino, comunhão, refeições e orações. E com isso todos terão o sentimento de profundo respeito e obediência, pelas maravilhas e sinais dados. “Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. Vendiam as suas propriedades e outras coisas dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um. Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade” Atos 2:44-46.
= = = = = = = = = =
Segunda-feira, 20 de abril de 2020 - Joel 3:10 - Seja um guerreiro! (PDF)
No último capítulo do seu texto, o profeta Joel fala sobre um julgamento que vai acontecer após uma batalha. Se considerarmos o contexto atual, já estamos em uma batalha. As tentações são mais frequentes e mais intensas; muitas pessoas estão se entregando ao vício, trocando sua família e trabalho por momentos de alienação. A mensagem de Joel é clara: entre nessa batalha com garra, para chegar com esperança ao julgamento no Dia do Senhor. O seu trabalho vai ser a sua batalha contra o mal; a sua ferramenta de trabalho é a sua arma e a vida é o campo de batalha. De acordo com suas palavras: "Forjem os seus arados, fazendo deles espadas; e de suas foices, façam lanças. Diga o fraco: 'Sou um guerreiro!'" Joel 3:10.
= = = = = = = = = =
Terça-feira, 21 de abril de 2020 - Isaías 55:6,7 - Busquemos a Deus (PDF)
Qual o controle que temos sobre as circunstâncias que estamos vivendo? Nossas ações, atitudes, pensamentos são de nosso total controle; porém vemos que existem situações que fogem completamente ao nosso controle, como a temperatura que faz hoje, a morte, as adversidades causadas por um vírus que não enxergamos. Isso nos leva a refletir e elevar os olhos para o alto, para Aquele que pode e tem o controle sobre tudo. Porém muitas vezes o abandonamos e não questionamos muitas vezes se Ele está ao nosso lado ou onde Deus está em meio a tudo isso? Convidamos você a refletir sobre a decisão de estarmos perto d’Ele. Isso fará toda a diferença quando as dificuldades vierem, quando as incertezas baterem a nossa porta, pois se O buscarmos e estivermos cientes e confiantes que Ele está no controle de tudo, certamente em vez de questionarmos, vamos enxergar os milagres que Ele faz no meio da tempestade e que, com Deus ao nosso lado, enfrentamos qualquer situação. Portanto, como está em Isaías 55:6,7: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele e volte-se para o nosso Deus que é rico em perdoar.” O que estamos fazendo para Ele estar perto de nós? Isso é uma decisão, que está totalmente no nosso controle.
= = = = = = = = = =
Quarta-feira, 22 de abril de 2020 - Tiago 1:3,4 - Tempo necessário (PDF)
“[...] sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte” Tiago 1:3,4.
Quando temos uma vida com Deus, conhecemos sua palavra, vemos as bênçãos d’Ele sobre nossa vida pensamos que somos invencíveis, que nada nos acontecerá, mas nos esquecemos de que, para ter uma vida de intimidade com Ele, precisamos ser preparados, ser trabalhados, e esse processo muitas vezes envolve situações difíceis, que colocarão à prova tudo aquilo que temos. Essa fase não deve ser encarada como um castigo, mas sim, como um tempo para analisarmos nosso coração, nossa vida, olharmos para nosso interior e trabalharmos naquilo que não agrada ao Pai, pois assim que esse tempo passar veremos que ele era necessário para nos fortalecer e assim como a palavra diz: seremos completos e nada nos faltará, pois Ele é um Deus de prosperidade e nunca abandonará seus filhos na provação.
= = = = = = = = = =
Quinta-feira, 23 de abril de 2020 - Lucas 5:32 - Ensinamentos de Jesus (PDF)
Jesus nos ensina que “não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” Todos nós somos pecadores. Mas, Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós, dá chance de nos arrependermos de nossos pecados. Certamente não convidaríamos uma pessoa desonesta para jantar em nossa casa. Ou, se um amigo próximo revelasse que é um traidor, ficaríamos envergonhados com tal situação, isso mostra como somos falhos que julgamos sem ter o direito. Jesus não faz distinção das pessoas, como quando diz: “Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores para o arrependimento” Lucas 5:32.
= = = = = = = = = =
Sexta-feira, 24 de abril de 2020 - 1 Pedro 1:3-16 - Aguarde na graça de Deus (PDF)
Em 1 Pedro 1:13 está escrito: “[...] estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado.” Refletindo sobre esse versículo, podemos observar o chamado de Deus para nós buscarmos a santidade. Atualmente há inúmeros meios que encontramos para saciar nossas vontades e desejos, porém, muitas das vezes não nos damos conta de que a graça de Deus é a única que pode preencher verdadeiramente nossas vidas, é onde encontramos a verdadeira felicidade. Portanto, para que Deus nos santifique por completo é necessário que sejamos obedientes e ajamos conforme seus ensinamentos. É fundamental também, abrirmos nossos corações e depositarmos toda nossa esperança na graça de Deus enquanto há tempo.
= = = = = = = = = =
Sábado, 25 de abril de 2020 - Salmos 116:12,13 - Como retribuir? (PDF)
“Como retribuir ao Senhor todo o bem que me fez? Erguerei a taça da vitória e clamarei o Senhor pelo seu nome; cumprirei meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo” Salmos 116:12,13.
Sempre que nos sentimos fracos ou temos dificuldades procuramos a Deus, e Ele sempre nos ouve e nos ampara, Ele sabe de todas as nossas aflições e nos dá forças para superá-las, Ele sempre está ao nosso lado e nunca nos abandona. Mas como retribuir a Deus tudo o que nos faz? Sendo fiéis a Ele, confiando nEle, glorificando-o e salvando o seu nome, como também levando o amor dele uns aos outros, e assim lembrando da presença Dele em nossas vidas.

domingo, 12 de abril de 2020

Devocionais para o período de 12 a 18 de abril de 2020

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
                 missaocrista@acmsorocaba.org.br



Domingo, 12 de abril de 2020 - 1 Coríntios 5:7,8 - Massa Nova (PDF)
“Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício. Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade” 1 Coríntios 5:7,8. Buscando uma vida completamente nova na presença do Criador, tendo a pureza em nossos motivos e em nossas ações, tornamo-nos cada dia mais parecidos com Ele.
= = = = = = = = = =
Segunda-feira, 13 de abril de 2020 - Marcos 13:33 - Quarentena e Páscoa (PDF)
Estamos passando momentos difíceis. Desde crises de ansiedade, depressão e pânico até morte, passando por problemas financeiros. Mas desde a primeira Páscoa, recomenda-se recolhimento, cuidado e introspecção nesta época. Pela primeira vez em muitas décadas nós temos a oportunidade de passar um bom tempo em jejum e oração. Vamos tentar usar este recolhimento da melhor forma possível. Podemos ler a bíblia, assistir a cultos pela TV ou internet, e podemos até assistir a documentários sobre praticamente todos os temas bíblicos. Podemos também usar as mídias sociais para divulgar a palavra de Deus. Desta maneira, podemos fazer com que este isolamentos seja só físico, enquanto nos aproximamos espiritualmente de toda a nossa família cristã e celebramos a verdadeira Páscoa. Todos queremos que esta fase termine o mais rapidamente, mas devemos seguir o conselho da Bíblia: Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” Marcos 13:33.
= = = = = = = = = =
Terça-feira, 14 de abril de 2020 - Romanos 12:12 - Esperança em meio à diversidade (PDF)
“Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres, aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre” Romanos 12:12. Quando Paulo escreve essas palavras, ele as direciona ao povo que está sendo perseguido por serem cristãos. No nosso dia de hoje só mudou a roupagem da diversidade. Hoje a dificuldade é não poder fazer as coisas simples que fazíamos; até um abraço estamos evitando por conta da possível e real contaminação do Covid-19. Mas o que ele tem a dizer também é que devemos ter esperança para nos mantermos alegres e pacientes em meio a tudo isso porque quem está conosco é poderoso demais e estará (se permitirmos) nos ajudando com os dias de incertezas. Oremos, oremos muito e busquemos a paz em Cristo Jesus que a encontraremos.
= = = = = = = = = =
Quarta-feira, 15 de abril de 2020 - Hebreus 11:1,2 - Convicção naquilo que não vemos (PDF)
“A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos. Pela fé, pessoas em tempos passados obtiveram aprovação” Hebreus 11:1,2.
Na bíblia temos diversos exemplos de homens e mulheres de fé, que foram fiéis até o fim de suas vidas, acreditaram em algo que não viram, creram nas promessas do Pai em suas vidas. Mas o quanto nós estamos dispostos a abrir mão de prazeres ou de planos que fazemos, em nome da fé? Em nome de algo que não vemos diante da nossa face? No mundo tecnológico e cheio de facilidades que temos, tudo parece muito alcançável, possível, pois a maioria das coisas está a apenas um clique, uma mensagem; a misericórdia e graça do Senhor não se preocupa com o tempo, pois elas estão ao nosso alcance, apenas precisamos inclinar nossos ouvidos aquilo que Ele nos diz, e durante os tempo difíceis que se passarão teremos a certeza de que somos sustentados por alguém que é soberano em tudo.
= = = = = = = = = =
Quinta-feira, 16 de abril de 2020 - Lucas 9:48 - Chance de perdão (PDF)
Na época de Jesus, podíamos ver claramente o ciúme e a inveja dos fariseus porque Jesus estava mostrando o lado de Deus. Os fariseus não enxergavam mais o amor e julgavam todos com uma lei rígida. Em Mateus 18, os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no reino do céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde como uma criança. E nos dias de hoje será que mudou alguma coisa?

Existe um espírito da competitividade, do egoísmo, do egocentrismo nos seres humanos, sempre um querendo ser melhor que o outro. Precisamos agir humildemente assim como Jesus, devemos resgatar nos nossos corações a pureza de uma criança. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é o que é o mais importante” Lucas 9:48.
= = = = = = = = = =
Sexta-feira, 17 de abril de 2020 - 1 Coríntios 15:1-11 - Perseverem na palavra de Deus (PDF)
Em 1 Coríntios 15:2 está escrito: “Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.” Nesse sentido, podemos observar que somos salvos pela Palavra de Deus. Contudo, faz-se necessário que acreditemos e perseveremos na palavra. A perseverança é fundamental para nossa salvação, pois haverá dias de lutas e de aflições que farão com que nossa fé seja abalada. Porém, devemos sempre lembrar das maravilhas que Deus já realizou em nossas vidas e confiar que todas as tribulações irão passar por meio da misericórdia do Senhor. Para isso, é fundamental agirmos conforme os ensinamentos de Deus até o fim e perseverarmos em sua palavra.
= = = = = = = = = =
Sábado, 18 de abril de 2020 - Marcos 1:34 - Ele é a cura para nossas fraquezas (PDF)
É comum que por diversas vezes nos deixemos ser abatidos e soframos quedas em nossas vidas, mas não pensemos em cair nunca, mas sim em sempre ter forças para nos reerguermos. Independente de qual for a situação, o braço de Deus se estenderá e nos alcançará; cabe a nós também estender as mãos para Ele e nos mostrarmos prontos para as mudanças em nossas vidas, confiando que ao nos entregarmos nos braços do Pai encontramos a cura para qualquer situação e enfermidade que possa nos abalar. Na presença de Cristo nunca seremos abatidos.