terça-feira, 3 de setembro de 2019

Devocionais para o período de 8 a 14 de setembro de 2019






Domingo, 8 de setembro de 2019 - Salmos 113:5,6 - Deus se importa com você! (PDF)
Nosso Deus é maravilhoso! Não importa o que aconteça, ele sempre estará pronto a nos ajudar, a nos ouvir e nos resgatar. Ele se preocupa conosco, mesmo sendo pequenos e sem muita coisa a oferecer. Ele nos ama e conhece nosso potencial, investe diariamente em nós, dando a chance de sermos melhores, de aprender, de amar o próximo, de amadurecer. Um relacionamento saudável depende de intimidade, e Deus nos dá a oportunidade de sermos íntimos dele a todo o momento; nós só precisamos querer e ter a iniciativa de aceita-lo em nosso dia a dia, pois ele procura por nós, ele se inclina sobre a terra para nos encontrar e contemplar sua criação. Assim como diz em Salmos 113:5,6: “Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra?” Salmos 113:5,6.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 9 de setembro de 2019 - João17:17 - Santificados pelo poder (PDF)
Santificação é o processo de modelagem pelo qual a essência da imagem e semelhança de Deus, desonrada pelo pecado, vai sendo regravada no coração do homem. A santificação é operada pelo Espírito Santo de Deus e leva em conta a renúncia do “eu”, desejos e vontades da carne, pela decisão incondicional de seguir a Cristo. Sabemos que a verdade que Deus quer para nossa vida é essa, que sejamos alicerçados nesta verdade, que sejamos santificados pelo poder dEle. Como está na Bíblia: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade“ João17:17.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 10 de setembro de 2019 - João 3:16 - Relacionamento (PDF)
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” João 3:16.
Neste versículo, podemos ver que o Pai deu seu único e amado filho para morrer em favor de nós seres humanos pecadores.
Mesmo Deus não precisando de nós, e não precisando ser relacionar conosco, vemos que Ele sente amor por nós; e é um amor tão grande ao ponto de dar seu único filho, para que tivéssemos acesso direto a Ele.
Isso nos mostra que Deus é um Deus pessoal, Ele nos dá o privilégio de conversarmos com Ele, e de termos intimidade com Ele.
Deus é pessoal, Ele cuida de mim e de você e quer se relacionar comigo e com você de maneira única. Portanto, saia um pouco do celular e da internet, isole-se em algum momento e tenha Deus como seu melhor amigo.
Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito - Propósito Cristão”
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 11 de setembro de 2019 - João 15:5 - Frutos (PDF)
“[...] eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma” João 15:5.
Jesus diz que quem permanecer nele produz muito fruto. A pergunta que podemos fazer é “o que de fato é esse fruto?” Acreditamos que a grande maioria irá dizer “multiplicação de discípulos”, e realmente também é isso, mas não é só isso. Existem outros frutos que Jesus menciona no texto. Porém, queremos chamar atenção para apenas um. No versículo 11 Jesus diz: “Eu lhes disse estas coisas para que fiquem repletos da alegria. Sim, sua alegria transbordará!” João 15:11. Isso significa que permanecer na videira verdadeira, permanecer em Jesus, nos faz completamente felizes! Antes de pensarmos em multiplicar discípulos, precisamos estar plenamente satisfeitos em Jesus. Estarmos feliz em Jesus.
Que possamos refletir durante o nosso dia, semana, mês, e aproveitamos para desejar a você que seja muito feliz em Jesus! Comece fazendo orações de gratidão a Jesus por mais uma semana que se inicia, mas principalmente porque como Ele diz no versículo 5, sem ele nada podemos fazer. Somos apenas galhos secos. Louve ao nosso Deus esta manhã e seja completamente feliz. Amém!
Extraído das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 12 de setembro de 2019 - Salmos 107:1 - Gratidão (PDF)
Passamos por muitos momentos na nossa vida, um deles é o momento de ingratidão. É triste, né? De vez em quando gastamos nosso tempo em reclamações, anseios e insatisfações. Mas quando olhamos ali na essência do nosso Senhor entendemos tudo o que ele nos dá, acho que as reclamações meio que se tornam toscas. Já tive momentos de gratidão por resposta de oração, pelo cuidado de Deus e mesmo por minhas dificuldades nem serem assim tão difíceis. Tudo isso me faz pensar que tenho um Pai que realmente quer me dar o melhor e sabe onde me colocar e até onde devo ir. Ainda assim, o que mais tem me feito agradecer diariamente é o fato de Deus me amar. O Salmo 107:1 diz: "Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre" Salmos 107:1
Extraído e adaptado de http://www.emdeusesperando.com.br/tag/gratidao/
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira 13 de setembro de 2019 - Mateus 14:26-27 - Segura na mão de Deus (PDF)
“E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais” Mateus 14: 26-27.
Nesse capítulo em Mateus, Jesus manda os discípulos para o outro lado do mar, enquanto ele próprio despediria as multidões. O destaque no evangelho de hoje vai para o barco agitado pelas ondas e pelo vento. Numa primeira fase, o “barco” simboliza a Igreja, em segundo lugar simboliza a sua vida quando chega o momento das tentações e problemas de vários tipos.
Quando Jesus se aproxima, caminhando sobre as águas, Pedro caminha sobre as águas, que a tradição passou a cultuar como figura proeminente na Igreja. A vacilação de Pedro ao andar sobre as águas, entre a fé e a dúvida, induz as comunidades a compreenderem a importância de uma fé firme e decidida em Cristo como o tudo em todas as circunstâncias. Jesus, em alta madrugada, vai até os discípulos, andando sobre a água. Os discípulos pensam que Jesus é um fantasma, e gritam de medo. Jesus, porém, os tranquiliza, dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. Tudo isso mostra que os discípulos ainda não cresceram na fé. Pedro, o líder dos discípulos e futuro chefe de todas as comunidades, faz um desafio: ir até Jesus, andando como ele sobre as águas, isto é, participando da sua divindade. Para isso é preciso fé grande, entrega total. O que não acontece, pois Pedro teme, duvida, e começa a afundar. O que Jesus diz para Pedro vale para todos nós: “Homem fraco na fé, por que você duvidou?” Também nós duvidamos quando as coisas ficam difíceis e os ventos se tornam contrários, prova de que ainda não confiamos em Deus e no seu projeto. O vento cessa logo que Jesus entra na barca. Por quê? Dizem que no olho do furacão reina completa paz. Com Jesus em nosso meio estamos no olho do furacão: ao redor tudo gira e ameaça, mas nós permanecemos calmos, certos de que o projeto de Deus, realizado por Jesus, é e sempre será vitorioso. As comunidades, ao longo da história, passam por tribulações sofrendo repressões. Pode-se chegar ao desânimo, com o sentimento de abandono por parte de Deus. Se assim acontecer, submerge-se no oceano do mundo dominado pelos poderes fundados sobre as riquezas acumuladas, que desprezam a vida dos pobres e pequeninos. Contudo Jesus está presente. Não há o que temer, pois Jesus é a fonte da vida e a luz para o nosso caminho, e é a força propulsora da nova criação, do mundo novo possível.
Extraído e adaptado de https://homilia.cancaonova.com/homilia/socorro-senhor-1422-36/
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 14 de agosto de 2019 - Efésios 3:20 - Seja Grato! (PDF)
Sabemos que a nossa mente é fraca demais e, se não tomarmos cuidado, acabamos pecando. Hoje não conseguimos orar por muito tempo, assim como aconteceu com os discípulos. Enquanto Jesus orava, e eles acabaram dormindo em vez de ficarem em vigilância. Muitas vezes estamos sendo como esses discípulos, estamos dormindo em vez de vigiar. Vejamos bem, hoje estamos cheios de “argumentos” em vez de levar a verdade que liberta e que muitos de nós desviamos. Sabemos que a hora é chegada, e mesmo assim não falamos nada para o bem do nosso próximo, e muito menos para nós mesmos. Vigiamos tanto a vida de certas pessoas em nossa volta, que não somos capazes de rever nossos erros, e permitir o nosso conserto com Deus.
Já passou da hora de vigiarmos. Vamos manter a nossa vida em oração. Uma conexão diretamente com Pai, “Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” Efésios 3:20,21.
Extraído de @propositocristão.