sábado, 4 de abril de 2020

Devocionais para o período de 5 a 11 de abril de 2020


   missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Domingo, 5 de abril de 2020 - Isaías 43:18,19 - Olhar para o futuro (PDF)
O que é que, na minha vida necessita de ser transformado? O que é que ainda me mantém alienado, prisioneiro e escravo? 
As lembranças trazem uma fuga nostálgica para o passado, um repousar inerte na saudade, um refúgio contra o medo do presente, assim impedindo reconhecer os sinais que já se manifestam e que anunciam um futuro de liberdade e de vida nova. “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” Isaías 43:18,19. A lembrança do passado só é válida quando alimenta a esperança e prepara para um futuro novo.
= = = = = = = = =
Segunda-feira, 6 de abril de 2020 - Marcos 11:22,23 - Dê frutos em Cristo (PDF)
Jesus estava indo para Jerusalém, para que se cumprisse o que estava escrito. Ele ia morrer por nossos pecados. Mesmo em meio à agonia de saber o que estava para acontecer, ele continuava ensinando e dando exemplos. Chegando na cidade, Ele procurou frutos em uma figueira e, ao não encontrar, amaldiçoou a árvore. No dia seguinte, ela estava seca. Todos os dias nós devemos lembrar do sacrifício que Jesus fez por nós mas, nesta semana em especial, precisamos celebrar a esperança que Ele nos ofereceu, de sermos perdoados dos nossos pecados. Que Jesus possa sempre encontrar muitos frutos cada vez que olhar para nós. Diante das dificuldades, ore. Para Deus, tudo é possível. Jesus mesmo disse: "Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito" Marcos 11:22,23.
= = = = = = = = =
Terça-feira, 7 de abril de 2020 - Eclesiastes 4:9;12 - União por um bem maior (PDF)
Nunca imaginamos uma situação como a atual; sermos obrigados a ficar em casa por conta de um vírus, quem imaginaria?! No entanto, precisamos juntos fazer o que nos foi pedido, nos unindo, tomando as atitudes individualmente. Em Eclesiastes 4:9 está escrito: “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. [...] dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivessem sozinhos. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar”. Ficar em casa é um ato de amor ao próximo e o meio de nos unirmos para evitar uma tragédia maior; lembrando sempre que Deus está no controle de tudo e está conosco neste momento de dificuldade. Tenhamos fé e esperança e façamos cada um a nossa parte. Fiquemos em casa.
= = = = = = = = =
Quarta-feira, 8 de abril de 2020 - 1 Coríntios 5:7,8 - Renovação (PDF) 
"...Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa não com o velho pão, fermentado com maldade e perversidade, mas com o novo pão da sinceridade e da verdade, sem nenhum fermento" 1 Coríntios 5:7,8.
Paulo escreveu essa carta pedindo para a igreja se renovar, abandonar seus velhos hábitos, deixar que algo novo transformasse suas vidas. Para que todos acreditassem apenas no Senhor, que deu seu Filho pelo mundo para que fôssemos renovados através das suas palavras e ações. Portanto, abandonem aquilo que faziam antes de conhecer o amor do Pai e se entreguem com a plena confiança de que Ele será o Senhor da sua vida.
= = = = = = = = =
Quinta-feira, 9 de abril de 2020 - Lucas 3:3 - Arrependimento (PDF)
Devemos lembrar que nossos pecados serão perdoados por Deus quando o arrependimento for de coração, quando for sincero. Porque Deus, sendo nosso Pai, nosso criador, conhece-nos tremendamente, mas Ele não é intruso. Ele só entra no seu coração se for convidado, se for clamado. Precisamos abrir nossos corações para Deus. Louve em nome Dele, abra a porta da sua casa para Ele, deixe-o entrar. Entregue-se para Ele, arrependa-se dos seus pecados e renove-se em Cristo. Em Lucas 3:3 está escrito: “E João atravessou toda a região do rio Jordão anunciando está mensagem - arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados que Deus perdoará vocês”.
= = = = = = = = =
Sexta-feira, 10 de abril de 2020 - 1 Timóteo 6:11 - Busque as coisas de Deus (PDF)
Hoje nosso Devocional nos convida a refletir um pouco sobre nossa vida, sobre as prioridades que estamos dando e sobre as atitudes que estamos tomando. Será que elas estão alinhadas com os ensinamentos de Deus? Deus é a prioridade na minha vida? Se sim, quantas horas do meu dia eu me dedico para estar mais próximo Dele? Atualmente estamos vivendo muitas angústias e aflições, passamos muito tempo buscando pelas coisas que o mundo oferece, porém, que são incertas e instáveis. Com isso, na passagem de 1 Timóteo 6:11 está escrito: Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”. Nesse sentido, podemos olhar para nossa vida e refletir se nossas atitudes estão pautadas pelos nossos valores e pela nossa fé ou simplesmente pelo nosso egoísmo e prepotência. Devemos buscar as coisas sólidas, as coisas de Deus, pois assim nos tornaremos seres humanos mais fortes, perseverantes e corajosos.
= = = = = = = = =
Sábado, 11 de Abril de 2020 - 1 Pedro 3:18 - Foi por nós (PDF)
“Com efeito, também Cristo sofreu pelos pecados, uma vez por todas; ele, o justo pelos injustos a fim de apresentar a Deus; ele, justificando a sua carne, mas restituído a vida segundo o espírito” 1 Pedro 3:18.
Jesus nasceu, viveu e morreu por nós, e o seu sofrimento na cruz foi por nossos pecados, mas ao fim ele venceu a morte e ressuscitou.  Ele deu a sua vida para nos salvar, ele foi o Cordeiro de Deus e tirou os pecados do mundo. E em nossas vidas, devemos sempre lembrar que toda a dor e sofrimento de Jesus eram as nossas dores, e ele fez tudo isso por amor a nós, e é esse amor que devemos levar uns aos outros.