sábado, 7 de março de 2020

Devocionais para o período de 8 a 14 de março de 2020





Domingo, 8 de março de 2020 - Marcos 16:15 - Anuncie a Boa Nova! (PDF)
Quem é cristão recebe algumas atribuições. Uma delas é pregar o evangelho. Essa palavra significa "boa nova". A boa nova pode ser expressa de várias maneiras, mas deve envolver o anúncio de que Jesus se sacrificou por nós, e que agora todos nós temos esperança de salvação. No livro de Apocalipse (que significa "Revelação") está escrito que Jesus pediu que João escrevesse sobre tudo o que ele já tinha visto, o que estava acontecendo e até mesmo sobre o que haveria de acontecer, para divulgar a todas as igrejas daquela época. Jesus já tinha dado essa missão no livro de Marcos, capítulo 16, versículo 15: "[...] vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas". Quando Jesus veio e ensinou, quando ele se sacrificou, não estava pensando em uma pessoa específica, ou em um grupo pequeno. Ele queria salvar toda a humanidade! Mas naquela época não era possível alcançar toda a humanidade e, mesmo que fosse, seria necessário deixar a mensagem para quem viesse depois, como é o nosso caso. Por isso Jesus instituiu a estratégia de ter multiplicadores dos seus ensinamentos. Você tem conversado com as outras pessoas sobre Jesus?
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 9 de março de 2020 - Hebreus 3:1,2 - Responsabilidades (PDF)
Jesus era especial, por ter vindo com uma missão especial. Mas, para poder passar credibilidade no que veio dizer, fez-se humano e passou quase tudo o que um ser humano passa: dor, tristeza, solidão, tentação... Jesus foi tentado mas não cedeu. Isso é um exemplo valioso de como podemos (e devemos) agir. Em todas as oportunidades, ele dava graças. Em todos os momentos, ele agradecia e compartilhava. Não importa se não vamos conseguir ser como Jesus. Podemos nos esforçar e evoluir sempre, apesar de nossas limitações. Precisamos lembrar que, assim como Moisés ficou responsável pela casa de Deus, nós também várias responsabilidades: cuidar do nosso corpo, que é o templo onde habita nosso espírito, cuidar dos irmãos, que são a verdadeira igreja etc. Conforme ensina a Bíblia: "[...] irmãos santos que participam do chamado celestial, considerem atentamente a Jesus, que declaramos ser Apóstolo e Sumo Sacerdote. Pois ele foi fiel àquele que o designou, assim como Moisés serviu fielmente quando lhe foi confiada toda a casa de Deus" Hebreus 3:1,2
= = = = = = = = = = =
Terça-feira 10 de março de 2020 - Isaias 40:29-31 - Recompensa pela obediência a Deus (PDF)
Sofrer, tropeçar, cair; Isto também é aprender, isto é vida e sim, Deus permite que passemos por momentos assim. E são eles que nos permitem ver e sentir o agir d’Ele em nossa vida.
Às vezes precisamos crescer para baixo, criar raízes fortes; para depois ficarmos inteiros, prontos para enfrentar os desafios, firmes para suportarmos qualquer vendaval como a casa construída na rocha (Mateus 7:24-26). Deus faz tudo no tempo certo. E ele nunca nos abandona. Por isso, passe o que passar, saiba que Ele está ali do seu lado ajudando você a crescer. Mesmo que pareça, no princípio, que você não tem força, que você não tem brilho, que você não consegue, Deus está te ajudando a fortalecer suas raízes. São elas que vão pôr você em pé; aconteça o que acontecer, não desista de você, pois Deus nunca desiste de nós. E aqueles que confiam no Senhor têm a sua recompensa. Como disse Isaías: “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” Isaías 40:29-31
Devocional extraído e adaptado das reflexões diárias -  Tatiana Antunes
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 11 de março de 2020 - Salmos 128:1-2 - Respeito à palavra (PDF)
“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos. Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero” Salmos 128:1-2.
Quando respeitamos a Deus e suas vontades em nossa vida muitas coisas boas acontecem, porém é necessário ter sabedoria para entender aquilo que Ele quer de nós. As informações que bombardeiam nossas vidas diárias podem ser distrações que acabam nos afastando de Deus se não tivermos discernimento daquilo que desejamos ter com Ele. Mas Ele é amor e nunca desamparará seus filhos, por isso sabemos que podemos recorrer sempre aos braços do nosso Pai amado.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 12 de março de 2020 - Mateus, 10:42 - Reconhecimento (PDF)
Às vezes nos aborrecemos porque as pessoas não demonstram reconhecimento pelos nossos méritos. Reclamamos do trabalho, da família, reclamamos sempre porque entendemos que somos injustiçados. Se fizermos mais do que nossa obrigação, isso nos dará maior crédito diante de quem está nos avaliando. Jesus disse, no evangelho de Mateus, no capítulo 10, versículo 42: "... quem, apenas por ser meu seguidor, der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a recompensa". Agindo com retidão e justiça, receberemos nosso reconhecimento.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 13 de março de 2020 - Romanos 3:22 - A justiça Divina (PDF)
Em Romanos 3:22 está escrito: “[...] a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença”. Nesse sentido, podemos entender que Deus é amor e que, independentemente dos nossos pecados, quando cremos somos salvos pela fé! O amor de Deus por nós é maior do que qualquer erro que cometemos. Deus é justo e misericordioso para com todos, perante a Deus não existe diferença, distinção ou exceção. Deus acolhe e age no coração daqueles que pela fé buscam estar conectados e próximos a Ele.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 14 de março de 2020 - Salmos 148:14 - Louvem a Deus (PDF)
“Aleluia! Todos os que estão nos céus, louvem o SENHOR Deus nas alturas!” (v.1)
No Salmo 148, diz a todos os seres que louvem a Deus, pois tudo o que ele fez e faz é para o bem de todos.
Como não aplaudir uma boa palestra!? Como não agradecer por uma boa ação!? Como não desculpar um perdão!? Como não elogiar um bem feito!? Assim como é feito aqui na terra devemos fazer com aquele que está lá no céu, aquele que tudo criou, tudo fez e por nós sofreu. As vezes damos mais valor por aquilo que está aqui na nossa frente, mas Deus também está aqui perto de nós, auxiliando no nosso dia, fazendo de tudo para que possamos tomar as decisões certas, para que nosso dia seja melhor cada vez mais.

Assim como repete no versículo 14 “Ele fez com que a sua nação ficasse cada vez mais forte, e por isso o louvam todos os seus servos fiéis, o povo de Israel, a quem ele tanto ama. Aleluia!”