quinta-feira, 11 de abril de 2019

Devocionais para o período de 14 a 20 de abril de 2019




Domingo, 14 de abril de 2019 - Salmos 69:5 - Deus é a coragem dos pobres (PDF)
“Mais que os cabelos da minha cabeça são os que me odeiam sem motivo, mais duros que meus ossos são os que injustamente me atacam. Deveria eu devolver aquilo que não roubei?”
O Salmo 69 é a súplica de um inocente injustamente acusado que não tendo mais a quem recorrer busca refúgio e justiça no tribunal de Cristo. Quantas vezes em nossas vidas criticamos as pessoas sem fundamento ou apontamos falhas, criamos ataques e intrigas contra aqueles que são inocentes. Muitas vezes buscamos a solução dos nossos problemas colocando a culpa em outras pessoas. O contrário também acontece: somos acusados injustamente e sofremos com isso, porém não podemos desanimar e perder a confiança em Deus, pois é por causa da nossa fidelidade a Deus e ao projeto dele em nossa vida que acabamos nos tornando alvos dessas acusações e condenações. Mas a promessa de Deus é que os pobres e fracos serão libertados, encorajando a todos a confiarem em sua palavra.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 15 de abril de 2019 - Mateus 26:75 - Deus sabe de tudo (PDF)
Muitas vezes em nossa vida nós negamos Jesus, fingimos que não conhecemos seus mandamentos, suas palavras, seus ensinamentos. Nossa fé a todo tempo é testada pelas coisas do mundo e na maioria das vezes não conseguimos nos manter na caminhada com Deus. Renunciamos a Ele por coisas pequenas e ignoramos a sua sabedoria. Somos tolos em achar que Deus não sabe das coisas e que podemos enganá-lo com falsas palavras. Deus conhece nosso coração, sabe de tudo e vê tudo, antes mesmo de acontecer. Não seja como Pedro que, nesta passagem, ignora Jesus: “Depois foi para a entrada do pátio. Outra empregada o viu e disse às pessoas que estavam ali: ‘- Ele estava com Jesus de Nazaré’. Pedro negou outra vez, respondendo: ‘- Juro que não conheço esse homem!’” Mateus 26:71-72. Essa passagem nos faz pensar: quantas vezes negamos Jesus?! Não é mesmo. Deus é onisciente, onipotente e onipresente e Ele nos lembra nesta passagem que “[...] Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: ‘Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. Então Pedro saiu dali e chorou amargamente’” Mateus 26:75.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 16 de abril de 2019 - 1 Coríntios 1:18 - A mensagem da Cruz (PDF)
"Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus."
A Cruz, quando olhamos para ela qual a reflexão que fazemos? Que amor é esse? A mensagem que ela nos deixa é que Deus nos ama incomparavelmente a ponto de enviar seu filho para que ele seja o sacrifício que nos liberta. Seu sangue naquela Cruz nos permite hoje termos uma vida com Deus. Pode parecer loucura que Deus filho se fez homem para viver, sofrer e morrer para que seres humanos pecadores fossem salvos. Algumas pessoas podem nos questionar a respeito da nossa fé em Cristo, mas como Paulo escreve acima em I Coríntios 1:18, a cruz é a nossa salvação, é o poder de Deus. Durante essa semana a comemoração da Páscoa estará mais evidente, veremos muitas propagandas por conta do comércio, comemorações etc. Convidamos a todos a refletir sobre o sacrifício feito naquele madeiro, sobre a ressureição de Cristo, sobre a promessa que nos foi feita e que nos sustem durante essa vida terrena. Através desse sacrifício temos a boa nova da vida eterna ao lado daquEle que morreu por nós e hoje vive ao lado do Pai.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 17 de abril de 2019 - Salmos 112:6 - Não se abale (PDF)
Deus está treinando você na paciência. Muitas coisas interrompem sua consciência na presença de Deus. Ele sabe que você vive em um mundo de imagens e sons, mas não pode ser escravo desses estímulos. Você é capaz de continuar consciente de Deus em todas as circunstâncias, não importa o que aconteça. Esta é a paz que Ele lhe deseja. Não deixe que eventos inesperados tirem você do caminho. Reaja com calma e confiança, porque Deus está sempre com você. Conforme a Bíblia ensina: O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele” Salmos 112:6.
Texto extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 18 de abril de 2019 - João 3:3 - Nosso renascimento (PDF)
Você já nasceu de novo? Será que já fizemos essa pergunta para nós mesmos? Ao nascer de novo, você certamente terá Cristo em tudo que fizer, você sempre pensará como Cristo faria, como Cristo agiria. Ao nascer de novo, você deixará de ser como você, você abandonará as coisas do passado. Cristo já fez o suficiente para pensarmos sobre o nosso nascimento, Ele se rendeu a nós e preferiu nos salvar. Ele não pede que você tenha dó, tenha pena dEle, Ele pede que você reconheça o quanto Ele é grande e sua grandeza pode nos mudar completamente. Renascer é questão de escolha, renascer é questão de amor. Em João diz: "Jesus [...] disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3:3.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 19 de abril de 2019 - Lucas, 9:60; Marcos 12:27 - Deus de vivos (PDF)
Quando Jesus estava fisicamente presente, ensinando, curando e realizando milagres, muitas pessoas não aceitaram o que ele tinha para oferecer. Foi preciso que o véu do santuário se rasgasse, que a terra tremesse, rochas se partissem e mortos saíssem dos sepulcros quando ele entregou o espírito para que acreditassem que Jesus era filho de Deus. Com sua morte, Jesus reproduz a primeira páscoa, quando Deus passou pelas casas e matou todos os primogênitos nos lugares que não estavam marcados pelo sangue do sacrifício do cordeiro. Quem não aceitou o sacrifício de Jesus está morto, ainda que continue andando e falando. Foi isso que Jesus mesmo tentou ensinar, conforme está em Lucas, 9:60 e Marcos 12:27: "Jesus lhe disse: 'Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus. Ele não é um Deus de mortos, mas de vivos.'"
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado 20 de abril de 2019 - Mateus 27:59 - Colo do pai (PDF)
“José tomou o corpo, envolveu-o num lençol branco e o depositou num sepulcro novo, que tinha mandado talhar para si na rocha” Mateus 27:59.
Em muitos momentos nos sentimos sozinhos na vida, como se não tivéssemos nada nem ninguém a quem confiar. O ser humano é falho, todos erramos e precisamos de perdão. Por isso não devemos depositar toda a nossa fé no ser humano, mas sim no Senhor. Deus tem o melhor para seus filhos e está sempre pronto para nos pegar no colo, curar o sofrimento e derramar seu amor e luz para um novo amanhã.