quinta-feira, 19 de abril de 2018

Devocionais para o período de 22 a 28 de abril de 2018




Domingo 22 de abril de 2018 - Louvor e gratidão a Deus - Salmos 66:18-20 (PDF)
No salmo 66 ocorre o louvor do salmista por sua experiência em relação à bondade de Deus e, no versículo 16, ele anuncia: "Todos vocês que temem a Deus, venham e escutem, e eu contarei o que ele tem feito por mim". Temos que declarar aos que temem a Deus o que Ele realiza e tem feito por nossa alma, como tem ouvido e respondido às nossas orações, e devemos convidá-los a unir-se conosco em orações e louvores. Isso terá como resultado o nosso consolo abundante, e Deus será glorificado. Não podemos compartilhar estes privilégios espirituais se tivermos em nossos corações o amor pelo pecado, mesmo que nós não pratiquemos abertamente. O pecado guardado no coração colocará a perder o consolo e o êxito da oração, porque o sacrifício do ímpio é abominação para Deus. Porém, se o sentimento do pecado no coração causa o desejo de livrar-se dele, e sabemos que essa presença impede de ter comunhão com Deus, este se torna um argumento sincero, como diz nos versículos de 18 a 20: "Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido. Porém Deus, de fato, me ouviu e respondeu à minha oração. Eu louvo a Deus porque ele não deixou de ouvir a minha oração e nunca me negou o seu amor."
Quando oramos com simplicidade, sinceridade e piedade, nossas orações são respondidas. Isto produzirá em nós a gratidão para com aquele que não rejeitou a nossa oração, e nem retirou de nós as suas misericórdias. Não foi a minha oração que alcançou a libertação, mas foi a misericórdia do Senhor que a enviou, como resposta à minha oração. Este é o fundamento de nossa esperança, a fonte de nosso consolo, e deve ser o tema de nosso louvor.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 23 de abril de 2018 - Caminho de Deus - Salmos 16:11 (PDF)
Devemos manter nossos olhos em Deus, não apenas a procura de uma direção, mas também em busca de força. Deus nunca nos guia para algo sem nos dar as condições necessárias de enfrentar a jornada. Por isso é tão importante procurar a vontade de Deus em tudo que fizermos. Para descobrirmos qual é a vontade do Nosso Pai, devemos passar um tempo ao lado d’Ele. Essa não é uma tarefa árdua, e sim um privilégio delicioso. Deus nos mostrará o caminho da vida, na Sua presença está a alegria plena. “Tu me mostras o caminho que leva a vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” Salmos 16:11.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 24 de abril de 2018 - O Corpo de Cristo - Efésios 5:29,30 (PDF)
Somos todos parte do mesmo corpo, o corpo de Cristo, e devemos nos importar e cuidar uns dos outros, sejam eles família ou pessoas desconhecidas. Se você mora com alguém, seja pai, mãe, irmão, irmã, marido, esposa, ame essa pessoa a ponto de sentir que o bem-estar dela vem antes do seu, ame a ponto de abrir mão das suas vontades para ver o outro feliz, pois foi assim que Jesus fez conosco. Ele abriu mão de estar no céu para vir passar pelas nossas provações e abriu mão da vida para nos salvar dos nossos pecados. Devemos aprender com seu exemplo e sermos sua imagem e semelhança. Aprender a amar como Ele nos amou, ter paciência como Ele teve e aceitar como Ele nos aceitou, sujos, pecadores e errantes. Somos sua igreja que foi lavada com seu sangue para sermos puros e imaculados, para sermos sua noiva. "Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo" Efésios 5:29,30.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 25 de abril de 2018 - Família - Efésios 6:1 (PDF)
Um dos principais mandamentos é em relação a família. Um mandamento acompanhado de promessa, pois a forma em que a criança se refere aos seus pais é um assunto muito importante diante de Deus. Da mesma forma, os pais também possuem o dever de orientar bem seus filhos, de forma que eles tenham disciplina: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo” Efésios 6:1. Como dizem as Escrituras: “‘Respeite o seu pai e a sua mãe.’ E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ‘Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.’ Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” Efésios 6:2-4.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 26 de abril de 2018 - Servir ao Senhor - Efésios 6:7 (PDF)
Vivemos em um mundo tão automático que não pensamos, às vezes, onde estamos, com quem estamos e o que estamos fazendo diante do nosso trabalho. O apóstolo Paulo ensina que devemos “trabalhar para o Senhor e não para as pessoas“. Ele está dizendo que nenhum trabalho é muito pequeno; nenhum trabalho é desqualificado; nenhum trabalho é insignificante quando você tem a motivação e perspectiva corretas. Devemos pensar: “Eu estou fazendo isso para Deus; Eu estou fazendo este trabalho como se eu estivesse fazendo para o Senhor. Não importa o que eu faça, tenho que dar meu melhor”. Não importa o que você faça, dê o seu melhor. Quando você está trabalhando com todo o seu coração, motivado pelo amor de Cristo, o seu trabalho é transformado em um ato de adoração a Deus. Em Efésios está escrito: “Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas” Efésios 6:7.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 27 de abril de 2018 - Proteção em Deus - Efésios 6:13 (PDF)
O mal se manifesta de várias formas. Pode ser simplesmente a ausência do bem, no momento em que ele é muito necessário (e em qual momento não é?), pode ser uma fraqueza de outra pessoa ou a nossa própria... O fato é que quando o mal se manifesta, nós nem sempre estamos preparados. E Paulo nos dá um conselho muito precioso sobre a preparação para lidar com o mal: é "vestir a armadura de Deus". Se estivermos constantemente lendo e refletindo sobre a palavra de Deus, teremos um "capacete" impedindo que coisas más entrem em nossa cabeça. Se estivermos sempre agindo corretamente e fazendo o bem, isso é como uma espada em nossas mãos. A nossa fé é como um escudo que impede que palavras e ações "do mal" nos atinjam. Não podemos controlar as coisas que acontecem à nossa volta, mas podemos fazer o que nos cabe. Por isso, a proteção acontece "depois de tudo feito", conforme está na Bíblia: "[...] vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo" Efésios 6:13.
= = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 28 de abril de 2018 - Orem sempre - Efésios 6:18 (PDF)

"Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus." Efésios 6:18
Jesus é a manifestação carnal de Deus, veio como homem e deixou seu Auxiliador conosco, o Espírito de Deus. É a Ele que devemos recorrer quando estamos com dúvidas, quando estamos aflitos e precisamos de ajuda. Ele não é só nosso Pai, como também é nosso amigo, por isso estará conosco em todos os momentos. Orar é praticar uma conversa, não é algo que devemos temer, mas é algo que devemos praticar, conversar com Deus, ORAR. A oração é a nossa ferramenta, e através dela que nós O acessamos e nunca desanimaremos.