Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 13 de Julho de 2025 – Salmos 143, 8 – Direção ao caminho do amor leal - PDF
"Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma." (Salmos 143, 8)
Assim como "o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria." Salmos 30:5 NVI, é o amor leal do altíssimo em nossas vidas, seu caminho nos traz paz e conseguimos vencer dia após dia.
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025 – Atos 16, 5 – Fortalecidos na fé
"Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número a cada dia." (Atos 16, 5)
O crescimento diário é garantido para aqueles que creem, mas assim como as igrejas descritas em Atos, devemos primeiro nos fortalecer na fé para que sejamos preparados para esse crescimento.
Terça-feira, 15 de Julho de 2025 – Atos 16, 14 – A ação de Deus
"Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia." (Atos 16, 14)
Temos nesta simples passagem, 3 figuras importantes e um cenário que pode e deveria se repetir constantemente, a primeira, a mulher, que temente a Deus, se permitiu dar ouvidos, dispôs de si, seu tempo e seu coração para acolher algo que a transformasse, buscou vida nova, a segunda, a de Paulo, também temente a Deus se permitiu ser instrumento em suas mãos, lavado na alma transpareceu sua beleza interior um dia alcançada no amor à Cristo, e por fim, a de Deus, por quem tudo é feito, toda glória e todo o louvor, aquele que abriu o coração de Paulo para falar, a da mulher para ouvir, e ali agiu pelo bem de seus filhos, o que ensina, o que pratica, o que vive. Hoje a leitura convida você a reproduzir este mesmo gesto de amor, se colocar em uma das duas primeiras figuras, e deixar que a terceira possa agir sobre sua vida.
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025 – Lucas 3: 2-4,6 – Batismo de arrependimento
“[...] veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: ‘[...] Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas [...]. Todo homem verá a salvação de Deus’." (Lucas 3: 2-4,6)
João, precedeu Jesus, preparou o caminho para sua chegada, a estrada de sua caminhada. Mas o que é esse preparar, como se deu? Viviam em uma época, na qual a fé encontrava-se enfraquecida, a vida em Deus sofria ataques, proibições e difamações. Diante do medo e fraquezas humanas, desviaram-se do caminho a fim de não serem repudiados e maltratados, encontraram na vida mundana, que muito era exibida, seus prazeres. Contudo, a cada vez que nós escolhemos o prazer, o erro, afastamo-nos de Deus, cobrimos nossos olhos para ele e afundamo-nos na escuridão dos vícios e do pecado. Para que Jesus pudesse ser visto, para que a humanidade testemunhasse o Verbo encarnado, ela precisava estar sensível a isso, as graças, distantes do pecado. E foi isso que João fez, mostrou na fé e no amor de Deus a necessidade do arrependimento. A salvação viria, o Messias estava para chegar, mas não o veriam se estivessem tão distantes do Pai. Assim como hoje a salvação já foi concretizada, porém não a alcançaremos, se nos fazemos distantes d’Ele.
Quinta-feira, 17 de Julho de 2025 – Atos 16, 30-31 – Salvação
"Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: ‘Senhores, que devo fazer para me salvar?’. Disseram-lhe: ‘Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família’." (Atos 16, 30-31)
Não importa o quanto busquemos, das tão distintas formas, mas a salvação só se encontra em Cristo. Tamanho o amor de Deus por nós, fez-nos livres, para que escolhêssemos nosso caminhar, para que escolhêssemos em quem confiar, para que dedicássemos nosso viver àquele a quem decidirmos. Cabe a nós, de fato, a decisão, iremos nos entregar ao mundo, que nos consome, ou nos derramaremos aos pés de Cristo que nos ama com o maior amor, aquele que dá a vida, aquele que tira-lhes os sofrimentos, aquele que não abandona, aquele que perdoa, aquele que salva?
Sexta-feira, 18 de Julho de 2025 – João 6, 10-12 – Dar e Receber - PDF
“E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” (João 6: 10-12)
Cada um de nós tem seu papel no diálogo, na compreensão, na serenidade, na partilha do amor. Quando nos colocamos nas mãos do Pai e nos dispomos a partilhar o que temos, com amor, Ele multiplica suas graças de provisão e nunca nos faltará nada.
Sábado, 19 de Julho de 2025 – Efésios 5, 14 – Desperta tu que dormes
"E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isso (a Escritura) diz: ‘Desperta tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará’." (Efésios 5, 14)
Deus nos chama a ser, a ser presença, a ser luz, a ser transformação, a ser reflexo d’Ele. Quando em meio aos mortos, não se refere tão somente àqueles que já perderam vida física, mas àqueles que já não vivem mais espiritualmente. A vida está em Cristo, quem não vive em Cristo, morre pelo mundo, tanto quanto quem morre para o mundo, vive em Cristo, isto é, todo aquele que renuncia suas vontades mundanas, seus desejos humanos, todo aquele que mortifica seus instintos carnais, esses se abrem a viverem em Cristo, renunciar ao mundo é reafirmar-se ao Céu, à Deus. Quem vive em Cristo, não apenas escolhe o Céu, como o transparece, não somente escolhe a vida, como a manifesta, torna-se luz, “vos sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo”.