sexta-feira, 2 de março de 2018

Devocionais para o período de 4 a 10 de março de 2018



Domingo, 4 de março de 2018 - O fim dos maus e o fim dos bons - Salmos 37:23-24 (PDF)
"O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem.” Salmos 37:23,24
Deus é nosso para todo o sempre, e para além do tempo, eternidade adentro. Nenhum poder é capaz de negar a porção que lhe foi herdada do paraíso. Deus quer que você perceba que está seguro. Mesmo que você fracasse ao longo da sua jornada, Deus nunca soltara a sua mão.
Saber que seu futuro está garantido pode liberta-lo para viver plenamente o hoje. Deus preparou este dia para você com muita ternura e a máxima atenção aos detalhes. Em vez de encará-lo como uma página em branco que você precisa preencher, tente vivê-lo de forma diferente: olhando em volta, á procura de todas as coisas que Deus está realizando. Isso pode parecer simples, mas requer um nível profundo de fé, baseada na consciência de que o caminha que Deus preparou é perfeito.
Baseado no livro “O Chamado de Jesus”, de Max Lucado.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 5 de março de 2018 - Vida em Cristo - João 12:25 (PDF)
Para sermos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e podermos acompanha-lo, devemos esquecer os nossos próprios interesses e estar prontos para morrer como Cristo. Deus sabe que existem coisas que serão ameaças para nós, querendo nos controlar enquanto prosseguimos a caminho do Reino de Deus. A principal coisa que nos impede de ir mais fundo no Reino de Deus é a nossa própria natureza humana e pecaminosa. Quando Jesus falou sobre estarmos prontos para morrer como ele e esquecermos os nossos próprios interesses ele estava falando para dizermos “não” a nós mesmos, para deixarmos nosso egocentrismo para trás. A grande verdade aqui é que as pessoas constroem toda sua vida em cima da satisfação de si mesmas e descobrem que perdem tudo no final das contas. Em contrapartida, as pessoas que desistem de sua vida pela causa do Reino acabam descobrindo a máxima satisfação. “Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira, mas quem não se apega a sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira” João 12:25.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça feira 6 de março de 2018 - Jesus, a luz do mundo - João 12:35,36 (PDF) 
Jesus é e sempre será a nossa luz! Ele diz isso em João 8:12: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida." Quando estamos em um lugar escuro, buscamos o lugar mais claro para ficar, não é mesmo? Ficar no escuro nem sempre é confortável; podemos ver pelas crianças. Quando pequenas, muitas sentem medo do escuro, algumas pedem que seus pais deixem uma luz acesa para que elas possam dormir, ou que as acompanhe nos lugares onde não há luz. Neste mundo, somos semelhantes a essas crianças; ficamos com medo das coisas que não conhecemos, por vezes queremos uma luz para nos auxiliar nas decisões, nos momentos escuros da vida, e essa luz está mais perto que imaginamos. Quando Jesus anunciou sua morte e ressurreição, muitos não creram e ele sabia disso; contudo, não deixava de anunciar que ele era a luz (e ainda é). Em João 12:35-36, ele diz para a multidão que o ouvia: "A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm essa luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que posam viver na luz." Se buscarmos a luz de Jesus em nossas vidas até nos momentos mais escuros, poderemos descansar porque Ele vai à frente como um pai que segura seu filho no colo para que ele não tenha medo. Creia, confie e busque a luz que nunca se apagará!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 7 de março de 2018 - Julgar - João 12:47,48 (PDF)
Muitas vezes achamos que somos donos da verdade, que podemos apontar o erro dos outros e julga-los. Entretanto nem o próprio Cristo veio para julgar, em João 12:47-48 Jesus diz: “Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia”. Nós já temos um juiz: Deus. É Ele quem vai julgar as atitudes de cada um aqui na terra.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 8 de março de 2018 - O cuidado de Jesus - Salmos 9:10 (PDF)
Quantas coisas Deus tem feito por nós e não sabemos? E com essa pergunta é que paramos para refletir sobre como está a nossa sensibilidade em relação às obras de Deus para nossas vidas. Não compreendemos qual é esse propósito, mas sabemos o quão importante ele é para o nosso relacionamento com o Senhor. As nossas vidas estão nas mãos Dele e o planejamento é Ele quem faz. Porém, em alguns momentos, queremos saber das ações que serão tomadas e porque serão; esse é um grande fator que às vezes nos separa de Deus. Em João 13:7, Jesus diz: “Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!". Ele quer somente que confiemos no trabalho dEle e que deixemos que Ele cuide. Precisamos exercitar esse ponto de deixar Deus cuidar de nós e não querer respostas imediatas. Aos poucos vamos aceitando essa atitude de esperar mais em Deus. O salmista louvou assim: Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam” Salmos 9:10.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 9 de março de 2018 - Poder x Autoridade - João 13:14,15;17 (PDF)
Nós vemos muitos "líderes" que dão ordens, dizem como fazer as coisas, mas eles mesmos não agem conforme as ordens, como se as regras não se aplicassem a eles. E, às vezes, é assim que acontece, mesmo. É bom discernirmos poder de autoridade. Autoridade tem aquele que sabe, que mostra e que ensina. Poder tem quem manda. Seria muito bom se todas as pessoas que têm poder tivessem autoridade, que o poder fosse fruto da autoridade, como Jesus. Ele sempre dava o exemplo de tudo o que pedia para que os seus seguidores fizessem. Ele era o que mais servia, o que mais trabalhava, e o que mais estava disponível para os outros. Mas existe um questionamento muito importante: com que espírito você segue as ordens? Com "obediência" revoltada, por falta de opção, ou por entender que nem tudo está sob o seu controle? Talvez não faça diferença no resultado final das coisas, mas existe uma maneira de ter paz e ser feliz, independentemente da situação. Jesus tinha o poder, mas tudo o que dizia era baseado na autoridade. Ele ensina: "Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem
" João 13:14,15;17.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 10 de março de 2018 - Traidor, mas foi Perdoado - João 13:1 (PDF)
Essa passagem relata sobre a traição de Judas, onde ele teve a oportunidade de estar com Jesus em seu ministério e sentado ao lado de Jesus Cristo. Mesmo Judas vendo o que Jesus fez, ele teve seu momento de fraqueza, como nós em muitos momentos da nossa caminhada. Mas Jesus, com toda a sua misericórdia, amor e perdão, continuou amando Judas e ama a cada dia cada um de nós, como diz em João 13:1: "Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim."