sábado, 20 de julho de 2019

Devocionais para período de 21 a 27 de julho de 2019

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
  missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 21 de julho de 2019 - Romanos 8:39 - Somos de Deus. (PDF)
Nós somos de Deus para todo o sempre, nada será capaz de separarmos do amor de Deus. Ele investiu a própria vida em nós, devemos ter certeza de que Ele nos manterá sobre seus cuidados. Quando nos afastamos de Deus, passamos a nos sentir ansiosos, sozinhos e mal conseguimos controlar nossos pensamentos, para redobrar o controle da nossa mente, basta olharmos para Deus, entregando lhe e colocando nossas aflições em suas mãos. Muitos problemas desaparecem instantaneamente na luz do amor de Deus, porque percebemos que não estamos sozinhos. A todo momento podemos escolher entre focar na presença de Deus ou focar na presença dos problemas. “Nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 8:39.
*Texto extraído e adaptado do livro: Jesus está ao seu lado".
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 22 de julho de 2019 - Mateus 5:39a - Não busque vingança  (PDF)
Não buscar vingança nos dias de hoje é um pedido muito difícil. Quando nos deparamos com tantas atitudes que não merecíamos, logo pensamos: “vou retribuir na mesma medida e na mesma moeda”. É assim que o pensamento humano se baseia, quando estamos longe de Deus e vivemos uma vida sem nenhum relacionamento cristão. Esses pensamentos, no nosso ponto de vista, são normais. E para nosso Deus, será que é normal? Precisamos fazer sempre o bem, não o mal, por mais difícil que seja. Quem foi que disse que viver para Jesus seria fácil? É essencial perseverar na prática da compaixão, bondade e amor. Em Mateus está escrito: "Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês” Mateus 5:39a.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 23 de julho de 2019 - Mateus 5:38-48 - Amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem  (PDF)
Ser cristão é sem dúvidas andar na contramão do mundo. Enquanto o mundo nos estimula a amar somente os que nos amam e a odiar os que nos odeiam, odiar os que pensam diferente de nós, a pensarmos somente nos nossos interesses, onde o fim justifica os meios, o respeito está cada vez mais escasso, nós nos deparamos com um evangelho que nos ensina a colocar o nosso próximo acima de nós, inclusive os que nos perseguem, os que nos odeiam, os que falam mal de nós. Parece loucura, não é? Como podemos amar uma pessoa que não gosta de nós, amar uma pessoa que nos persegue, que nos fere? Pois então! Nós não só precisamos amar essas pessoas como devemos fazer de tudo para vivermos em paz com elas (Romanos 12: 16-19). Quando olhamos para a cruz de Jesus devemos refletir que o Seu sacrifício foi inclusive por aqueles que o negaram, que o perseguiram, que o mataram. Jesus deixa bem claro a respeito da vingança e do amor aos inimigos em Mateus 5:38-48. Ele discorre sobre como devemos proceder em situações que somos feridos, roubados, perseguidos. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame os seus amigos e odeiem os seus inimigos’. Mas eu lhes digo: amem seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês que está no céu” Mateus 5:43-45. Agindo dessa forma seremos dignos da misericórdia de Deus para conosco, e espalharemos amor, misericórdia e perdão, e nós nos tornaremos quem Jesus quer que sejamos. O mundo precisa de mais amor, mais exemplos de perdão e misericórdia. Sejamos esses exemplos.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 24 de julho de 2019 - Mateus 6:3 - Caridade  (PDF)
A caridade deveria ser um hábito diário do ser humano; um hábito como escovar os dentes, por exemplo. Ninguém fica falando para o outro que escovou os dentes, o horário que escovou, a pasta que usou ou a marca do fio dental, não é mesmo? E nem mesmo é postado no Instagram ou Facebook. O exemplo é simples, se comparamos com a situação da caridade. Porque quando há uma situação de caridade, doação, ajuda, vemos muitas postagens, fotos, textos para uma ação que é ou deveria ser o nosso DEVER. Devemos ajudar os necessitados, devemos cuidar das pessoas que estão com dificuldades, sejam elas financeiras, pessoais ou espirituais, sem esperar qualquer coisa em troca; muito menos, reconhecimento. Devemos fazer a nossa caridade em secreto que nem mesmo nossos amigos mais íntimos saibam o que fizemos. Em Mateus 6:3, na tradução ACF, está: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” Mateus 6:3. Podemos encontrar também na tradução NTLH: “Mas você quando ajudar uma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez”.  Assim sendo, nossas ações devem ser de coração aberto, devemos ter atitudes caridosas com todos e em toda e qualquer situação. Seremos, sim reconhecidos, inspiraremos outras pessoas a fazerem o mesmo, mas não pelo que sai da nossa boca, e sim pelos nossos exemplos. Lembremo-nos que Deus julga o nosso coração e Ele sabe quando estamos sendo caridosos ou só fazendo para receber reconhecimento.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 25 julho de 2019 - Mateus 6:6 - Orar sem cessar  (PDF)
Devemos aprender que orar não é somente pedir. Orar é falar com Deus, desfrutar de tempo com Ele, buscá-lo em primeiro lugar, conhecê-lo melhor, reconhecer que Ele é a fonte de poder da qual você depende, é separar um tempo para dizer: “Senhor, fala a meu coração e me diga o que eu preciso ouvir”. É ter sinceridade em suas palavras e estar pronto para escutar e compreender o modo que Deus fala conosco. Podemos comparar que os amigos que não se comunicam com frequência se distanciam emocionalmente. Assim, se você não mantiver contato diário com Deus, começa a se sentir distante dEle apesar dEle estar próximo. Além disso, quando se passa algum tempo com alguém que se admira, adquirem-se as características dessa pessoa. Quando você está na presença de Deus, o caráter dele é formado em você. O que Deus espera de nós é que nos formemos de acordo com seus preceitos. Em Mateus diz: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará" Mateus 6:6.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 26 de julho de 2019 - Mateus 6,16 - Jejuar em segredo.  (PDF)
A oração e o jejum são formas de relacionamento com Deus. Jesus nos convida sempre à conversão. E para darmos uma resposta favorável a esse apelo precisamos adotar determinados comportamentos que nos tornem mais íntimos de Deus, o que é o caso do jejum.
Sobre o jejum Jesus responde a questionamento em Lc 5,33-35, dizendo que depois de concluir sua missão na terra seus discípulos deverão jejuar: "Acaso podeis fazer que os amigos do noivo jejuem enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e naqueles dias jejuarão". Sendo assim, conforme as palavras de Jesus, o jejum torna-se uma necessidade para todos nós. O jejum solicitado por Jesus deve acontecer não para que seja utilizado como moeda de troca, mas como forma de agradar a Deus, de buscar sua consolação, sua graça, renovar as forças e dar continuidade ao processo de santificação. O jejum precisa ser exercido juntamente com a oração. A oração isoladamente tem seu grande poder em toda e qualquer situação. Porém, não acontece o mesmo com o jejum. O jejum precisa estar acompanhado da oração para atender ao que se propõe. Sem a oração, a recusa de algum alimento (jejum), funciona apenas como regime alimentar, não alcançando as graças que poderiam provocar. O jejum deve ser feito de maneira sensata e em segredo. Deus promete que o jejum com propósito e regado pela oração terá efeito positivo na caminhada com Ele. Portanto, quando jejuarmos, devemos fazê-lo em silêncio e com alegria. Nosso Pai Celestial nos recompensará. Assim como diz em Mateus 6:16 "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa". Quem jejua torna-se mais agradecido pelo alimento e tem maior disposição em socorrer quem passa fome.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 27 de julho de 2019 - Mateus 6:33 - Prioridades!  (PDF)
“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” Mateus 6:33.
Não temos colocado Deus como prioridade. Todos nós tornamos frios e apáticos a cada dia que passa. Falamos várias coisas sobre o nosso Deus, mas nem sequer buscamos ter intimidade com Ele e ainda dizemos que tivemos um encontro com ele, e mesmo que o conhecemos! Mas, como podemos conhecer uma pessoa se não temos intimidade com ela? Me diz!
Este ano tem sido desafiador para todos nós em todas as áreas. Portanto, a maior lição que está sendo dada a todos é buscar mais o Senhor. E mesmo tendo essa consciência, não tomamos uma atitude de Filhos do Senhor para buscarmos de toda intensidade. Chega em um momento em que nós não vemos mais saída nas lutas e até mesmo nos sentimos vazios, perguntando o que está acontecendo, e ainda dizemos que Deus não está conosco. Mas esquecemos que estamos enganados. Deus nunca nos abandona, nós é que nos permitimos ter uma distância absurda Dele.
Até quando ficaremos colocando culpa nas coisas ou até em pessoas? Sendo que o erro se encontra em nós pelo fato de não colocarmos Deus como prioridade! Pense nisso. A solução para nossa vida talvez se encontre na prioridade que deveríamos dar para o Senhor.