sábado, 29 de fevereiro de 2020

Devocionais para o período de 1 a 7 de março de 2020






Domingo, 1 de março de 2020 - 1 Pedro 2:5 - Pedras vivas (PDF)
O que é a igreja? Normalmente, ligamos a palavra igreja à uma construção física, um prédio onde acontecem reuniões. Mas isso é um templo. A igreja de fato é constituída pelas pessoas que decidem ter um lugar fixo para se reunirem para os momentos de adoração. Existem algumas palavras que são sinônimos de reunião: assembleia e congregação, por exemplo. Uma passagem bem conhecida da Bíblia é aquela na qual Jesus expulsa os vendedores que estavam no templo. É normal, onde há reuniões regulares de pessoas, que se desenvolva um comércio. Mas não podemos deixar o foco mudar da adoração para o comércio. O seu corpo é um templo. Quanto você deixa esse templo ser contaminado pelas coisas do mundo? A Bíblia ensina: “... vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” 1 Pedro 2:5.
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira 2 de março de 2020 - Salmo 32:1,2 - Deus Perdoa! (PDF)
É bom saber que Deus perdoa! Nós, como filhos de Deus, devemos perdoar também. Mas não é fácil, já que seres humanos são falhos e, às vezes, repetem os erros. Por isso é que Jesus respondeu que devemos perdoar setenta vezes sete. Quando erramos, uma boa parte da solução consiste em reconhecer e admitir o erro. Alguns podem até ser reparados. Outra parte é fazer um empenho em não errar mais. Pelo menos, não o mesmo tipo de erro. Isso é um sinal de que aprendemos, que evoluímos. A Bíblia recomenda que confessemos os nossos pecados. Para um familiar, um amigo, um pastor, um grupo... Dividir esse peso realmente ajuda. E também se transforma em um compromisso, já que alguém vai poder verificar se o propósito de não errar mais continua valendo. Conforme está escrito: "Como é feliz aquele cuja desobediência é perdoada, cujo pecado é coberto! Sim, como é feliz aquele cuja culpa o Senhor não leva em conta, cuja consciência é sempre sincera!" Salmo 32:1,2.
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 3 de março de 2020 - Salmos 32:8;10 - Ele ensina, Ele guia e orienta (PDF)
Quantas vezes nos pegamos sem saber o que fazer, em meio a milhões de pensamentos, dúvidas. O medo de fazer escolhas erradas, a ansiedade de querer resolver logo aquilo que nos tira o sono e, entre muitos questionamentos, vamos vivendo e esquecendo de consultar Aquele que tem o controle de tudo, que sabe de todas as coisas. Se buscássemos a vontade de Deus antes de todas as coisas que buscamos aqui nesta vida, creio que seríamos mais leves, teríamos mais sabedoria e serenidade em fazer escolhas, resolver problemas, decidir como viver. Pena que sempre deixamos essa busca quando não temos mais opção e nos vemos perdidos em meio as turbulências diárias que vivemos. Deus é bom e cuida de nós o tempo todo! Porque é tão difícil descansar n'Ele?? O Salmista nos ensina "O Senhor Deus me disse: Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo" Salmos 32:8 e no versículo 10 ele completa "Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o Senhor, são protegidos pelo seu amor." Durante o dia de hoje, permita-se confiar 100% em Deus, deixe que Ele cuide de tudo aquilo que te angustia e veja que Ele é bom o tempo todo em toda e qualquer situação.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 4 de março de 2020 - Marcos 8:31 - Até Jesus padeceu (PDF)
"[...] começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria" Marcos 8:31.
Para nós, seres humanos, é difícil imaginar alguém se entregando por completo por amor ao seu próximo, não apenas em suas ações, mas se entregar à morte para que pudéssemos viver em sua infinita graça. Jesus foi assim: a maior prova de amor que já existiu foi ele pagar por nossos pecados, para que pudéssemos viver em plenitude. Todos os momentos que de sofrimento que Ele passou já eram profecia em sua vida, mas tudo foi sarado quando Ele ressuscitou ao terceiro dia, para nos mostrar que, apesar das adversidades, sempre haverá bênçãos e que acima de tudo Cristo estará conosco.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 5 de março de 2020 - João 15:20b - Perseguição (PDF)
Algumas vezes, seguir a Jesus Cristo não é a coisa mais popular a se fazer. Seguir a Jesus pode significar que nós seremos tratados como “alguém que está sobrando”. Ser cristão pode significar que vamos experimentar perseguição e rejeição. O mundo perseguia e rejeitava Jesus Cristo, então é de se esperar que algumas pessoas nos tratem do mesmo jeito. Deus sempre nos dará sua proteção, sempre estará do nosso lado; basta aceita-lo e ama-lo. Porém, é importante saber que haverá momentos em que estar ao lado de Cristo pode significar oposição. “Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês” João 15:20b.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 6 de março de 2020 - Salmo 51:1 - Deus é misericordioso (PDF)
No Salmo 51, Davi faz uma confissão a Deus e diz: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões" 51:1. Como seres humanos fracos e pequenos, estamos diariamente sujeitos a pecar e a não agir conforme os ensinamentos de Deus. Estas atitudes juntamente com a falta de oração e reflexão nos deixam cada vez mais distantes de Deus e assim ficamos mais suscetíveis ao erro e ao pecado. Porém, quando nos damos conta de que nossa atitude não foi condizente com o que Deus espera e nós nos arrependemos verdadeiramente, Deus, na sua infinita misericórdia, perdoa e esquece esses nossos pecados. Seu amor transcende qualquer erro que viermos a cometer, basta que nós tenhamos a humildade de, assim como Davi, pedir o perdão do Senhor, para que Ele nos purifique e nos limpe de todo mal.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 7 de março de 2020 - Salmos 146:5 - Confiar (PDF)
“Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus” Salmo 146:5. Muitas vezes não esperamos o tempo de Deus e fazemos tudo do nosso jeito, mas a paciência é um fruto do espírito, e ela mostra a porcentagem de confiança que temos em Deus. Pois é ele quem permite as situações para depois demostrar o seu querer para a nossas vidas. Não devemos nos desesperar e sim, confiar. Pois os planos que Deus tem para os Seus filhos são bons planos, para nos ajudar, não para nos ferir. Apenas confie ele.
Assim como aconteceu com Ana, e ela orou dizendo em 1 Samuel 2:1 “O SENHOR Deus encheu o meu coração de alegria; por causa do que ele fez, eu ando de cabeça erguida. Estou rindo dos meus inimigos e me sinto feliz, pois Deus me ajudou.”