quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Devocionais para o período de 19 a 25 de agosto de 2018


Domingo, 19 de agosto de 2018 - Oração de um doente - Salmos 41 (PDF)
“Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades! O Senhor os protegerá, guardará a vida deles e lhes dará felicidade na Terra Prometida. Ele não os abandonará nas garras dos inimigos" Salmo 41:1,2. O povo de Deus não está livre da pobreza, enfermidade nem aflições exteriores, porém o Senhor está o tempo todo ao nosso redor, analisando cada passo que damos e, caso algo aconteça, envia a providência necessária. Quando somos capazes de compreender o agir de Deus em qualquer situação, seja ela pessoal ou pública, nós nos sentimos mais tranquilos, pois estamos de baixo da sua graça. Se a graça de Deus não tivesse em constante cuidado por nós, não seríamos sustentados, mas enquanto estivermos na terra, concordemos de todo o nosso coração em oração e adoração com Deus, porque a providência virá ao nosso encontro. E se tivermos muitas bênçãos, ajudaremos o próximo, pois também somos canais de bênçãos enviados pelo Senhor para as pessoas desta terra.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 20 de agosto de 2018 - Fé - Lucas 8:47;48 (PDF)
Às vezes, sobrevêm tempestades em nossas vidas e parece que vamos "afundar". Por esse motivo, Jesus Cristo afirma em Lucas "Por acaso vocês não tem fé?" Ele tenta nos ensinar a confiar completamente nele, pois, mesmo quando as coisas ficam tempestuosas, Jesus está no controle. Basta termos fé, assim como a mulher com fluxo de sangue, ao tocar nas barras da veste de Jesus. Ele a curou de uma forma não intencional, entretanto a história dela nos ensina que a fé precisa de uma ação. Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo que nos impede de chegar até Jesus. Jesus sempre está disposto a transformar vidas, basta termos fé. "Então a mulher, vendo que não podia mais ficar escondida, veio, tremendo, e se atirou aos pés de Jesus. E, diante de todos, contou a Jesus por que tinha tocado nele e como havia sido curada na mesma hora. Aí Jesus disse: -Minha filha, você sarou porque teve fé! Vá em paz" Lucas 8:47,48.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 21 de agosto de 2018 - Filhos de Deus - 1 João 2:24 (PDF)
Deus, através do sacrifício de Jesus, demonstra o seu amor e desejo que sejamos todos seus filhos, que estejamos sempre em sua presença e que nenhum de nós se perca (João 17). A forma como vivemos nossa vida reflete o nosso caráter. Nossas crenças e nossas ações dizem muito mais sobre nós do que o que falamos sobre nós. Viver na presença de Deus nos permite viver a promessa, a Sua promessa, e em nenhum lugar da bíblia diz que Ele (Deus) deixou de cumprir uma promessa sequer! Sua fidelidade é eterna e depende de nós permanecermos ou não no Seu caminho "Por isso guardem no coração a mensagem que ouviram desde o começo. Se aquilo que ouviram desde o começo ficar no coração de vocês, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai" 1 João 2:24. Devemos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 22 de agosto de 2018 - Acreditar no que não se vê! - João 2:22 (PDF)
Não é todo dia que nos perguntamos qual o tamanho da nossa fé, o quanto somos crentes em Deus e em Cristo. Somente acreditamos e ponto! Sabemos que ele existe e está lá exposto publicamente para que todos o vejam e se satisfaçam com uma imagem que o representa.
Mas a fé não se representa somente por matéria, ela é muito mais do que isso, e sim o que ela representa, o que ela significa, a importância dela para o mundo e para nós mesmos. Porque que temos essa dificuldade de mensurar o tamanho de nossa fé? Não precisamos passar por provações para que saibamos a resposta, e sim ter a delicadeza de sentir isso dentro do coração, através do entendimento próprio, o significado de cada momento de nossa vida que passamos, bons ou ruins. Devemos ter a reflexão através das palavras de Deus, para chegar ao verdadeiro significado das coisas que acontecem e o sentido que elas têm. O aprendizado que temos vem de nossa própria sabedoria, e se não a estimulamos, acabamos por não aprender mais. Em João 2:19-22 diz: “Jesus respondeu: -Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias! Eles disseram: -A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias? Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.”
O tamanho de nossa fé é o quanto acreditamos nos planos de Deus, sem ter provações, sinais, provas materiais que Ele existe, e se sabemos que ele está dentro de nós, governando-nos e traçando todo caminho que vamos seguir, sem dúvida ou receio.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 23 de agosto de 2018 - Seguindo o verdadeiro caminho - 1 João 3:7 (PDF)
Estar seguindo o caminho de Deus, a maioria das vezes é um desafio, o nosso pensamento diz que é quase impossível. Deus busca dá uma direção pra nós, porém, nem sempre estamos de acordo com essa direção que Deus nos dá, criamos "historinhas" pra justificar o porque não escolhemos seguir o caminho d'Ele. Geralmente ao tentar seguir ao nosso Deus, falhamos e não continuamos tentando seguir. Por que fazer as coisas corretas dão muito trabalho? Que possamos continuar buscando a Deus e quando os nossos pensamentos vierem contra nós, que seguimos firmes caminhando na fé e reconhecendo que o verdadeiro caminho é Deus! Em 1 João diz: "Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto." 
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 24 de agosto de 2018 - Ame de verdade - 1 João 3:11-18 (PDF)
Todas as vezes que se discutem possíveis soluções para a crise mundial, ninguém cogita mudar os seres humanos e suas relações com o próximo, com a natureza etc. Dificilmente resolveremos essa crise, porque poucos querem mudar a si próprios. A maioria quer que os outros mudem. A coletividade é um agrupamento de indivíduos, e as características mais evidentes na maioria desses indivíduos passam a ser as características do grupo. Para ir direto para o centro da questão: não é "a humanidade" que melhora. São os indivíduos. Jesus nos ensinou o caminho: é só amarmos o nosso próximo. Devemos, sempre, oferecer o nosso melhor a todas as pessoas. Todas, sem julgar. Se Jesus oferecesse seu amor só a quem merecesse, poucos teriam salvação. Se é difícil oferecer o seu melhor, ofereça algo que sobra para você. Analise os seus recursos, e compartilhe. Essa seria a melhor maneira de reproduzirmos o milagre dos pães. De acordo com a Bíblia: "Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade" 1 João 3:17;18.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado 25 de agosto de 2018 - Coragem para amar uns aos outros! - 1 João 3:18 (PDF)
Você é corajoso(a)? Na vida, no dia-a-dia e em nossos relacionamentos temos que ter muita coragem para fazer e vencer diversas situações. Por exemplo, coragem de falar a verdade, coragem de ser honesto nos dias de hoje, coragem em ajudar pessoas mais necessitadas, coragem em lutar nos dias difíceis, coragem em amar o próximo como a você mesmo, coragem em ser e fazer a diferença e coragem para amar a Deus, como muitas outras situações de coragem que temos nos nossos dias. Por mais que as situações pareçam difíceis ou impossíveis temos que ter coragem diante de Deus em pedir para que Ele nos ajude. Mesmo sendo pecadores Ele tem coragem em nos amar e abençoar, que possamos ter coragem a cada dia diante de Deus e que possamos ter ações de coragem para amar a Deus e os nossos irmãos, conforme 1 João 3:18 "Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações".