quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Devocionais para o período de 25 a 31 de agosto de 2019






Domingo, 25 de agosto de 2019 - Salmos 70:4 - O grande Deus (PDF)
Em Deus sempre teremos alegrias, independente das lutas. Nele temos abrigo, conforto e a segurança de dias melhores. Não há mal que sempre dure e em Deus encontramos refúgio. Alegre seu coração, mesmo em tempos de guerra, pois o Senhor dos Exércitos está ao seu lado. Segurando em sua mão, somos capazes de vencer qualquer desafio, porque ele é o Deus do impossível! Busque-o e o encontrará de braços abertos. Seja humilde em sua presença, pois não há outro como Ele, não há limites para seu amor, que sobrepuja todo e qualquer defeito ou limitação humana, porem com toda sua majestade e glória ainda está ao nosso lado pronto a ajudar se pedirmos e abrirmos nosso coração para que seja sua morada. De fato, não há outro tão maravilhoso quanto o nosso grande Deus.
“Mas regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam; digam sempre os que amam a tua salvação: ‘Como Deus é grande!’" Salmos 70:4.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 - Isaías 41:13 - Não tenha medo! Ele está com você (PDF)
Você já sentiu um medo terrível sobre o que poderia acontecer? Uma situação na sua vida saiu do controle e você se sentiu desprotegido? Você, hoje, está se sentindo ameaçado por algo? Em muitos momentos, os pensamentos nos levam a criar um cenário completo em nossa cabeça. Afinal, nossa mente é extremamente criativa e pode nos levar para um estágio de paz ou de angústia. Porém, nós sabemos que, na maioria das vezes, quando enfrentamos problemas, os pensamentos nos conduzem para as piores possibilidades. De onde vêm esses pensamentos? Eles não vêm de Deus e nem de nós mesmos. Eles são uma influência espiritual maligna que tenta nos paralisar à medida que ganham espaço dentro de nós. Em Isaías 41:13 está escrito: “Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e diz a você: Não tema; eu o ajudarei” Isaías 41:13.
Retirado de: https://www.heliopeixoto.com/nao-tenha-medo-deus-esta-com-voce/#.XUrN7_JKiUk
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 27 de agosto de 2019 - João 8:34 - Luta contra o pecado (PDF)
"Jesus respondeu: ‘Digo a vocês a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado’" João 8:34.
Vivemos numa época em que o pecado vem se tornando algo “natural”, que não nos espantados mais. Por vezes refletimos pouco sobre o sacrifício de Jesus feito na Cruz para salvar nossas vidas e também limpar todos os nossos pecados, perdoando os mesmos. Com isso, Cristo venceu a morte e nós tivemos um novo nascimento Nele, tendo uma nova vida em Cristo Jesus.
Ainda assim acabamos cometemos os mesmos pecados, ou seja, criamos uma vida de iniquidade tornando o pecado em algo "normal" como estilo de vida; não tendo um arrependimento verdadeiro para uma nova vida em Cristo.
Atitudes assim não só nos afastam de Jesus como torna a nossa vida uma vida medíocre.
O salário do pecado é a morte. Em Cristo temos a Vida Eterna, e se crermos n’Ele seremos salvos! Diariamente precisamos rever as nossas atitudes; renunciar algumas coisas que nos tem afastado de Cristo e nos levar ao arrependimento verdadeiro, porque não adianta clamarmos pela misericórdia se ainda a permitimos a sujeira do pecado se agarrar em nosso corpo. Precisamos buscar uma vida abundante, uma vida completamente dedicada a vontade de Jesus.
Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 - Salmos 46:1 - A Fonte da Confiança (PDF)
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações.” Salmos 46:1
Esse salmo é uma declaração comovente de confiança no Senhor em meio à extrema adversidade. A fonte da confiança do salmista era saber que Deus estava com seu povo.
E qual tem sido a fonte da sua confiança? Será que tem sido dinheiro? Estabilidade? Emprego? Família? Sua própria força? Ou você já se entregou e não vai lutar mais?
Gostaríamos de lhe apresentar a fonte de confiança, a mesma fonte de Davi, que em meio a extrema adversidade cuidou dele e cuida de seu povo.
Essa fonte de confiança é Jesus, criador dos céus e da terra, que te conhece melhor do que você mesmo, está lhe sustentando a todo momento e cuidando de você.
Portanto, por mais difícil que esteja a luta, você pode ter confiança, afinal onde suas forças terminam começa a de Deus.
“Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.” 2 Coríntios 12:10. Por isso, tenha confiança!
Extraído das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 - Mateus 12:33 - Somos frutos do Senhor (PDF)
Todas nós semeamos algo em nossa vida diariamente, tenhamos ou não consciência disso. Também colhemos aquilo que plantamos no passado. A qualidade de nossa vida no presente é resultado do que plantamos e colhemos no decorrer de nossas vidas. Passamos anos colhendo os resultados positivos ou negativos do que semeamos. Por isso é tão importante plantar e cultivar as sementes certas no presente. Jesus disse que ele é a videira, e você e eu somos os ramos. Se permanecermos nele, daremos frutos. “Permanecer” significa estar, ficar, continuar. Em outras palavras, se estamos nele e ele está em nós, produzimos o fruto de seu Espírito. E essa é a colheita mais maravilhosa que podemos desejar. Por isso, devemos pedir ajuda para permanecer nele, Jesus. Devemos pedir ao Espírito Santo que nos encha novamente com seu amor de modo que ele possa fluir de nós para os outros. Em Mateus 12:33 está escrito: “Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto”.
Texto retirado: http://diantedotrono.com/fruto-da-melhor-qualidade/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira 30 de agosto de 2019 - Mateus 12:38-40 - Tenhamos Fé (PDF)
“[...] alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: ‘Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti’. Ele respondeu: ‘Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.’" Mateus 12:38-40. Nesse trecho, conseguimos ver o problema de muitas pessoas em crer. Em ter uma fé baseada naquilo que está escrito na Bíblia. Muitas pessoas querem ser convencidas com demonstrações, sinais, muitas vezes conseguir visualizar esse sinal.
Nesta passagem é citado o profeta Jonas. Este recebeu uma mensagem de Deus para ir à cidade de Nínive, avisar que Deus iria destruir o povo daquela cidade; pois a malícia deles tinha subido até o senhor. Jonas não provocou nenhum milagre, mas toda a população, inclusive o rei de Nínive se converteu, e Deus desistiu de destruir aquela cidade.
Nessa leitura conseguimos pensar a respeito de nossa cegueira sobre os atos de Jesus em nossas vidas e o que não somos capazes de enxergar. Os escribas e fariseus, apesar de “verem” os atos de Jesus, não viam nele o Messias. Os sinais que eles esperavam eram algo extraordinário, fenômenos celestes, provas mais alarmantes.
Hoje, Deus nos chama para não ceder à tentação das aparências, mas sim para exercitar nossa fé. Jesus, pacientemente, lembra do sinal de Jonas e da rainha de Sabá e declara no texto que ali está quem é maior que Jonas e quem é maior que Salomão. Fala de si mesmo com simplicidade e autoridade, mas somente os ouvidos abertos do coração podem acolher essa palavra, esse sinal.
O mistério pascal do Cristo é o sinal, por excelência, da divindade de Jesus.
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Sou capaz de enxergar no meu dia a dia os sinais realizados por Jesus?
Extraído e adaptado de: http://www.lectionautas.com.br/2014/os-sinais-oferecidos-por-jesus-exigem-fe-mateus-12-38-42/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 31 de agosto de 2019 - Mateus 11:28 - Descanse em Jesus (PDF)
Aquilo que só nós sabemos quando pedimos em oração, Deus lá dos céus se inclina para ouvir o nosso clamor, a nossa súplica e o nosso pedido. Deus nos conhece de tal forma que sabe o que nós desejamos, mas Ele precisa nos ouvir pedir pois, como está no versículo 27: “O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é”. Ele sabe tudo aquilo que se passa em nosso coração, sabe quando estamos tristes e vamos conversar com ele, sabe quando estamos felizes e nos esquecemos que agradecer, sabe que quando mentimos e quando vamos cabisbaixo pedir desculpas. Mas ele é Deus e diz no versículo 28 do capítulo 11 do livro de Mateus: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”. Ele vai te receber de qualquer forma, e em qualquer situação, e Ele continua dizendo, nos versículos 29 e 30: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”.
Descanse no colo do Deus Pai, ele sabe de todas as coisas. Não se desespere! Apenas feche a porta do quarto, dobre seus joelhos e conte tudo para Ele. Deixe que Ele te pegue a suas mãos e te conduza ao caminho certo.