quarta-feira, 20 de março de 2019

Devocionais para o período de 24 a 30 de março de 2019






Domingo, 24 de março de 2019 - Salmos 34:13,14 - Busque a paz (PDF)
Que de nossa boca saiam coisas boas, que nossas ações sejam voltadas para os ensinamentos de Deus, pois tudo que vem Dele é puro, justo, amoroso e sincero. Que tudo que somos, falamos, ouvimos e vemos seja direcionado para Deus, que ele seja nossa fortaleça e nosso refúgio. “Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” Mateus 5:16. Que as pessoas possam enxergar a presença de Deus em você, que dos teus feitos ao próximo possam resultar alegria, amor e paz “Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la” Salmos 34:13,14. Que você seja a extensão de todas as palavras e ensinamentos do Senhor e que sua vida seja próspera e eternizada.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 25 de março de 2019 - Romanos 11:36 - Na presença do Senhor, não temerás mal algum (PDF)
Quando Deus está conosco, o que podemos temer? Começamos a ter medo a partir do momento que nos afastamos da presença do Senhor, quando não conseguimos depositar todas as nossas intenções em suas mãos. E isso foi o que diferenciou Davi de Saul: “O SENHOR estava com Davi e havia abandonado Saul; por isso, Saul tinha medo de Davi. Então Saul o afastou de si, pondo-o como oficial comandante de mil homens. Davi comandava os seus soldados na batalha, e tudo o que fazia dava certo, pois o SENHOR estava com ele” 1 Samuel 18:12-14. Davi era corajoso e temia a Deus, colocava-o a frente de todas as suas batalhas e seus receios. Saul deixou-se alimentar apenas pelo ciúme e plantou sentimentos ruins em seu coração, ele não se nutriu das vontades e ensinamentos de Deus “E Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse: - Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei! ” 1 Samuel 18:8. Tudo é por Ele e para Ele, coloca todos os teus feitos nas mãos do Senhor e o glorifique, com certeza terá êxito e bênçãos em seu caminho. “[...] dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém” Romanos 11:36.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 26 de março de 2019 - A salvação é para todos - Romanos 10:13,14 (PDF)
Jesus veio ao mundo para todos. Isso significa todos os povos, raças e nações. Deus não tem preferencias por ricos ou pobres, eruditos ou analfabetos, de cor escura ou clara, perante Deus todos são iguais e devemos considerar todos da mesma forma, porque o amor de Deus é o mesmo pelo mundo inteiro.
Conseguimos compreender isso quando, no primeiro livro de Timóteo 2:4, o apóstolo Paulo diz que: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”. Com essa passagem bíblica, podemos ter a certeza da vontade de Deus sobre a nossa vida. Deus deseja alcançar a humanidade inteira e conduzir todos os povos à salvação. Não tenha dúvida de que o Senhor quer a todos, caso contrário, Deus estaria fazendo acepção de pessoas, sendo que, sabemos que isso Deus não faz.
Mas eu pergunto, como alguém que não tem ouvido a respeito dele poderia saber sobre o senhor? Lá em Romanos 10:13 e 14 diz: “Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos. “Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?’” Sobre nós, conhecedores da palavra e companheiros de Cristo, nos pesa a responsabilidade de fazer valer a obra da cruz em nossos corações; de fazer com que as pessoas leiam o evangelho em nossa vida, no nosso testemunho, em nossas palavras, em nossas atitudes, em nosso carinho, em nosso amor e compaixão. E é motivo de alegria, pensarmos que Deus nos enviou um livro de graça, para nos ajudar a espalhar a sua bondade e nos orientar em quaisquer situações de nossas vidas.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 27 de março de 2019 - Romanos 12:2 - Fique na presença de Deus (PDF)
Fique imóvel na presença de Deus, mesmo que várias tarefas exijam sua atenção. Nada é mais importante do que passar algum tempo ao lado de Deus. Enquanto você espera na presença dEle, Deus realiza sua melhor obra: Ele transforma você pela renovação da sua mente. Se você abdicar desse tempo com Ele, é provável que se lance em atividades erradas, ignorando a riqueza de tudo o que Deus planejou para você. Não busque Deus apenas pelas coisas que Ele pode lhe dar. Lembre-se de que Ele é infinitamente maior do que qualquer dádiva que possa lhe acontecer. Não valorize as coisas do mundo. A Bíblia ensina: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 28 de março de 2019 - Escolha sempre recomeçar - 2 Coríntios 4:8,9 (PDF)
Existem momentos em que todos os nossos planejamentos andam de acordo com o esperado, tudo caminha como queremos... Resumindo: tudo dando certo. É motivo de alegria e agradecimento. E quando o plano falha? O desapontamento vem e ficamos sem chão, ficamos tristes. Vivemos em uma grande montanha russa constantemente, é necessário ter estratégias para nos mantermos firmes nesta montanha russa. Essa estratégia vem do Senhor. Ele mesmo nos disse que, quando estivermos desapontados, sempre podemos decidir recomeçar. As provas irão aparecer, as perseguições para atrapalhar nossa rota vão aparecer, mais irão acontecer vitórias também. Escolha sempre retornar e iniciar do zero, mas não se deixe abater e não desista.  Em 2 Coríntios está escrito: "De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos" 2 Coríntios 4:8,9.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 29 de março de 2019 - Salmos 139:1,2 - Deus sabe! (PDF)
Muitas vezes, nós temos a oportunidade de agir de modo a obter um favorecimento qualquer. Já faz tempo que se discute a questão do "levar vantagem em tudo". Muitos dos problemas atuais do nosso país e do mundo são consequência desse tipo de atitude. Provavelmente essas pessoas não acreditam que haja alguma coisa depois da morte porque, se acreditassem, não se perderiam por tão pouco. Essas situações são muito boas para nós nos confrontarmos com questões éticas importantes. Quem nós somos de fato se expressa muito mais nas atitudes que temos quando ninguém está vendo (ou quando achamos que ninguém está vendo - e esquecemos que Deus vê tudo) do que nas atitudes que temos perto dos outros. Precisamos lembrar do que ensina a Bíblia: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos" Salmos 139:1,2.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 30 de março de 2019 - Provérbios 3:5 - Confie no Senhor! (PDF)
Deus está cuidando de você. Confie nEle o tempo todo e em todas as circunstâncias. Confie em Deus de todo o seu coração. Se você se sentir cansado e tudo parecer estar dando errado, ainda assim pode sussurrar estas cinco palavras: “Eu confio em Ti, Jesus”. Ao fazer isso, você entrega os problemas ao controle dEle e descansa na segurança de seus braços eternos. Antes que você se levante da cama pela manhã, Deus já organizou todos os acontecimentos do seu dia. Cada dia oferece várias oportunidades de aprender como Ele atua e de se aproximar dEle. A Bíblia orienta: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento” Provérbios 3:5.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.