sábado, 30 de maio de 2020

Devocionais para o período de 31 de maio a 6 de junho de 2020


Domingo 31 de Maio de 2020 - Salmos 35:6 - Chave da fé (PDF) 
O tempo pascoal compreende os quarenta dias, até o oitavo domingo que é o de hoje, um tempo especial de graças, onde a alma mais facilmente bebe nas fontes divinas. É o tempo de vencer os pecados, superar os vícios, renovar a fé e assumir com Cristo a missão de todo batizado: levar o mundo para Deus, através de Cristo. É tempo de anunciar o Cristo ressuscitado e dizer ao mundo que somente nele há salvação, a colheita de graças. Mas, só pode se beneficiar dessas graças abundantes e especiais, aqueles que têm sede, que conhecem, que acreditam, e que pedem. É uma lei de Deus, quem não pede não recebe. E só recebe quem pede com fé, esperança, confiança e humildade. "Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga" (Salmos 35:6).
============== 
Segunda-feira, 01 de junho de 2020 - Romanos 8:18-19 - A criação de Deus (PDF) 
A criação de Deus é perfeita e suporta todas as intempéries que possam sobrevir a elas. Nesse tempo de COVID 19 com o distanciamento e isolamento social podemos perceber a natureza se recompondo, nossa ausência foi importante para que nosso planeta pudesse se recompor um pouco dos estragos que nós raça humana fazemos constantemente a ela; e pudemos perceber o quanto impactamos negativamente em nosso próprio lar. Isso deve nos fazer refletir em nossos hábitos diários, afinal a Terra é a nossa casa a casa que Deus criou para nós. A natureza ela nos ensina muito sobre a submissão a Deus, ela sofre mas não desiste, ela é muitas vezes esquecida por nós mas nunca por Deus e ela espera, é paciente em todas as situações e não há um dia que não receba a provisão de Deus. Não seriam essas qualidades que deveríamos fortalecer em nós, paciência, perseverança, disciplina, temperança, contemplação da glória de Deus. Em Romanos 8:18-19 está escrito: “Porque para mim tenho  por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”  Romanos 8:18-19 - Nós somos os filhos de Deus, somos a criação a imagem e semelhança dEle, e a criação conta com a nossa responsabilidade em cuidar dela, e sermos  exemplos em cuidar de tudo que Deus nos provê enquanto aguardamos a Sua volta. Precisamos urgentemente mudar nossa maneira de viver, agir, pensar pois tudo impactam o meio em que vivemos.
========== 
Terça-feira 2 de junho de 2020 - Romanos 8:28 - Fortalecendo a esperança (PDF)
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28. Quando buscamos a presença de Deus, em nossas orações podemos experimentar de uma paz que não conseguimos compreender, mesmo nas situações mais difíceis, sentimos a esperança sendo fortalecida no nosso íntimo. O mesmo acontece quando começamos a estudar, conhecer a Palavra de Deus; podemos experimentar um bálsamo de esperança e confiança em Deus, estas renovam nossos pensamentos e nos permite enxergar além do que vemos e sentimos na situação presente. Saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que escolheram-no acima de tudo nos permite descansar e seguir esperançosos nos momentos mais difíceis que possamos passar. Faça a sua escolha em Deus e experimente essa esperança motivadora que só Ele pode nos oferecer.
============== 
Quarta-feira, 03 de junho de 2020 - Salmos 104: 33-34 - Adoração ao Senhor (PDF) 
“Cantarei ao Senhor enquanto viver, louvarei meu Deus até meu último suspiro. Todos os meus pensamentos lhe sejam agradáveis; no Senhor me alegrarei.” Nossa vida deve ser dedicada inteiramente a Deus, devemos ter o Senhor como nosso amigo, pois é isso que Ele é. Quando estamos tristes devemos pedir a Deus que nos acalme, pois sua palavra é capaz de nos dar forças. Alegrem-se no Pai, pois Ele é bom e seu amor dura para sempre. 
================
Quinta-feira, 04 de junho de 2020 - Mateus 20:28 - Jesus o nosso exemplo. (PDF) 
Jesus nunca deixou nem deixará de nos servir. Somos eternos beneficiários do serviço Dele. Isso deve despertar em nossos corações a vontade de servir enquanto o seguimos, visto que Ele nos amou, entregou sua vida por nós e segue nos servindo na trilha da vida, um amor que nunca vai cessar. O coração daqueles que seguem os passos de Jesus não é dominado pelo desejo de grandeza e de aplausos, mas sim pelo propósito de servir mais e melhor aos que precisam de ajuda, não lhes importando o quanto isso possa lhes custar. Em Mateus 20:28 diz: “ Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. 
===============
Sexta-feira, 05 de junho de 2020 – Salmos 8:4-5 -A grandeza de Deus (PDF)
Em Salmos 8:4-5 está escrito: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” Nesse sentido, podemos refletir sobre nossa pequenez diante de Deus. Contudo, o salmo nos mostra que mesmo sendo pequenos diante de Deus, Ele nos ama, nos visita e nos guarda. É importante entendermos que Deus na sua infinita misericórdia e amor nos coroou com honra e glória e por isso não devemos nos sentir pequenos diante das dificuldades que aparecerão na nossa vida. Devemos entender que Deus faz, desfaz e refaz e que existe um porquê para tudo que passamos. Ele possui o controle de tudo e sabe exatamente o que aguentamos e suportamos. Temos que ser capazes de enfrentar as fases difíceis louvando a Deus, pois sabemos que momentos assim são necessários para lembrarmos da grandeza e da misericórdia de Dele.
============ 
Sábado,  6 de Junho de 2020 - João 14:15-17 - Espírito da Verdade (PDF)
“Se me amais, observei os meus mandamentos; quanto a mim, eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, que permanecerá conosco para sempre. É ele o espírito da verdade, aquele que o mundo é incapaz de acolher, porque não o vê e não o conhece. Quanto a vós, vós o conheceis, pois ele permanece junto de vó e está em vós.”
Jesus nos pede para que seguíssemos os seus mandamentos, e nos diz que deixará o Espírito Santo sobre nós, o espírito que não será visto mas sentido por nós, o Espírito de Deus que estará atuando em nós e no mundo. E quanto a nós? Estamos permitindo o espírito agir em nós? Para que através dEle nós possamos levar os ensinamento e o amor de Jesus para quem precisa. Que possamos permitir que esse espírito esteja em nós, para levarmos a palavra de Deus a todos os lugares.