sábado, 28 de março de 2020

Devocionais para o período de 29 de março a 4 de abril de 2020


Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
   missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Domingo, 29 de março de 2020 - Filipenses 3:8,9 - Comunhão de vida e de destino (PDF)
O ressuscitar para vida nova está no identificar-se com Cristo, esquecendo todo o resto (as leis, títulos de glórias, coisas materiais, conquistas físicas, etc.) que são “prejuízos” ou “lixos”. O identificar-se com Cristo é uma vida vivida na entrega, no dom, no amor, que se faz serviço aos outros, ao jeito de Cristo, e conduz à ressurreição, à vida nova. “Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé” Filipenses 3:8,9. Qual é o “lixo” que me impede de nascer, com Cristo, para a vida nova?
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira 30 - Filipenses 1:27 - Cidadania (PDF)
Toda situação nova traz um pouco de insegurança. Nosso instinto de sobrevivência é muito forte e, às vezes, faz com que nos apeguemos até a situações ruins, uma vez que tudo sempre pode piorar... Simplificando, talvez seja sempre o medo da morte, a grande desconhecida, que fale mais alto. Afinal, qualquer mudança, de certo modo, é a morte do antigo. Há muitas passagens sobre isso na Bíblia. Como perceber a participação de Jesus nisso? Ele disse que não veio para derrubar a antiga lei, mas para dar uma nova interpretação para ela, mais inclusiva e amorosa. Viver em Cristo é realidade de vida boa e esperança de salvação. Nas palavras de Paulo e Timóteo: “[...] para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro" Filipenses 1:21. Nestes tempos de pandemia, uma maneira de manter a saúde é "orar e vigiar", conselho muito repetido na Bíblia e, como Paulo e Timóteo também escrevem: "Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo" Filipenses 1:27.
= = = = = = = = = = =
Terça-feira 31 de março de 2020 - Salmos 143:8 - Confiança em Deus (PDF)
“Peço que todas as manhãs tu me fales do teu amor, pois em ti eu tenho posto a minha confiança. As minhas orações sobem a ti; mostra-me o caminho que devo seguir!” Salmos 143:8
Qual o nível de intimidade que estamos tendo com o nosso Criador? Conversamos com Ele como conversamos com as pessoas em que confiamos? O Salmista, nesse pequeno verso, nos mostra que a sua intimidade com Deus é constante, ensina-nos a manter esse diálogo o tempo todo, orando e colocando nossas vidas nas poderosas mãos de Deus. Ele sabe de tudo e tem um propósito para todos aqueles que confiam sua vida a Ele. Jesus restaura sonhos, vidas e planos. Basta colocá-lo no começo que ele se encarregará de tudo o que vier.  Uma ótima e abençoada semana.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 1 de abril de 2020 - Jeremias 32:40,41 - Misericórdias do Senhor (PDF)
Às vezes nos afastamos de Deus e somos provados por Ele, passamos por situações complicadas, porém em Jeremias 32: 40-41 o Senhor nos diz: “Estabelecerei com eles uma aliança permanente: jamais deixarei de lhes fazer o bem. Porei em seu coração o desejo de me adorar, e eles nunca se afastarão de mim. Terei alegria em lhes fazer o bem e os plantarei nesta terra firmemente de todo coração”. Apesar de adversidades surgirem em nossas vidas, sabemos que teremos sua misericórdia, apenas temos que buscar nos apresentar com um coração puro, e entender que se Ele permitiu que passemos por uma provação, Ele também sabe que somos capazes de vencer isto, precisamos entender que temos uma relação de pai e filho, e justamente por meio deste amor seremos guiados, abençoados e sustentados.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 2 de Abril de 2020 - Colossenses 3:23 - Adoração (PDF)
Precisamos nos esforçar para agradar a Deus acima de todas as coisas. Que esse objetivo
seja a coisa mais importante nos nossos dias. Cada dia nos são apresentadas várias
escolhas. Normalmente ignoramos muitas dessas decisões e, assim, agimos no piloto 
automático. Sem um foco para nos guiarmos, acabamos nos perdendo no caminho. Por isso 
é fundamental permanecermos em comunicação com Deus, vivendo em consciência grata de
Sua presença. “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, não 
para os homens” Colossenses 3:23. 
Texto extraído e adaptado do livro: Jesus está ao seu lado, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = =
Sexta- feira, 3 de abril de 2020 - Salmo 31:9-16 - Tenha fé (PDF)
Em Salmos 31:14-15 está escrito: Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus. O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.” Nesse sentido, podemos refletir sobre a fé que permite entregarmos nossas vidas e nosso futuro nas mãos de Deus. Estamos passando por momentos de aflições e incertezas, porém, hoje Deus nos convida a meditar sobre a sua palavra, na qual podemos encontrar forças para seguir em frente mesmo diante das dificuldades e preocupações. Deus é a nossa força e a nossa fortaleza, portanto, é necessário que acreditemos que quando entregamos nossa vida para Ele, Ele fará o melhor para nós, pois Deus honra todo aquele que acredita e confia Nele. Portanto, que nossa fé não seja abalada diante das aflições, mas que ela cresça para que possamos vencer nossas batalhas diárias.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 4 de abril de 2020 - Marcos 1:26,27 - Somos luz em meio às trevas (PDF)
“O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: ‘O que é isto? Um novo ensinamento e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!’” Marcos 1:26,27.
Em nossas vidas somos frequentemente assombrados pelas tentações e maldições do mundo, agindo assim por um inconsciente tomado de trevas e escuridão, mas todos nós temos luz, e podemos ser luz que afasta as trevas. Para isso, precisamos retirar as trevas que temos em nós, e aquele capaz de fazer é o Cristo; logo, n'Ele somos repletos dessa luz q Ele próprio irradia. Portanto não nos fechemos para Deus, e deixemos que Ele possa agir em nós e através de nós, para sermos instrumentos nas mãos d'Ele e iluminar o mundo.