quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Devocionais para o período de 21 a 27 de outubro de 2018





Domingo, 21 de outubro de 2018 - Busque a paz - Salmos 38:18-20 (PDF)
Em algumas passagens do livro de Salmos, Davi diz ao Senhor, "Eu confesso as minhas maldades e os meus pecados, pois me deixam muito aflito. No entanto, os meus inimigos estão fortes e com saúde e há muita gente que me odeia sem motivo. Aqueles que pagam o bem com o mal estão contra mim porque procuro fazer o bem." (vv. 18-20). Os maus odeiam a bondade, ainda que se beneficiem dela. Davi parece referir-se a Cristo nas queixas que faz contra os seus inimigos. Porém os nossos inimigos somente causam verdadeiros males quando conseguem nos distanciar de Deus e dos nossos deveres.
As pessoas que seguem os caminhos de Deus aprendem a esperar pelas providências do Senhor e não procurarão o alivio da parte do mundo, nem de si mesmas pois, quanto mais percebem a maldade e os danos que o mundo causa, mais consultam a Deus e procuram estar em paz com ele e com a suas mentes. As aflições de Davi foram castigo e consequência das suas transgressões. Por outro lado, Jesus sofreu por causa de nossos pecados, e somente pelos nossos, porque ele jamais pecou. Que direito pode ter um pecador de render-se a impaciência ou a revolta, quando os seus pecados são corrigidos por misericórdia?
Davi era muito sensível às obras da corrupção presentes nele mesmo. As pessoas boas têm estado a ponto de se perderem de Deus, quando começam a colocar os seus pecados diante de si mesmos. Porém, se os colocarem diante de Deus sempre, estarão com a paz no seu coração, pois Deus conhece cada coração e situação. Se estivermos verdadeiramente arrependidos do pecado, seremos pacientes nas aflições.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira 22 de janeiro de 2018 - Confiar sempre - Salmos 52:8 (PDF)
Precisamos nos esforçar para a confiar em Jesus em todas as áreas de nossa vida. Muitas coisas nos deixam ansiosos e podemos usar esses momentos como oportunidades de amadurecer a confiança em Cristo. Em vez de fugir dos desafios, vamos aceitá-los; podemos perceber e receber milhões de bênçãos escondidas em meio às dificuldades. Se acreditarmos que Cristo é soberano, nossa fé crescerá cada vez mais, e confiaremos n'Ele em qualquer situação. Lamentar por que as coisas não são ou não acontecem do jeito que queremos é desperdiçar energia. Aceitar e crer que Jesus está no controle de Tudo nos faz trilhar um caminho mais tranquilo em meio as dificuldades. A fé é como uma equipe em qual podemos confiar enquanto prosseguimos nossa jornada ao lado do Mestre. Se confiarmos conscientemente no poder de Cristo, essa equipe carregará todo o peso para nós. O Salmista escreveu: "Porém eu sou como uma oliveira verde que cresce perto da casa de Deus; eu confio no seu amor para sempre e sempre." Salmos 52:8.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado” - Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 23 de outubro de 2018 - Jesus venceu por nós! - Apocalipse 5:5 (PDF)
"Então um dos anciãos me disse: 'Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos'" Apocalipse 5:5. Jesus venceu por nós! Ele é o único digno de abrir o livro, de desatar os nós de nossas vidas e nos salvar. Ele se sacrificou por nós e viveu uma vida de santidade, mesmo sendo tentado pelo inimigo diversas vezes. Não devemos nos entristecer, pois Jesus, quando se sacrificou, rasgou o véu que nos separava para que pudéssemos ser livres e termos livre acesso ao Pai. Hoje podemos fazer uma oração e o Pai nos ouve, não precisamos mais oferecer sacrifícios, pois o Rei dos Reis já se sacrificou por nós, e hoje temos livre arbítrio. Jesus é o único capaz de escrever o nosso nome no livro da vida, após nós o aceitarmos como nosso único salvador, porém depende de nós dar o primeiro passo rumo à salvação.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 24 de outubro de 2018 - Apocalipse 5:5 - Bendito seja aquele que se sacrifica pelo bem da humanidade! (PDF)
"Todavia, um dos Sábios me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, Jesus Cristo, venceu para abrir o livro e os seus sete selos"; ou seja para nos salvar do pecado do mundo. O que destaca Jesus de todos os outros, no céu e na terra, é a sua vitória. Ele é digno porque ele venceu. Seria impossível exagerar o valor do sacrifício de Jesus ou o tamanho da vitória na sua vida, morte e ressurreição (João 16:33; 1 Coríntios 15:57). O fato de Jesus ter sido o único que, na carne, já venceu o inimigo por sua própria justiça o deixa exclusivamente qualificado – digno - de abrir o livro. O leão é um animal forte e dominador, que representa o poder real (Provérbios 30:30). É citado muitas vezes na Bíblia para representar o poder destrutivo que despedaça o inimigo (Salmo 7:2; 22:13; Jeremias 4:7; etc.). Representa a coragem daquele que não desiste quando ameaçado (Provérbios 28:1). Não há dúvida de que Jesus, descendente legítimo de Davi, seja o Leão de Judá.
Fonte: www.estudosdabiblia.net
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 25 de outubro de 2018 - Alegria na presença de Deus - Atos 2:28 (PDF)
Deus está com você, para sempre e por toda a eternidade. Não permita que sua familiaridade com esse conceito diminua o impacto dele na sua consciência. A eterna presença de Deus ao seu lado pode ser uma fonte contínua de alegria, florescendo e fluindo em rios de vida abundante. Deixe sua mente reverberar com os significados dos nomes de Jesus: “O Senhor que Salva”, e Emanuel, “Deus conosco”. Esforce-se para permanecer consciente de Deus até mesmo nos momentos em que você estiver mais ocupado. Converse com Ele sobre o que o alegra, o que o irrita ou qualquer outra coisa que passe pela sua cabeça. Esses pequenos passos de disciplina diária, dados um após o outro, manterão você perto de Deus na estrada da vida. Com Jesus em sua vida, você ficará sempre bem. Conforme está na Bíblia: Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença” Atos 2:28.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 26 de outubro de 2018 - Não demore para mudar! - Apocalipse 6:9-17 (PDF)
A palavra Apocalipse significa Revelação. João teve algumas revelações e escreveu tudo o que viu, conforme orientação de uma voz. Nessas revelações, muitas coisas são simbólicas. Mas algumas das coisas reveladas são bem óbvias. Deus mandou um recado para as igrejas da época, dizendo quais coisas ele aprovava e quais ele reprovava em cada uma delas. Para cada igreja, um recado final: qualquer que seja a decisão dos fiéis, as consequências virão. Tanto as boas, quanto as desagradáveis. Devemos aproveitar enquanto temos tempo, refletir sobre o recado para as igrejas como se tivesse sido encaminhado para cada um de nós. Como estamos vivendo? Como estamos conduzindo as coisas no trabalho, na família e nos relacionamentos? Temos agradecido a Deus pelas coisas que agora são difíceis, e cujo propósito desconhecemos? Temos, ao menos, agradecido as coisas boas que acontecem todos os dias? Temos ajudado nosso próximo? Como não sabemos qual vai ser a hora em que nossas ações vão ser julgadas, precisamos o mais rapidamente possível tomar consciência e mudar, antes que aconteça com as pessoas da visão de João: "Eles gritavam às montanhas e às rochas: "Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?" Apocalipse 6:16,17.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 27 de outubro de 2018 - Apocalipse 7:9 - Escolhido por Deus (PDF)
Em apocalipse está escrito que Deus vai nos escolher e nos dar uma marca, tudo isso para o dia que Deus e Jesus cristo vierem nos buscar. Pois no Reino de Deus é ordenado e cada um tem seu lugar, é um reino com respeito, justiça e amor. E hoje em dia, vivemos com respeito, justiça e amor uns com os outros? É difícil dizer que sim, pois vemos muitas coisas que vão ao contrário dos caminhos do reino de Deus. Há muito desrespeito, injustiça e falta de amor. Como podemos conseguir ou conquistar essa marca e ser escolhidos por Deus? Em Eclesiastes 4:6 está escrito "[...] é melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento". Hoje nos preocupamos com tantas coisas como sucesso no trabalho, riquezas, nos preocupamos com a vida dos outros ou até mesmo não nos importamos com o outro. Para quebrar isso temos que amar uns aos outros como a nós mesmos e respeitar mais, ser justos, verdadeiros e amorosos. Assim conforme Apocalipse 7:9 diz: "Depois disso olhei e vi uma multidão tão grande, que ninguém podia contar. Eram de todas as nações, tribos, raças e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, vestidos de roupas brancas, e tinham folhas de palmeira nas mãos".