sábado, 21 de março de 2020

Devocionais para o período de 22 a 28 de março de 2020



Domingo, 22 de março de 2020 - Isaías 6:3 - Reconhecimento (PDF)
Estamos sempre subestimando a gravidade do pecado e seus efeitos, tornando-nos separados de Deus e impróprios a viver em plena comunhão. Nossos esforços para perdoar a nós mesmos e aos outros serão vãos e vazios, a menos que entendamos como a graça de Deus nos cobre tão completamente através de Jesus Cristo, tornando-nos justos aos olhos de Deus e adequados a viver em Sua presença, nos reconhecendo e nos transformando. "Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos! Toda a terra está cheia da sua glória!" Isaías 6:3. Então, nestes dias, meditamos na santidade de Deus e nos perguntamos como seria ser cheio apenas de intenções amorosas e motivações saudáveis, como o nosso Deus.
==========
Segunda-feira, 23 de março de 2020 - Isaías 59:15;18 - Deus retribuirá! (PDF)
Aparentemente, estamos atravessando tempos difíceis. Mas isso não é novidade para o ser humano. Em toda a história da humanidade, dificuldades e crises são comuns. Para as outras criaturas, a única crise é escassez de alimento. Estômago cheio, fim da crise. Mas o ser humano sempre quer mais. É uma característica muito diferente do restante da criação, essa eterna insatisfação. E isso acaba trazendo problemas. Alguns têm mais do que precisam, deixando outros sem ter o mínimo. Isaías escreve o seguinte: "Não há retidão em nosso meio, não sabemos viver de modo justo. Procuramos luz, mas só encontramos trevas; procuramos claridade, mas andamos na escuridão" Isaías 59:9. Possivelmente muitos desses problemas acontecem porque estamos procurando no lugar errado. Se não queremos nos igualar ao restante da criação, se queremos ser diferentes, precisamos fazer coisas diferentes. Buscar as coisas de Deus, e não as do mundo, já que as coisas do mundo não podem oferecer senão uma satisfação passageira. Isaías também escreve: "[...] a verdade sumiu, e quem rejeita o mal é perseguido. O Senhor viu tudo isso e se desagradou de não encontrar justiça alguma. Ele retribuirá a seus inimigos pelo mal que fizeram; sua fúria cairá sobre seus adversários, e até os confins da terra lhes dará o castigo merecido" Isaías 59:15;18.
= = = = =
Terça-feira, 24 de março de 2020 - Salmos 145-9;13b,14 - Conversar com Deus (PDF)
Quando bate aquela vontade de chorar, quando você se sente perdido com relação aos seus sentimentos, respire fundo e lembre-se que você faz parte de um plano perfeito idealizado pelo Senhor de todas as coisas. Um conselho: desabafe com Ele como você desabafaria com uma pessoa na qual confia muito; chore, chore tudo que precisar, fale ou, em silêncio, desabe no colo de Jesus. Confie a Ele a sua dor, suas angústias, medos e incertezas pois, mesmo que não consigamos vê-lo com nossos olhos, Ele se faz presente, Ele ouve, Ele cura, Ele nos carrega no colo. Busque na Palavra a calma que procura. Em Salmos 145:9 está escrito: “O Senhor Deus é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas”. Mais adiante, no verso13b, está: “O Senhor Deus sempre cumpre o que promete; ele é fiel em tudo o que faz. Ele ajuda os que estão em dificuldade e levantam os que caem”. Salmos 145:9;13b-14. Deus é bom o tempo todo. Entregue e confie tudo sempre se acerta.
= = = = =
Quarta-feira, 25 de março de 2020 - Daniel 3:17 - Fidelidade (PDF)
"Se formos lançados na fornalha ardente, o Deus a quem servimos pode nos salvar. Sim, ele nos livrará de suas mãos, ó rei" Daniel 3:17.
Quando passamos por situações difíceis em nossas vidas, por vezes deixamos aquilo que
acreditamos de lado, devido às frustações do dia a dia, as situações que vão ocorrendo e nos desgastam. Porém a história de três jovens que se mantiveram fiéis até o fim, acreditando no Deus vivo a quem eles serviam pode ser uma inspiração para nós nos tempos de aflição. Eles acreditaram até o final que seriam salvos, que Deus realizaria um milagre em suas vidas, e assim Ele o fez, mostrou a todos que quando acreditamos em algo e independente da situação nos mantemos fiéis, nunca ficaremos desamparados. O Senhor é um pai de amor, que não deixa seus filhos viverem com tristezas, pois quer que sejamos felizes e que nós possamos aprender com a dificuldades e, assim, fortalecer nossa fé.
= = = = =
Quinta-feira, 26 de março de 2020 - Atos 7:48,49 - Nosso Templo (PDF)
Estêvão nos mostrou, no livro de Atos dos Apóstolos, a prova de que o plano de Deus no Novo Testamento é viver dentro dos seres humanos e não em templos construídos por eles. Em 1 Coríntios 3:10, vemos que nosso corpo é o Templo de Deus, e que o Espírito Santo habita em nós. Em Isaías 66 lemos sobre um tempo quando Deus habitará na igreja (o Corpo de Cristo) e não só em templos terrenos. Depois da ressurreição de Jesus Cristo nós, Cristãos, podemos nos tornar parte do Templo espiritual de Deus na Terra, ou seja, devemos cuidar da casa do Senhor, precisamos estar com nosso corpo, "nosso Templo", fortificado com a palavra de Jesus Cristo, para que o Espírito Santo possa habitar em nós, tornando-nos o Templo vivo de Deus, porque ele habita na Igreja da qual fazemos parte. Em Atos 7:48,49a está escrito: “Porém o Altíssimo não mora em casas construídas por seres humanos. Como disse o profeta: ‘O céu é meu trono, diz o Senhor, e a terra é o estrado onde descanso os meus pés’”.
= = = = =
Sexta-feira, 27 de março de 2020 - Efésios 5:1-2 - Cultive o amor (PDF)
Em Efésios 5:1-2 está escrito: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” Nesse sentido, podemos compreender que Deus nos ama imensuravelmente, porém, Ele deseja também que nós amemos uns aos outros, sem distinção ou exceção. Amar nossos familiares, amigos e pessoas próximas, na maioria das vezes, é fácil. Porém devemos ter um olhar sem julgamentos e entender que todos nós somos filhos amados por Deus e que, portanto, é nosso papel sermos imitadores Dele e amar a todos. Viver em amor é uma escolha; podemos escolher viver guardando rancor ou perdoar e amar. Que possamos cultivar boas atitudes, bons gestos e bons pensamentos, para que o amor esteja presente no meio de todos nós.
= = = = =
Sábado, 28 de março de 2020 - Lucas 24:46,47 - Estamos prontos? (PDF)
"É como foi escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e em seu nome se pregará a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, a começar por Jerusalém" Lucas 24: 46,47. Jesus pede para que estejamos preparados para a sua volta, quando Ele faz a aparição para os discípulos, pede para que cumpram as escrituras, e espalhe o seu perdão e o seu amor. E assim também pedem para que o povo de Israel prepare a sua volta "Vós, montanhas de Israel, estenderemos vossos ramos e produziremos vosso fruto para o povo de Israel, pois ele logo voltará. Sim, venho a vós e volto para vós: sereis cultivados e semeados" Ezequiel 36:8 -9.E nós também devemos ser assim uns com os outros, espalhar o seu perdão e o seu amor, como ele nos ensinou.
= = = = =