quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Devocionais para o período de 2 a 8 de dezembro de 2018






Domingo, 2 de dezembro de 2018 - Salmos 90:9,12 - Brevidade da vida humana (PDF)
Há uma grande diferença entre a eternidade de Deus e a existência transitória e frágil do homem na terra. Para Deus o tempo passa como algumas horas, enquanto para o homem a vida dura 70, 80 anos, isso não é estipular um prazo, mas serve para termos noção da brevidade da vida humana. Não importa quanto tempo passamos na terra, é inevitável que um dia passamos dessa vida para a morte. Isso significa que devemos valorizar o tempo que temos, empregando-o em propósitos corretos. Que saibamos viver a vida com sabedoria, isto é, aproveitando cada momento. "Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio" Salmos 90:9,12.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 03 de dezembro de 2018 - Alegrem-se em Deus - Filipenses 4:4 (PDF)
Alegre-se em Deus sempre! Não importa o que esteja acontecendo, podemos nos alegrar por meio de nossa relação de amor. Este é o segredo para se viver contente em toda e qualquer situação. Muitas pessoas sonham com o dia em que finalmente serão felizes: quando não tiverem dívidas, quando seus filhos não derem mais preocupações, quando tiverem tempo livre e assim por diante. Enquanto sonham acordados, nossas vidas escorrem pelo ralo como um bálsamo precioso que se derrama de garrafas de viradas. Fantasiar sobre a felicidade futura nunca trará satisfação, pois a fantasia é ilusória. Ainda que seja invisível, Deus é muito mais real do que o mundo que nós vemos ao nosso redor. A realidade de Deus é eterna e imutável. Devemos levar nossa vida ao Senhor e Ele irá preencher com uma alegria vibrante. 
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!“ Filipenses 4:4
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 - Isaías 8:16,17 - Nossa esperança (PDF)
Onde colocamos nossa esperança? Como olhamos para os tempos difíceis que volta e meia precisamos passar? Na bíblia há muitos relatos de tempos difíceis. Houve fome, guerra, divisões, mortes, destruição; não muito diferente do que vemos nos tempos atuais. Nesses tempos houve também homens, mulheres, famílias, povos que escolheram, mesmo em meio a tantas dificuldades, colocar suas esperanças em Deus, o criador e, com sua fé e seus exemplos, inspiraram as pessoas a passarem firmes e assim puderam viver as benções já preparadas para aqueles que perseveraram. Esses exemplos registrados na bíblia nos servem para, como eles, colocarmos nossa esperança em Deus, o Senhor, e confiarmos no seu infinito amor e misericórdia. Ele é fiel!
Em Isaías 8:16-17, o profeta pede aos seus seguidores para, como ele, colocarem a sua esperança em Deus: "Guardem a mensagem e lembrem dos ensinamentos que o Senhor me deu. Ele se escondeu do seu povo, mas eu confio nele e nele ponho a minha esperança".  Vamos seguir os exemplos das pessoas que perseveraram. Elas eram como nós, humanos, pecadores, porém cheias de fé e esperança num mundo não muito diferente do nosso, talvez apenas com menos recursos que o atual.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 5 de dezembro de 2018 - Liberdade ou Escravidão? - Isaias 9:6 (PDF)
No livro de Isaías podemos ler a respeito da vinda de Cristo: “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’” Isaías 9:6. Este livro fica no antigo testamento e nele já podemos encontrar as profecias sobre a vinda de Cristo e como ele acabaria com todo o sofrimento. O mais incrível é que Cristo veio, passou seus conhecimentos, morreu para nos salvar e libertar, reconectou-nos com Deus e, mesmo assim, muitas pessoas ainda vivem uma vida de escravidão. Precisamos buscar cada dia mais a Deus para nos livrar das amarras e mentiras do Inimigo. Não deixe que o sacrifício de Cristo seja em vão na sua vida!
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 - Mateus 3:2 - Reconhecimento dos nossos erros (PDF)
Jesus veio ao mundo morrer pelos nossos pecados. Ele não precisava, porém se doou por nós. Através do arrependimento e confissão, alcançamos pela graça o perdão e a libertação do pecado. Ele só nos pediu esses dois fatores.  Parece ser muito fácil, fazer esse passo a passo. Porém, nossa dificuldade é muito maior! Não conseguimos, muitas vezes, reconhecer que estamos errados; ou, às vezes costumamos transferir a culpa, que é nossa, para um terceiro. A terceirização da culpa é muito perigosa e nos traz o engano de que estamos sempre certos. Quando fazemos isso, lesamos a nossa consciência. E aí, vem atitudes que tomamos, como: culpar o próprio Deus, por não ter feito o que você acha que devia ser feito!  Culpar o próximo, por ser mais fácil e tirar o “seu da reta” e culpar o inimigo, por ser o pai da mentira e de todas as coisas que não nos fazem bem. Precisamos nos arrepender e saber que o primeiro passo de mudança é o nosso e de mais ninguém! Em Mateus está escrito: "Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!" Mateus 3:2.
Texto baseado em: http://www.evangelhosemcensura.com.br/2014/12/o-grande-perigo-de-nao-reconhecer-os.html
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 7 de dezembro de 2018 - João 15:18,19 - Amar a Deus ou ao mundo (PDF)
Na Bíblia, encontramos algumas promessas nas quais é difícil de acreditar. Mas, se confiamos mesmo em Deus, temos que entender que basta seguir os ensinamentos que Jesus trouxe, e as consequências vão acontecer naturalmente. No livro de Isaías, lemos que chegará um tempo em que o lobo viverá com o cordeiro, a vaca se alimentará com o urso e seus filhotes se deitarão juntos... Parece impossível. Mas é possível viver em paz, mesmo no mundo cheio de turbulências como se apresenta nos dias atuais. Isso não quer dizer que quem crê em Deus não é tocado pelo mal. Mas a confiança nos faz passar pelas dificuldades com um ânimo que nos mantém saudáveis, como se estivesse tudo bem. Pode não estar, mas estará. Este é um dos grandes ensinamentos da Bíblia. Não devemos deixar as coisas do mundo dominarem a nossa mente. Vivemos neste mundo, mas não podemos aceitar algumas coisas que ele nos oferece. Conforme está na Bíblia: "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia" João 15:18,19.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 8 de dezembro de 2018 - Filipenses 4:19 - Deus suprirá (PDF)
Suas necessidades e as gloriosas riquezas de Deus se combinam perfeitamente. Ele nunca desejou que você fosse autossuficiente. Ao contrário, ele criou você para que precisasse dele não apenas para garantir o pão de cada dia, mas também para satisfazer suas carências mais profundas. Ele moldou com cuidado a sua ansiedade e o seu vazio interior para que esses sentimentos o levassem a Ele. Assim, não tente escondê-los ou negá-los. Tenha cuidado para não tentar amenizá-los adorando deuses menores: pessoas, bens e poder.
Aproxime-se de Deus com todas as suas necessidades, com as defesas baixas e o desejo de ser abençoado. Quando você passa algum tempo na presença de Deus, suas maiores carências são supridas. Alegre-se com suas necessidades, pois elas lhe permitem encontrar a completude ao lado dele.
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” Filipenses 4:19
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Devocionais para o período de 25 de novembro a 1 de dezembro de 2018






Domingo, 25 de novembro de 2018 - Agradeça a Deus - 1 Tessalonicenses 5:16-18 (PDF)
Agradeça a Deus frequentemente enquanto avança por este dia. Essa prática torna possível orar continuamente, como ensinou o apóstolo Paulo. Se você está disposto a orar sem cessar, a melhor forma de fazer isso é agradecendo a Deus em qualquer situação. Palavras de gratidão formam uma fundação sólida sobre a qual você pode construir todas as suas preces. Quando sua mente está ocupada agradecendo a Deus, você não tem tempo para se preocupar ou reclamar. Ao praticar a gratidão com consistência, seus pensamentos negativos vão enfraquecendo cada vez mais. Conforme está na Bíblia: Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:16-18.
========================
Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - O Hoje é um presente de Deus - Salmos 118:24 (PDF)
Aproveitar intensamente cada momento rende dádivas preciosas. Caminhe ao lado de Deus pela estrada da gratidão e você encontrará todas as maravilhas que Ele preparou para você. No mundo em que você vive, as bênçãos e as dores se entrelaçam livremente. Manter o foco nos problemas destrói a vida de muitas pessoas. Elas atravessam um dia cheio de belezas e luz, mas só veem a nebulosidade de seus pensamentos. A falta de gratidão embaça a mente. Como são preciosos os filhos de Deus que se lembram de agradecer o tempo todo! Eles são capazes de atravessar os dias mais sombrios com alegria, porque sabem que luz de presença de Deus ainda está brilhando sobre suas vidas. De acordo com a Bíblia: Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.” Salmos 118:24.
Texto extraído e adaptado do livro Jesus está ao seu lado, de Sarah Young
========================
Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - Louve a Deus - Salmos 100:4,5 (PDF)
Deixe que a gratidão governe seu coração. Quando você agradece a Deus pelas bênçãos presentes em sua vida, uma coisa maravilhosa acontece: é como se escamas caíssem dos seus olhos, permitindo que você enxergue melhor as gloriosas riquezas de Deus. Com os olhos abertos assim, você pode se servir do que quiser na casa dos tesouros de Deus. Cada vez que você receber um dos presentes de Deus, cante louvores em nome dele. “Aleluia” é a linguagem do Paraíso e pode se tornar a linguagem do seu coração. O louvor e a gratidão tornam sua vida cheia de milagres. Em vez de tentar estar no controle das coisas, você se atém a Deus e ao que ele está realizando. É assim que Ele quer que você viva, porque você é a própria imagem e semelhança dele. Leve uma vida de abundância por meio do louvor e da gratidão. Conforme está na Bíblia: Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações” Salmos 100:4,5.
Texto extraído e adaptado do livro Jesus está ao seu lado, de Sarah Young
========================
Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - As maldades são condenadas - Isaias 5:20 (PDF)
Para Deus o certo é certo, e, o que é mau é mau. Não existe meio termo! Durante todo o capitulo de Isaias 5:8-24, Deus fala sobre atitudes ruins: avareza, egoísmo, mentira, orgulho, etc. Deus condena isso por completo: “Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo!” (v.20). Temos que toar cuidado quando damos “um jeitinho” para resolver as coisas, pois muitas vezes, para isso, acabamos passando por cima do que é certo, nos achando “espertos”. Entretanto no versículo 21 Deus diz: “Ai dos que acham que são sábios, dos que pensam que sabem tudo!”.
========================
Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - Isaías 6:3 - A presença que nos enche (PDF)
Já paramos para pensar o quanto Deus é tão poderoso em nossa vida? Em todas as situações Ele está presente, independentemente da situação Ele age, só Ele pode dar o que nós precisamos, só Ele pode nos amar como ninguém amou, pensamos que as coisas mundanas são melhores e sempre buscamos por elas, sempre estamos necessitando de algo, porém, não entendemos que o que mais precisamos é da presença d’Ele. É a presença d’Ele que enche o mundo e que nos enche. O que queremos mais? Ser cheio da presença de Deus é a melhor escolha. E em Isaías diz: “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!”  Isaías 6:3.
========================
Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - Confie em Deus - Provérbios 3:5,6 (PDF)
Deus tem um plano para cada um de nós. Às vezes pode parecer que não, porque muitas coisas se colocam em nosso caminho e dificultam a nossa vida; mas essas coisas fazem parte do plano. Somos testados e motivados para a superação. O fortalecimento sempre vem após um esforço. Deus permite que situações difíceis aconteçam em nossas vidas, para que possamos colocar em prática tudo o que achamos que sabemos. Não se preocupe se parecer que está perdendo; Nós não conseguimos ter um bom julgamento porque estamos muito envolvidos com nossos interesses. Faça um momento de reflexão, e tente lembrar de quantas vezes você já achou que tudo estava indo mal mas, no fim, você obteve um resultado favorável. Se tudo estivesse nas nossas mãos, certamente não seguiríamos os planos de Deus. Isso não significa que passividade é a melhor estratégia, mas que devemos enfrentar as dificuldades com confiança. Conforme está na Bíblia: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Provérbios 3:5,6
========================
Sábado, 1 de dezembro de 2018 - Ame a Deus - Lamentações 3:22,23 (PDF)
Deus ama você com um amor infinito, que flui das profundezas da eternidade. Antes que você nascesse, Deus já o conhecia. Pense no incrível mistério de um amor que o envolve desde antes do seu nascimento e permanece assim além da morte. O homem moderno perdeu a perspectiva da eternidade. Para se distrair das ameaçadoras garras da morte, ele gasta todo seu tempo fazendo coisas sem parar. A prática de ficar imóvel na presença de Deus é quase urna arte perdida, mas é justamente a imobilidade que lhe permite experimentar o amor eterno de Deus. Você precisa saber que ele está ao seu lado para conseguir suportar as tempestades da vida. A melhor proteção contra as dificuldades e os perigos é encontrar momentos de tranquilidade para desenvolver uma amizade com Deus.
Conforme está na Bíblia: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” Lamentações 3:22,23
Texto extraído e adaptado do livro Jesus está ao seu lado, de Sarah Young