sábado, 7 de outubro de 2023

Devocional do período de 08 a 14 de Outubro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 08 de Outubro de 2023 - Salmos 119:1-8 – Excelência da Lei de Deus - PDF

"Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos. Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente" (Salmos 119:1-8)

Este salmista nos traz a reflexão sobre a busca constante que temos pela felicidade, como também declara que os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor, que obedecem aos seus estatutos e que o buscam de todo o coração são felizes. Eles não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor.

 

Segunda - feira, 9 de Outubro de 2023 - Mateus 22: 1-3 - Fartura e descaso - PDF

"Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo: O Reino dos Céus e como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho. Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir." (Mateus 22: 1-3)

Jesus falava ao povo através de parábolas, histórias que traziam consigo ensinamentos sobre o reino do Céus, e nessa Ele diz que está esperando todos nós, filhos de Deus para desfrutarmos das maravilhas que Ele tem a nos oferecer, porém a decisão de seguir o caminho de Deus cabe a nós e exclusivamente a nós. Será que estamos nos contentando com migalhas, ao invés de almejar um grande banquete com nosso Pai?

 

Terça - feira, 10 de Outubro de 2023 - Mateus 22: 21 - Sejamos de Deus - PDF

"Disse-lhes então Jesus: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22: 21)

Porque insistimos em tentar Jesus, em duvidar de sua grandeza, Ele é soberano, e nos ensina, vivemos neste mundo mas não pertencemos aqui, e quem compreende isso, busca seguí-lo com todo amor, capaz de abandonar tudo por Ele como Ele próprio abriu mão de sua vida por nós, o que pertence ao homem que retorne ao homem, o que temos de missão aqui devemos cumprir aqui, não podemos negligenciar nossos deveres para com este mundo, mas vivemos aqui com os olhos voltados para o céu, pois lá é o nosso lugar, e que tudo seja por Ele, tudo por Jesus, mas que de fato comece assumindo nossas responsabilidades aqui, pois só é possível ser santo se sabemos como santificar cada ato de nossas vidas desde os mais simples.

 

 

 

 

Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023- Mateus 22,23-33 - Ele vive! - PDF

“E, quanto à ressurreição dos mortos, será que vocês nunca leram o que Deus disse? Ele afirmou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos.”

Nessa passagem conseguimos ver que Ele está no meio de nós e se faz presente na nossa vida, cuidando de cada caminho dando direção pois se Ele é o Deus dos vivos podemos contar com Ele para qualquer situação que estará cuidando. (Mateus 22: 23;33)

Quinta - feira, 12 de Outubro de 2023 - Provérbios 17: 1 - O Valor das Coisas - PDF

"É melhor um pedaço de pão seco, em paz, do que uma casa cheia de manjares, com discórdia." (Provérbios 17: 1)

As vezes, não sabemos ou não conseguimos dar valor ao que temos; colocamos em prática aquela sábia frase "eu era feliz e não sabia, dei valor quando perdi". É muito triste se dar conta do que tinha, quando já não o possui. Devemos pedir a Deus a sabedoria de entender o valor da vida, da saúde, da família, dos amigos e de tantas outras coisas, antes que seja tarde demais.


Sexta-feira, 13 de Outubro de 2023 - Mateus 23: 2,3 – Exemplo - PDF

"Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam."  "Portanto, pratiquem tudo que eles dizem e obedeçam-lhes, mas não sigam seu exemplo, pois eles não fazem o que ensinam." (Mateus 23:2-3)

O Exemplo de Jesus em suas palavras e ações sempre foram alinhadas. Para nossa reflexão, devemos estar atentos com aquilo que dizemos e fazemos, pois assim a fé nos pertencerá e o caminho de Luz nos glorificará.

Sábado, 14 de Outubro de 2023 – Lucas 21: 29 – 33 – A lição da figueira - PDF

“Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês veem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquei sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.” (Lucas 21: 29-33)

Assim como as figueiras amadurecem todos os anos e dão frutos, Deus é verdadeiro e certo. A oração baseada nas palavras de Deus nos dá segurança e amor na vida. No meio de todos os tipos de provações, a palavra de Deus oferece verdade e um lugar seguro. É uma rocha sobre a qual estamos e sobre a qual resistimos às forças do mal em nossas próprias vidas. As palavras, a fidelidade e as promessas de Deus, e principalmente o seu amor nunca nos deixarão. Há algo sobre Jesus que nunca passa. Encontramos isso na oração.