sábado, 15 de fevereiro de 2020

Devocionais para o período de 16 a 22 de fevereiro de 2020





Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 16 de fevereiro de 2020 - Deuteronômio 25:13-15 - Pesos e Medidas (PDF)

A expressão "Dois pesos e duas medidas" é comum, embora nem sempre seja realmente considerada. É muito difícil conseguirmos julgar a nós mesmos e aos que nos são queridos da mesma maneira que julgamos a pessoa desconhecida.  Independentemente dos limites de nossa compreensão e de nossa capacidade de julgamento, não podemos fazer distinção entre as pessoas, como o próprio Jesus não fez. Pensando nisso, conclui-se que apenas duas abordagens no momento de julgar podem ser aceitáveis: considerar a todos (inclusive nós mesmos) como se fossem desconhecidos, ou considerar a todos como se fossem pessoas amadas. Qual abordagem seria aconselhada por Jesus? Qualquer cristão sabe essa resposta. Não quer dizer que seja fácil, mas é o certo. Julgar sempre com amor e compaixão, para que o bem se sobressaia. Mas, independentemente da abordagem escolhida, lembre do que nos ensina a Bíblia: "Não tenham na bolsa dois padrões para o mesmo peso, um maior e outro menor. Não tenham em casa dois padrões para a mesma medida, um maior e outro menor. Tenham pesos e medidas exatos e honestos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá" Deuteronômio 25:13-15.
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020 - Tiago 1:2-4 - Provação (PDF)
Muita gente já recebeu de alguma forma a mensagem sobre a pessoa que, vendo o esforço da borboleta para sair do casulo, tirou-a de lá. Sem ter feito o esforço para sair, sua circulação não foi estimulada, suas asas não foram irrigadas e ela não conseguiu voar. As dificuldades que passamos não são agradáveis, com certeza, mas elas nos ajudam a crescer. Se tivéssemos desistido ante a dificuldade de aprender a ler, por exemplo, quanto teríamos deixado de avançar ou quantas dificuldades estaríamos passando agora? Todos os eventos da nossa vida oferecem a oportunidade de amadurecermos mais; basta tomar a decisão de aceitar os desafios confiando que Deus é fiel, e não permitiria algo que não pudéssemos enfrentar. Como Tiago escreve em sua carta: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte" Tiago 1:2-4.
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020 - Salmos 119:10-11 - Guardo a tua palavra no coração (PDF)
Deus é bom e justo, e sua palavra é perfeita para tudo na nossa vida aqui na terra; “Pois toda escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” II Timóteo 3:16-17; se nos apegarmos fielmente em buscar a sua instrução dificilmente ficaremos sem chão nas adversidades da vida, pois sempre haverá uma resposta, uma instrução; seja para a ação, seja para esperar o agir d’Ele como solução. O salmista encontrou essa sabedoria e nos ensina a buscar sempre estudar a palavra de Deus para não pecarmos contra Ele e, consequentemente, não pecarmos contra o nosso próximo, saber o que fazer em diversas situações difíceis que vivemos ao longo da nossa vida; assim está em Salmos 119:10-11: “Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.” Guardar a palavra d’Ele é estudar constantemente o nosso manual de vida: a Bíblia, nela encontraremos as respostas, exemplos de vida, conselhos, promessas de uma vida correta e em abundância, uma vida em Cristo Jesus.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020 - Salmos 119:105 - Luz que me guia (PDF)
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" Salmos 119:105
Nos momentos de aflição nos quais nos sentimos sozinhos, sem apoio das pessoas que nos cercam, devemos confiar no Senhor, que sempre será o único que estará conosco em todos os momentos da nossa vida. Que Ele nos guie e nos ilumine durante nosso caminho para sermos sábios nas escolhas diárias que fazemos, que a sua palavra seja luz e clareie as dúvidas, questionamentos, problemas que surgirão ao longo da nossa vida.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020 - Provérbios 28:13 - Perdão (PDF)
Perdão é algo divino. Devemos associar o perdão com a palavra perder, ou seja, perder algo, desprender-se de algum sentimento como a mágoa, raiva, tristeza... Enfim, precisamos fazer nossa parte para não carregarmos esses sentimentos e aflições, precisamos demostrar arrependimento. “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” Provérbios 28:13.
Cristo ensinou o princípio de que quanto maior o perdão, maior o amor. Às vezes é no “fundo do poço” da vida que as pessoas começam a buscar mais a Deus, acabam se tornando mais dependentes dEle, mais fiéis. Porém qualquer pessoa que se render completamente a Cristo conhecerá o “fogo” e a alegria da presença Dele em nossas vidas.
“Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado” Lucas 7:47.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 - 1 Coríntios 13:13 - Amor (PDF)
Vários versículos da Bíblia falam sobre o amor, e um dos mais significativos é João 3:16: “Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16. Precisamos sempre tentar amar ao próximo em todas as situações, fáceis ou difíceis, e tornar isso um hábito, começando pelas pequenas ações como não julgar, servir ao próximo e ter empatia. Façamos um empenho para que prevaleça sempre o amor, pois o amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Conforme está escrito: "Três coisas, na verdade, permanecerão: a fé, a esperança e o amor, e a maior delas é o amor" 1 Coríntios 13:13.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 22 de fevereiro de 2020 - Romanos 12:7 - Servir (PDF)
"Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos" Romanos 12:7.
Você deve saber onde está seu coração para, então, poder servir melhor, ali estará seu amor e dedicação para com as obras de Jesus, honrando os dons que a nós foram concedidos. Cada um de nós recebeu um dom; somos solo fértil pronto para gerar algo bom. O dom em nós é como semente que, se não for cuidada, pouco a pouco se desfaz. Busquemos primeiramente agradar ao coração de Deus, servindo com amor, sem a busca de coisas terrenas. "[...] até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente" Marcos 10:45.