sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Devocionais para o período de 23 a 29 de Setembro de 2018





Domingo, 23 de setembro de 2018 - O fim dos maus e o fim dos bons - Salmos 37:23-24 (PDF)
No versículo 21 o salmista diz que “Os maus pedem emprestado e não pagam, mas os bons são generosos em dar”. O nosso Deus deseja que atuamos com justiça e concedamos a todos o que for devido. Aquele que é verdadeiramente misericordioso será sempre bondoso. Devemos abandonar os nossos pecados, aprender a fazer o bem e nos apegar fortemente a isto.
A benção de Deus é a tranquilidade e a segurança dos nossos prazeres na terra. E se temos esta certeza, estamos certos de que não nos faltará bem algum neste mundo. Por sua graça e por seu poder, o Senhor dirige os pensamentos, afetos e os desejos das pessoas boas. Por sua providência, ele passa por cima dos acontecimentos, para tornar simples o nosso caminho. Nem sempre isso acontece, porque ele ama nos ensinar e nos dirigindo a cada passo, assim como uma criança. Deus nos guardará para não sermos destruídos por algumas quedas no caminho, seja por pecados ou em problemas, ainda mesmo que o tombo seja suavemente doloroso. Como diz no versículo 23 e 24 “O SENHOR nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o SENHOR os ajudará a se levantarem”.
=====================================================
Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 - Presença de Deus - Salmos 89:15 (PDF)
Viva acima de tudo na presença de Deus. Aos poucos nós teremos mais consciência de Deus, das pessoas e dos lugares ao seu redor. Esta consciência não nos afastará dos outros, pelo contrário, ela aumentará nossa capacidade de dar amor e incentivo a eles. A paz de Deus permeará nossas palavras e nosso comportamento. Nós não nós abalaremos facilmente, porque a presença de Deus nós protegerá do impacto dos problemas. Este é o caminho que Ele preparou para nós. Ao segui-lo, de todo o coração, experimentaremos a vida e a paz. “Feliz o povo que te adora com canções e que vive na luz da tua presença! ” Salmos 89:15.
Texto extraído do livro: Jesus está ao seu lado.
======================================================
Terça-feira, 25 de setembro de 2018 - O verdadeiro evangelho - Gálatas 1:6-7 (PDF)
Só existe um Cristo e só há um caminho para a salvação. Vivemos em um tempo em que é muito fácil se perder e se enganar. Estamos sempre em meio a muitas informações, muita tecnologia e inovações, mas tem algo que nunca mudará, pode passar uma eternidade e Deus sempre será Deus. Não podemos nos deixar levar pelas coisas que não são reais, mas são atrativas. Falsos profetas se levantam para tentar nos confundir desde que Jesus esteve entre nós. Eles sempre tentarão nos persuadir com mentiras e promessas, mas devemos manter nossos olhos no Criador, o único que é perfeito e inabalável, Jesus. Aquele que nos escolheu e nos chamou, nos capacitou e empoderou para herdarmos o reino dos céus. Que não sejamos levados pelos ventos do desconhecido e de falsas doutrinas, que estejamos firmes na rocha, que é o Senhor.
“Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho. Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo” Gálatas 1:6-7.
======================================================
Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 – Deus é a verdade - Gálatas 1:20 (PDF)
"O que estou escrevendo a vocês é verdade. Deus sabe que não estou mentindo" Gálatas 1:20. Deus nos dá várias afirmações de que Ele existe e está em todos os lugares através do sentimento. Não temos respostas claras, afirmações concretas, caminhos certos e decisões fáceis de escolher. Ele nos dá o poder de decisão, de reflexão sobre os fatos e acontecimentos, a chance de escolha e o livre arbítrio sobre a vida. O que ele diz é certo, verdadeiro e sem dúvida o melhor para você, isso não quer dizer que seguir as suas palavras não será difícil, confusa, muitas vezes ruins e tristes; Deus não nos dá um fardo maior do que conseguimos carregar, tudo tem um porque, um objetivo, uma recompensa no final, onde você vai encontrar a felicidade eterna que é encontrar Deus através de sua alma, coração e mente.
======================================================
Quinta-feira, 27 de setembro de 2018 - Anunciar o evangelho - Mateus 24:14 (PDF)
Levar a palavra de Deus as vezes não é tão fácil, requer muito trabalho e pensar muito nas nossas atitudes. Nessa tarefa que Deus nos deu é preciso cuidar muito dos nossos atos, são eles que mostram o quanto eu sou Cristão. Se somos filhos de Deus, temos que viver como Jesus viveu e ser exemplo para aqueles que estão ao nosso redor. O Senhor nos diz, que precisamos ser sal para a terra e como conseguimos ser o sal da terra? Com um tempero, tempero que pode mudar a vida das pessoas, como falar do amor de Deus, um abraço e até mesmo um sorriso. Na bíblia diz: "E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim" (Mateus 24:14).
======================================================
Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 - Fé e Lei - Gálatas 2:16 (PDF)
Seja no contexto familiar, profissional, comercial ou qualquer outro, os seres humanos em geral passam uma boa parte do tempo se relacionando com outros. E é dessa maneira que o ser humano se educa: no contato com os outros. Por isso, devemos sempre oferecer o nosso melhor, para inspirar as pessoas a serem melhores também. Todo mundo que se diz cristão tem a missão de divulgar o Reino de Deus e os ensinamentos de Jesus em seu trabalho e em sua vida. Você já ouviu falar na Base de Paris? É o documento fundamental de todas as ACMs do mundo, e diz exatamente isso: que as ACMs buscam unir as pessoas que desejam ser discípulos de Jesus em sua fé e em sua vida. Para isso, precisamos viver de acordo com os princípios cristãos. Isso também significa que precisamos ajudar nossos irmãos a se manterem no caminho, como Paulo fez com Pedro, episódio narrado na carta aos Gálatas. Não é apenas uma questão de seguir a lei. Jesus sempre foi além da lei, porque sabia que a lei é apenas o mínimo para garantir um certo padrão de comportamento. Por isso Paulo diz: "[...] sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado" (Gálatas 2:16).
======================================================
Sábado, 29 de setembro de 2018 – Deus se atenta a todas as coisas - Salmos 34:4-7 (PDF)
Deus está com você e ao seu redor. Nenhum dos seus pensamentos escapam a Ele. Deus é tão infinito que Ele é capaz de te amar como se vocês dois fossem únicos no universo. Deus quer ser seu amigo, andar ao seu lado, mas não se esqueça o quanto Ele é soberano. Ele criou seu cérebro com a capacidade de reconhece-lo como amigo e mestre ao mesmo tempo. A mente humana é o ponto mais alto da criação divina, mas são poucas as pessoas que conseguem usá-lo para conhece-lo. Deus fala com você através do Seu Espírito, da Sua Criação e da sua Palavra. Lembre-se de que você foi feito de modo especial e admirável! “Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. Os que são perseguidos olham para ele e se alegram; eles nunca ficarão desapontados. Eu, um pobre sofredor, gritei; o Senhor me ouviu e me livrou das minhas aflições. O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo” (Salmos 34:4-7).
Texto baseado no livro: Jesus está ao seu lado.



Encontro da Missão Cristã da ACM Sorocaba - Centro - 20/09/2018


Encontro da Missão Cristã Sorocaba - 20/09/2018 - Juliana e Lampa

Apresentação
Tema do Plano estratégico da ACM (global) para 2018 - 2022. Clique aqui para ver o arquivo da apresentação.

Empoderamento Jovem Definitivo
      https://www.ymca.int
      https://tinyurl.com/yb29xo4l (endereço do Playbook 2018)
  

Áreas de “Advocacy”: Saúde, Emprego, Engajamento civil e Ambiente.

Advocacy é uma prática política levada a cabo por indivíduo, organização ou grupo de pressão, no interior das instituições do sistema político, com a finalidade influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos.

Atividades
1. Trecho Livre: os participantes escolhem o trecho e fazem a reflexão).
2. Trecho Fácil: escolher dois ou três para o caso de alguém usar o mesmo). Ex.: Mateus 5:1-30 (3 blocos de 10 versículos). Os participantes fazem a reflexão a partir de um trecho “fácil” previamente determinado.
3. Trecho Difícil: os participantes fazem uma reflexão a partir de um texto sem uma “moral da história” tão simples de perceber, talvez tendo que citar outro trecho. Ex.: Jeremias 28:1-9, Deuteronômio 29:1-15, 2 Samuel 7:1-17
4. Tema determinado (fazer uma reflexão sobre algum trecho da Bíblia que trate dos assuntos pertinentes ao “4 good” (subtemas da Semana Mundial da Oração).

Exercício final
Crie algo que envolva uma (ou mais) área(s) de “advocacy” e empoderamento jovem, de modo a cumprir a missão da ACM Sorocaba.