quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Devocionais para o período de 8 a 14 de janeiro de 2017



Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Domingo, 8 de Janeiro de 2017 – Louvem o Senhor - Salmos 72:18 (PDF)
Quantas vezes desperdiçamos comida ao invés de dá-la quem está passando fome? Esquecemos de doar nossas roupas que não usamos mais a quem tanto precisa? Então que sejamos honestos como o Rei Salomão, possamos sempre doar um pouquinho de nós para ajudar o próximo. Em Salmos 72-12 diz: "O Rei ajuda os pobres que lhe pedem socorro; ele ajuda os necessitados e os abandonados."
Portanto, que O SENHOR seja sempre louvado por ter abençoado o Rei Salomão e que o nome d’Ele nunca seja esquecido.
"Louvem o SENHOR, o Deus de Israel, pois é Ele quem faz essas coisas maravilhosas." Salmos 72:18
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2017 - A palavra que liberta - Lucas 4:23. (PDF)
Conseguimos perceber as maravilhas das palavras de graça que Jesus Cristo nosso salvador anunciava e anuncia para libertar os oprimidos. Devemos lembrar que Jesus é o médico dos médicos, restaurando assim a vida de quem tem fé e esperança. A palavra de Jesus é luz que acaba com o mal fazendo com que as pessoas sejam libertas, trazendo um Espírito de paz e esperança nos nossos corações, todos nós somos agentes de mudanças, todos nós podemos nos curar, nos libertar e principalmente nos restaurar com Deus, através da nossa fé e com nosso temor Ele nosso Pai e Criador.
Jesus disse: “Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: ‘Médico, cure-se a você mesmo’. E também vão dizer: ’Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum, faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade’”. Lucas 4:23.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 10 de janeiro de 2017 - Terça Feira – Jesus, o homem que liberta - Lucas 4:36b (PDF)
Quantas vezes nos sentimos presos a alguns pensamentos, situações, pessoas que nos afastam do caminho de Deus e diante disso não conseguimos decidir as decisões que devemos tomar, ou qual caminho seguir, o que fazer?
Jesus, durante seu ministério, trazia luz para as pessoas que estavam perdidas, respostas para as pessoas que ansiavam por elas, soluções para problemas que iam longe do alcance humano. Lucas (4:31-37) narra o momento que Jesus, durante seus ensinamentos, ordena que espíritos maus saiam de um homem que estava junto à multidão onde ele estava ensinando. O maligno sabe quem é Jesus e sabe do grande poder que Deus tem sobre ele. "Ei Jesus de Nazaré! o que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou." Lucas 4:34b; sendo assim, imediatamente Jesus ordena os espíritos deixam o homem sem lhe causar nenhum ferimento.
"Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora" Lucas 4:36b.
Se Jesus cuidou desse homem, será que não cuidará de nós também? Não cuidará das nossas angústias, das nossas mágoas, de tudo que nos tira a paz?
Jesus quer nos libertar de todo sofrimento, quer nos libertar dos pensamentos maus, quer nos libertar do nosso pecado. Ele entregou sua vida para nos libertar. Porém a decisão é sua, é minha, a decisão de soltar as amarras do mundo e seguir somente Ele. Ele tem todo o poder!!!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017 - Zona de conforto – Lucas 4:43 (PDF)
Você já parou para pensar o que você está fazendo com a sua vida? Você está acomodado ou está em busca de algo melhor? Você já parou para pensar o que aconteceria se Jesus se acomodasse?
Existe uma passagem bíblica que descreve muito bem essa situação: Lucas (4:38-44) relata que Jesus se apoiava no poder de Deus, o fluir visível e natural do seu trabalho está no fato de que ele curava a todos os que estavam doentes: “... todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou” Lucas 4:40. As pessoas ficaram maravilhadas com isso e não queriam permitir que Jesus saísse da cidade. Jesus tinha fama e todos a sua volta o idolatravam. Ele poderia ter ficado ali, curando e anunciando a mensagem de Deus, somente ali. Mas ele tinha um propósito, e para que ele se cumprisse Jesus tinha que sair da sua zona de conforto. Então Jesus disse: “Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou” Lucas 4:43.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 12 de janeiro de 2017 – Oportunidade - Lucas 5: 8 (PDF)
Muitas das vezes, o que mais precisamos é aquela oportunidade de refazer e refletir sobre o que foi feito ou até mesmo corrigir e fazer melhor para um bem maior, que é nosso crescimento em geral. O Senhor nos conhece perfeitamente e confia e sabe quando é preciso ter uma oportunidade.
Como a bíblia diz: "Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: ‘Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!’ Jesus disse a Simão: ‘Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens’" Lucas 5:8.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, dia 13 de janeiro de 2017 – Misericórdia - Lucas 5:12,13 (PDF)
Logo que Jesus começou sua jornada para espalhar a Palavra, ele foi até uma cidade onde havia um homem com lepra e o curou. Com essa passagem que está em Lucas 5:12-16, podemos perceber a simbologia ela contém: a lepra, nos dias de hoje, é conhecida como hanseníase, uma doença que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos; o sintoma dessa doença é a falta de sensibilidade na área afetada e que se propaga por todo o corpo. Podemos considerar que ela é igual ao pecado, cada vez que você comete um, uma área do seu corpo ficará insensível até que não reste mais espaço do seu corpo, e todo seu corpo estará contaminado. Jesus, ao ver aquele homem pedindo sua ajuda, livrou-o daquela doença. É exatamente isso que Jesus fez por nós: ele nos livrou dos nossos pecados. Não importa o quanto estejamos contaminados por esse pecado. Ele nos olhará com toda misericórdia e nos ajudará, mas só ajudará se nós estivermos abertos para essa ajuda.
“O homem pediu para Jesus: ‘Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!’ Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Sim! Eu quero. Você está curado’. No mesmo instante a lepra desapareceu” Lucas 5:12b-13a.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 14 de janeiro de 2017 - Os Prodígios de Todos os Dias - Lucas 5:26 (PDF)
Jesus estava em ensinando em uma casa, e todos queriam estar em sua presença. Alguns homens fizeram uma cama com um paralítico descer pelo telhado, para que Jesus pudesse curá-lo. Mas ele disse: "Homem, os teus pecados te são perdoados". Quando percebeu que ia ser questionado sobre sua autoridade para perdoar, disse: "O que é mais fácil? Dizer: 'Os teus pecados te são perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'?". Às vezes esquecemos que o perdão e a graça de Deus são mais importantes que coisas materiais. Para provar sua autoridade, Jesus curou o homem. De acordo com a Bíblia: "Todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: 'Hoje vimos prodígios'" Lucas 5:26.