quarta-feira, 27 de junho de 2018

Devocionais para o período de 1 a 7 de julho de 2018


Domingo 01 de julho de 2018 - Deus é nossa força - Salmos 73:24-26 (PDF)

No livro de salmos, capítulo 73, é relatada a tentação do salmista, como no versículo 3 que diz: "Porém, quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus porque fiquei com inveja deles".

O salmista estava fortemente tentado a invejar a prosperidade de outras pessoas, esta é uma tentação que frequentemente prova a graça de muitos que confiam em Deus. Porém, Davi estabeleceu o grande princípio pelo qual está decidido a permanecer firme, que é a bondade de Deus. Esta é uma verdade que não pode ser resolvida, pois os bons pensamentos em relação a Deus fortalecem as pessoas contra as tentações do mal. Mesmo a fé das pessoas mais firmes pode ser muito incomodada e se torna prestes a fracassar.

No versículo 5 diz "Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm." Por causa disso, surge a forte tentação de desprezar a fé. Porém aprendemos que o verdadeiro caminho para a santificação consiste em limpar o homem de toda a contaminação, tanto do corpo quanto da alma e da mente. Assim teremos um coração sendo guardado por Deus, no qual receberá a fé, e as mãos serão limpas através de boas obras, as quais são manifestadas pela decisão de seguir um propósito que é servir a Deus e guardar suas ordens, pois isso não é e jamais será em vão. Pois como relata no versículo 24 ao 26: "Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso."

=====================================

Segunda-feira, 2 de julho de 2018 - Amor Cristão - Atos 2:42 (PDF)

O que é amor para você? Às vezes temos uma concepção errada sobre o amor. Antes de dizermos que amamos a Deus ou até mesmo alguma pessoa, precisamos compreender o verdadeiro sentido do amor. Deus nos amou e continua nos amando. Ele demonstrou um ato de amor por nós quando entregou seu único filho para nossa salvação, e como nós retribuímos a Ele? Será que amamos a Deus como dizemos? Deus nos ensina o amor cristão, amor que não é egoísta, que não é infiel, que não pensa só em conquistas materiais, amor esse que coloca Deus em primeiro lugar nas nossas decisões e permite que Ele entre nos nossos corações para nos tornarmos pessoas cada vez mais apaixonadas pelo Amor de Deus. Em Atos 2:4 diz: "E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações" Atos 2:4.

=====================================

Terça-feira, 3 de julho de 2018 - Semeiem a Retidão - Oséias 10:12 (PDF)

No livro de Oséias, há um relato muito interessante sobre um povo que, quanto mais prosperava, mais se afastava de Deus. Será que isso é prosperidade de fato? Isso ainda é muito comum, infelizmente. Algumas pessoas se afastam de Deus na mesma medida em que têm uma melhora na condição financeira. Isaías dá o alerta: "Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra" Isaías 5:8. Oséias profetizou bem, quando escreveu o que o povo ia dizer: "Não temos nenhum rei porque não reverenciamos o Senhor. Mas, mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós? Eles fazem muitas promessas, fazem juramentos e acordos falsos; por isso brotam processos judiciais como ervas venenosas num campo arado" Oséias 10:3. Alguma semelhança com os tempos que estamos passando atualmente? Na continuação da profecia, ele avisa que Deus fará justiça, e quem não seguir as orientações vai sofrer as consequências. Deus não quer punir, mas as consequências de escolhas ruins são inevitáveis. A orientação é explícita:

"Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês" Oséias 10:12

=====================================


Quarta-feira, 4 de julho de 2018 - Deus nos guia e protege - Oséias 11:3,4 (PDF)

Em Oséias 11, Deus revela o quanto ama o seu povo, mesmo diante de grandes desobediências. Assim como os pais, Deus cuida dos seus filhos, mas deixa que eles tomem suas próprias decisões. E essas decisões geram consequências, boas e ruins. Assim como os pais sábios, Deus deixa que a gente viva essas consequências. Entretanto, ele sempre estará de braços abertos para nos receber e abençoar quando agirmos de forma correta. Pois assim como está na Bíblia, Deus sempre cuidará de nós: “Mas fui eu (Deus) que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles. Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer” Oséias 11:3-4.

=====================================

Quinta-feira, 5 de julho de 2018 - Vivemos para adorar a Deus! - Levítico 19:4 (PDF)

Somos perfeitas criação do nosso Senhor. Ele nos fez para adorá-lo com todo o nosso ser. Porém, muitas vezes pecamos por colocar confiança demais na segurança de um emprego, por gastar horas com alguma coisa que nos tira o tempo que poderíamos ter com Deus, por apego a coisas materiais, por ter mais amor por alguém ou a uma determinada coisa, ou a nós mesmos, mais do que o amor que deveríamos ter por Deus. Todos esses pontos, consideramos idolatria e isso nos tira do caminho certo, do caminho verdadeiro que é viver para adorar a Deus. Qual é o realmente significado de depositar toda a sua adoração em coisas terrenas? Sabemos que momentaneamente a felicidade vem e ficamos confortáveis, portanto esquecemos que essa não é a melhor opção. Como a história Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, um exemplo para nós, que tomamos a decisão de adorar somente ao nosso Deus. Que possamos tomar essa história como ensinamento e podemos ter devoção somente a Ele. Em Levítico diz: "Não adorem ídolos, nem façam deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês." Levítico 19:4

=====================================

Sexta-feira, 6 de julho de 2018 - Não se esqueça de Deus - Oséias 13:1-14 (PDF)

O profeta Oséias, no capítulo 13, narra um acontecimento que, infelizmente, é muito comum: no momento da necessidade, lembramos de Deus; depois, seguimos com nossa vida como se tivéssemos realizado tudo sem ajuda. Deus mesmo disse: "Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente. Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam." Oséias 13:6,7. Nesse mesmo capítulo, Oséias conta sobre Efraim, que era muito respeitado, "Mas tornou-se culpado da adoração de Baal e começou a morrer" Oséias 13:1. É uma maneira bem interessante de entender a situação: enquanto Efraim seguia os ensinamentos de Deus, ele falava e todos tremiam; quando ele se afastou de Deus, sua vida deixou de ter sentido. Talvez ele não tivesse mais a mesma convicção para ser respeitado, ou demonstrava de algum outro modo que não estava mais com Deus. Mas, nessa situação toda, o pior não foi perder o respeito dos homens; isso é coisa que vem e vai. Afastar-se de Deus é o mais grave que pode acontecer. Não é irremediável, porque Deus nos ama e perdoa. Mas estar longe de Deus acaba sendo um hábito.

=====================================

Sábado, 7 de julho de 2018 - Vida nova para Israel - Oséias 14:2-10 (PDF)

"O Senhor Deus diz: ‘Vou curar o meu povo da sua infidelidade e vou amá-los com todo o meu coração, pois não estou mais irado com eles’" Oséias 14:04.

Por várias vezes não fazemos o que devemos e isso nos deixa com uma sensação que estamos estranhos. Por muitos momentos de nossa vida não olhamos para Deus e esquecemos de orar e ter uma comunhão diária com Ele, e tudo isso nos deixar pensativos em nossas atitudes com a vida com Deus. Mas não fiquem assim pois Deus é soberano, conforme Oséias 14:04: "O Senhor Deus diz: ‘Vou curar o meu povo da sua infidelidade e vou amá-los com todo o meu coração, pois não estou mais irado com eles"’.