sábado, 16 de setembro de 2023

Devocional do período de 17 a 23 de Setembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 17 de Setembro de 2023 - Salmos 79: 9-13 - Dor e fruto - PDF

"Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome. Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele conhecido entre os gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado. Venha perante a tua face o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço preserva aqueles que estão sentenciados à morte.  E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor. Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores" (Salmos 79: 9-13)

Nesta passagem, Davi expressa a sua confiança em Deus e a sua alegria nos Santos, diante disso, são ações que devemos constantemente ter em nossa rotina diária. Nesta passagem o Salmista trata a sua dor ao se deparar com Jerusalém sendo arruinada pelos inimigos, que é o fruto dessa dor, sendo assim implora que Deus livre essa situação, a honra do próprio Deus.

Segunda - feira, 18 de Setembro de 2023 - Hebreus 13: 8 - O Senhor reinará para sempre - PDF

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13: 8)

Deus mora em nossos corações, ele está vivo em irá reinar para sempre.

 

Terça - feira, 19 de Setembro de 2023 - Mateus 18: 4;9 - Pureza interior - PDF

"Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus[...] Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena." (Mateus 18: 4;9)

Ser humilde é a chave para ser grande, não grande aos olhos do mundo, mas grande perante a Deus, é claro que cometeremos erros, é claro que cairemos em pecado, mas não devemos busca-lo de vontade própria, eis a única luta que se vence fugindo, é preciso fugir do pecado, afastar de nossas vidas tudo que nos leva a uma condição de pecador, se apegar no amor de Cristo e fortalecer nossa fé em seus braços, nos debruçar sobre seus ensinamentos, para que sejamos guardados em pureza, não pela aparência, mas em nosso íntimo, para que tudo o que é externo seja reflexo de nosso interior, puro, belo e agradável aos olhos de Deus que nos vê no secreto.

 

Quarta-feira, 20 de setembro de 2023- Mateus 18: 13-14 – Encontrar o caminho! - PDF

“E, se a encontrar, eu lhes digo a verdade: ele se alegrará por causa dela mais que pelas noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, não é da vontade de meu Pai, no céu, que nenhum destes pequeninos se perca.” (Mateus 18: 13-14)

Deus nos ama, mesmo quando nos desviamos para o pecado. Deus sai em nossa busca e fica feliz quando uma de Suas “ovelhas” se arrepende e volta para Ele. E com esse exemplo devemos ajudar a buscar os irmãos que se afastam do Pai.

Quinta - feira, 21 de Setembro de 2023 - Mateus 18: 15 - O pecado do irmão - PDF

“‘Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você terá ganho seu irmão.’ " (Mateus 18: 15)

Amar o próximo, significa não apenas cuidar, ter afeto e carinho, mas, também, corrigi-lo nas adversidades. Por diversas vezes nos deparamos com situações, as quais testemunhamos pessoas cometendo erros, mentindo, difamando, e em grande parte dessas situações nos abstemos de comentários ou correções, porém Deus nos aconselha a sempre mostrar o caminho que conhecemos à todos os que nos rodeiam. E mais, Jesus nos diz para falarmos com essas pessoas em particular, no íntimo de cada um, não precisamos expor a pessoa ou a situação apenas para que ela aprenda o correto. Há tempo e lugar para tudo.


Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023 – Mateus 18: 32-33 – Perdão - PDF

"[...] 'Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’". (Mateus 18: 32-33)

Jesus entregou a Sua própria vida, para nos salvar de nossos pecados. Deus perdoa-nos constantemente, sabendo de nossas fraquezas, única e exclusivamente por nos amar. Então, por que nós não perdoamos nossos irmãos? Por que nós nos sentimos no direito de guardarmos rancores e mágoas? Que possamos seguir o exemplo de nosso Senhor e perdoar o próximo de todo o coração.

Sábado, 23 de Setembro de 2023 - Salmos 139: 2-6 – A presença de Deus - PDF

"Sabes de tudo o que eu faço e, de longe conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando, tu sabes tudo o que eu faço.  Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que eu vou dizer." (Salmos 139: 2-6)

Deus nos conhece por inteiro, Ele sabe de tudo aquilo que está em nossos corações, sabe quantos fios de cabelo nós temos, conhece a nossa essência, mas do que nós mesmos. Portanto, devemos confiar e amá-lo, como Ele nos ama e nos cuida. Sentir cada dia mais presença dEle em nós e em nossa vidas.