sábado, 25 de janeiro de 2020

Devocionais para o período de 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020




Domingo, 26 de janeiro de 2020 - Salmos 107:1 - Deus salva de todas as tribulações (PDF)
Quando Jesus curou os dez leprosos, apenas um voltou para agradecer. E os outros nove? Não haviam sido curados todos os dez? Com isso percebemos que muitas vezes pedimos tanto a Deus em oração e, quando somos atendidos, não voltamos para Deus e agradecemos. Deus é bom o tempo todo, a sua misericórdia é infinita e Ele sempre prepara o melhor para cada um de nós. Precisamos aprender a ser mais gratos, agradecer mais e pedir menos. Que seja feita a vontade Dele em nossas vidas, porque somente Ele sabe o que é melhor para nós. No Salmo 107:1 o salmista diz: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre”.
= = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 - Efésios 5:9,10 - Agrade ao Senhor (PDF)
A Bíblia tem várias orientações a respeito da maneira de nos relacionarmos com familiares, amigos, inimigos etc. De modo geral, a recomendação é: se um relacionamento, qualquer que seja, se interpõe entre você e Deus, escolha Deus. Isso pode parecer uma imposição religiosa, mas o fundamento é bem simples: Deus sempre quer o melhor para você, quer que você seja feliz. As outras pessoas, infelizmente, nem sempre têm esse mesmo interesse. Assim, devemos manter conosco quem nos faz crescer, mesmo que isso nos cause algum transtorno temporário. Na Bíblia está escrito: "As feridas feitas por um amigo sincero são melhores que os beijos de um inimigo" Provérbios 27:6. Se considerarmos Deus como um amigo, é natural seguirmos o conselho da Bíblia: "[...] o fruto da luz produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro. Procurem descobrir o que agrada ao Senhor" Efésios 5:9,10.
= = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 28 de janeiro de 2020 - I Samuel 15:22 - Agradar a Deus (PDF)
Jesus veio ao mundo para nos reconciliar com Deus. O sacrifício a sua morte na cruz é o que nos possibilita ter acesso direto ao Pai. Um ato de extremo e ousado amor que nenhum ser humano faria por outrem. Analisando esse ato podemos dizer que somente Deus e Jesus poderiam realizar tal sacrifício. Em I Samuel 15:22 está escrito: “O que é que o SENHOR Deus prefere: obediência ou ofertas de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.” Deus quer a nossa obediência é isso que nos permite estar perto da sua presença, o sacrifício de Jesus mostra a extrema obediência de filho para com o pai e também a nos inspira a fazer o mesmo. “É melhor cuidar que remediar” essa frase remete ao ato de estarmos cuidando do nosso pensar, agir, falar, para que não precisemos remediar quando magoamos, ferimos, decepcionamos a Jesus e ao nosso próximo. Que Deus nos auxilie na incansável busca em fazer a sua vontade para que nossa obediência seja o melhor meio de agrada-Lo.
= = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 - I Samuel 15:1 - Ouvir a voz de Deus (PDF)
"[...] Samuel falou a Saul: O Senhor me enviou para te ungir rei do seu povo, sobre Israel: agora escute a voz das palavras do Senhor" I Samuel 15:1. O quão gratos somos pelas coisas que recebemos? O Senhor é maravilhoso e nos dá a oportunidade de escolher o que queremos todos os dias, porém é necessário cuidado para que as inúmeras informações que recebemos no cotidiano não nos afastem das decisões sábias e principalmente não nos afastem do amor de Deus e da sua sabedoria. Que possamos ser referência de boas obras e palavras benditas para as pessoas que encontramos em nossa vida.
= = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 - João 3:16 - Amor Cristão (PDF)
Para sermos salvos devemos dar as costas aos pecados, crer na morte e ressurreição de Jesus e recebe-lo como Senhor e Salvador das nossas vidas. O tipo de amor que Deus tem pelo ser humano é totalmente diferente de qualquer tipo de amor humano. O amor de Deus é puro, é doador, um amor que não precisa de barganha, amor que não é egoísta, diferente do amor do mundo. Esse amor que Deus tem por nós faz encher nossos corações. Em João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo tanto que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”. E nós estamos retribuindo esse amor? Pois Ele é por nós, porém será que somos por Ele.
= = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020 - 1 Timóteo 5:22 - Esteja atento (PDF)
Em 1 Timóteo 5:22 está escrito: "Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro". Nesse sentido, podemos entender que o errado é errado, mesmo que todos o façam, e o certo continua sendo o certo, mesmo que ninguém o faça. Devemos sempre, seguir os ensinamentos de Deus e nos inspirar em boas atitudes. É importante que tenhamos a consciência de que ações ruins impactam não somente nós, mas também impactam as pessoas que convivem com nós, ou seja, são atitudes que não condizem com o que Deus tem para nós. Se sabemos o certo, por que muitas das vezes, agimos de forma contrária? Toda ação possui uma reação, e às vezes, não percebemos o quanto estamos nos prejudicando ou prejudicando o nosso próximo. Portanto, é necessário que estejamos atentos com os nossos pensamentos, palavras, atos e omissões.
= = = = = = = = = = = =
Sábado, 1 de fevereiro de 2020 - Hebreus 11:3 - Firmar-se na fé (PDF)
Pensar em fé é uma experiência subjetiva, por isso o autor começa esse capítulo nos ajudando a ver que a confiança na qual temos nas coisas que não podemos ver, está fundamentada na fé. Pois "É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê" Hebreus 11:3. A partir do momento que a nossa mente aceita isso, e nos convencemos disso, mesmo não conhecendo toda a realidade revelada por Deus, estamos prontos a começar a viver pela fé. A fé é mais do que acreditar que os fatos revelados por Deus (através da Bíblia) são reais, ela também existe pela reação dos fatos. A bíblia mesmo nos mostra no versículo 6: "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor." A fé é a confiança em Deus, e quando estamos dispostos a aceitar aquilo que Deus nos deixou para seguir, nos esforçamos a estar mais perto dele, e então começamos a viver pela fé, assim seremos recompensados.