sábado, 11 de janeiro de 2020

Devocionais para o período de 12 a 18 de janeiro de 2020






Domingo, 12 de janeiro de 2020 - Gênesis 11:6 - Juntos somos um só (PDF)
“O Senhor disse assim: - Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua”. O Senhor não se agrada vendo seus filhos brigarem, sem respeito e tolerância com o próximo. Se tudo vem de Deus, o que nos faz pensar que uns são melhores que outros? Temos culturas, costumes, crenças diferentes. Porém, somos todos iguais; irmãos, filhos do mesmo pai. Devemos viver em propósito de nos tornarmos melhores, aprendendo a amar e perdoar, vendo a face do Senhor em nossos irmãos. Orai, suplicai ao pai discernimento, para entender que a vida não é uma disputa, mas uma jornada para a paz.
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 13 de janeiro de 2020 - Gênesis 35:2,3 - Deus responde (PDF)
"Jacó disse à sua família e a todos que estavam com ele: 'Joguem fora todos os seus ídolos pagãos, purifiquem-se e vistam roupas limpas. Vamos a Betel, onde construirei um altar para o Deus que respondeu às minhas orações quando eu estava angustiado. Ele tem estado comigo por onde ando’” Gênesis 35:2,3.
Será que temos essa clareza que Jacó demonstra? Será que percebemos todas as bênçãos e respostas que Deus nos dá o tempo todo? Quantas vezes você entendeu que o melhor foi não ter acontecido o que você pediu? Quantas vezes aceitou que a resposta de Deus não era a que você queria, mas era a correta? Lembre que a resposta sempre vem, mas nem sempre ela é um "sim". E o que dizer das pessoas que estavam à volta de Jacó? Eles perceberam que Jacó tinha tido contato com Deus, e isso foi o suficiente para largarem seus ídolos (outros deuses e objetos que ocupam o lugar que é de Deus, como dinheiro e status) e obedecerem, desejando a mesma coisa que Jacó tinha obtido. Que possamos nos manter atentos à presença de Deus na nossa vida!
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 14 de janeiro de 2020 - Efésios 3:16-18 - Oração pelo próximo (PDF)
Orar pelo próximo é uma das formas mais linda de dizer que ama e se preocupa com alguém. Quando direcionamos nossas orações a outras pessoas estamos tirando o foco do nosso “Eu” e pensando no melhor para aqueles com os quais nos preocupamos e queremos bem. Devemos orar por aqueles que nos perseguem também e, se houver alguma desavença e ou desentendimento com alguém, devemos orar por essa situação, desejando que Deus nos guie e mostre-nos qual o caminho tomar; não com ódio no coração, e sim com humildade, reconhecendo que somos falhos e precisamos da misericórdia d’Ele. Jesus nos ensinou a oração completa do Pai nosso em Mateus 6:9-13. Paulo deixa em sua carta aos Efésios 3:14-20 uma oração em favor do povo de Deus, para nos inspirar assim como na oração do Pai nosso a pensarmos e amar o nosso próximo. “[...] peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes. Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda sua largura, comprimento, altura e profundidade” Efésios 3:16-18.  Por quem você vai orar hoje?
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020 - Salmos 139:14 - Amar a si mesmo (PDF)
“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas!” Salmos 139:14. Digo isso com convicção. Este Salmo nos convida a pensar em nossas vidas de maneira mais profunda. Se agradecemos ao Senhor por termos a chance de viver mais um dia, por que muitas vezes usamos nosso tempo para coisas que não nos fortalecerão? Porque deixamos de lado nosso momento com o Pai e colocamos coisas superficiais a frente d'Ele? Por vezes nossas rotinas nos consomem tanto que o cansaço nos toma, e não pensamos na graça de estarmos aqui, do presente que recebemos todos os dias, que se chama vida. Será que tenho usado minha vida para as boas obras? Será que estou impactando pessoas através das minhas palavras? Vamos parar por alguns segundos e refletir sobre estas questões e, se não estivermos cumprindo suas palavras, que possamos nos corrigir e recomeçar, pois acima de tudo o amor de Deus é paciente.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 - João 3:16 - Amor Cristão (PDF)
Para sermos salvos devemos dar as costas aos pecados, crer na morte e ressurreição de Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador das nossas vidas. O tipo de amor que Deus tem pelo ser humano é totalmente diferente de qualquer tipo de amor humano. O amor de Deus é puro, é doador, um amor que não precisa de barganha, amor que não é egoísta, diferente do amor do mundo. Esse amor que Deus tem por nós faz encher nossos corações. Em João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo tanto que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”. E nós estamos retribuindo esse amor? Pois Ele é por nós, porém será que somos por Ele.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 17 de janeiro de 2020 - Salmo 40:1 - Entregue, aguarde e confie! (PDF)
Você sabe o poder que podemos alcançar através da nossa fé? O Salmo 40, escrito por Davi, nos convida a ter paciência, humildade e fé em Deus. Em Salmos 40:1 diz: "Depositei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro." Portanto, quando entregamos nossas dificuldades, nossos sonhos e nossa vida a Deus, podemos ter a certeza de que Ele fará o melhor para nós. Nosso erro, muitas das vezes, é querer que tudo aconteça no nosso tempo quando, na verdade, as coisas só irão ocorrer no tempo de Deus, pois é o tempo perfeito, o tempo que Ele, desde o início, planejou para nós. Nesse sentido, é necessário que tenhamos paciência e saibamos aguardar em nosso Senhor, confiando no plano que Ele tem para nós.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 18 de janeiro de 2019 - Salmos 148:14 - Louvem a Deus (PDF)
“Aleluia! Todos os que estão nos céus, louvem o SENHOR Deus nas alturas!” Salmos 148:1
O capítulo 14 do livro de Salmos diz a todos os seres que louvem a Deus, pois tudo o que ele fez e faz é para o bem de todos. Como não aplaudir uma boa palestra? Como não agradecer por uma boa ação? Como não desculpar um perdão? Como não elogiar um bem feito? Assim como é feito aqui na terra devemos fazer com aquele que está lá no céu, aquele que tudo criou, tudo fez e por nós sofreu. Às vezes damos mais valor por aquilo que está aqui na nossa frente, mas Deus também está aqui perto de nós, auxiliando no nosso dia, fazendo de tudo para que possamos tomar as decisões certas, para que nosso dia seja melhor cada vez mais. Assim como repete no versículo 14 “[Deus] fez com que a sua nação ficasse cada vez mais forte, e por isso o louvam todos os seus servos fiéis, o povo de Israel, a quem ele tanto ama. Aleluia!”