quinta-feira, 6 de julho de 2017

Devocionais para o período de 9 a 15 de julho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 9 de Julho de 2017 - Oração de Davi pedindo ajuda - Salmo 28:7 (PDF)
"O SENHOR é a minha força e o meu escudo; com todo o coração eu confio nele. O SENHOR me ajuda; por isso, o meu coração está feliz, e eu canto hinos em seu louvor” Salmo 28:7
Devemos, sempre declarar nosso louvor ao Senhor, falar de como tem sido o nosso proceder e até mesmo para notarmos se estamos realmente fazendo as coisas da maneira certa, sem contar com a declaração de nossa confiança no agir do nosso Deus. Você confia? Então declare! Você já viu o Senhor agindo diante de uma inquietação sua? Declare que você confiou e pôde ver o agir do Senhor! Testemunhe! Fale da alegria que você teve ao ver o agir do Senhor. Devemos, diante das dificuldades, confiar, aguardar o socorro do Senhor, para então relatarmos nossa alegria por sua atuação. Não devemos apenas esperar que o Senhor faça, e depois deixarmos pra lá.  Devemos confiar, aguardar e testemunhar, com alegria, o que o Senhor fez! Declare sua confiança. Busque ao Senhor. Deixe-O agir. Aquele que se levanta contra você deve ser abençoado por você, como nos ensinou Jesus. E você deve testemunhar, tanto para dar glória ao Senhor por Seus atos, como para que outras pessoas possam sentir que é possível!
= = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 10 de Julho de 2017 - O poder do perdão - Lucas 7:47 (PDF)

Perdão é algo divino, devemos associar o perdão com a palavra perder, ou seja, perder algo se desprender de algum sentimento como a mágoa, raiva, tristeza... Enfim, precisamos fazer nossa parte para não carregarmos esses sentimentos e aflições, precisamos demonstrar arrependimento. “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” Provérbios 28:13.
Cristo ensinou o princípio de que quanto maior o perdão, maior o amor. Às vezes é no “fundo do poço” da vida que as pessoas começam a buscar mais a Deus, acabam se tornando mais dependente dEle, mais fiéis. Porém, qualquer pessoa que se render completamente a Cristo conhecera o “fogo” e a alegria da presença Dele em nossas vidas.
“Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado” Lucas 7 :47.

= = = = = = = = = = = = = = = = = 
Terça-feira, 11 de Julho de 2017 - Você é chamado pelo nome de Jesus - 1 Pedro 4:16 (PDF)

Depois de Jesus ter subido ao céu, os discípulos e os outros seguidores ficaram conhecidos como cristãos. Literalmente, isso significa pertencer ao grupo de Jesus. Por exemplo, ao ir a um restaurante com um grupo de amigos, talvez você tenha de ficar esperando até que o garçom chame à mesa pelo seu nome. Todos aqueles que estão no seu grupo se levantam e vão para os seus lugares. Cada um de vocês é diferente, mas todos pertencem a um grupo. Vocês são reconhecidos como um grupo distinto. O seu grupo está separado de todas as outras pessoas no restaurante. Em Antioquia, os seguidores de Cristo tinham sido reconhecidos como um grupo distinto de outras pessoas, mas que tinham ligação umas com as outras. Ainda hoje, os seguidores são chamados de CRISTÃOS, significando que eles se unem com outras pessoas que creem em Cristo. É um grande privilégio carregar a bandeira de Cristo juntamente com aqueles que morreram antes de nós. Na primeira carta de Pedro capítulo 4, versículo 16, está escrito: "Mas se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome." I Pedro 4:16. É uma honra ser chamado pelo nome de Jesus, uma honra ser cristão! 

= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 12 de Julho de 2017 - O Poder de Deus - João 16:24b (PDF)
Sempre que você se sentir distante de Deus, sussurre o nome de Deus com fé e adoração. Essa simples oração é capaz de restaurar sua consciência na presença de Deus. O nome de Deus tem sido proferido em vão o tempo todo; as pessoas usam como uma palavra de maldição. Esse ataque verbal chega até o Paraíso, onde todas as palavras são ouvidas e gravadas. Quando você sussurrar o nome de Deus com confiança, os ouvidos doloridos de Deus se aliviam. O rancor das blasfêmias mundanas não é páreo para o sussurro confiante de um filho de Deus. O poder que o nome de Deus tem de abençoá-lo está além da sua compreensão. Faça assim como diz em João 16:24b ”[...] peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa”.
Adaptado do livro: Jesus está ao seu lado - Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 13 de Julho de 2017 - Espalhar a missão de Deus - Atos 13:3 (PDF)
Muitos cristãos se perguntam sobre qual é a missão que devem desempenhar nesse mundo. O que Deus quer de nós? Qual o nosso chamado? Tais perguntas são respondidas quando entendemos a nossa identidade. Para saber o que tenho que fazer, primeiro preciso saber quem eu sou. Se você ainda não sabe qual a é a sua missão, descubra primeiro quem você é.
Para isso, não precisamos de novas revelações para que esses questionamentos sejam respondidos. Infelizmente muitas pessoas correm de um lado para outro atrás de intitulados profetas buscando respostas para suas vidas. Procuram no lugar errado, pois a Bíblia é suficientemente capaz para nos guiar. O apóstolo Pedro diz que pertencemos a um povo eleito pelo próprio Deus. Sendo assim, estamos mais que preparados para fazer a missão em qualquer lugar e falar das grandezas do nosso Senhor. É isso que Ele espera de nós. Na bíblia diz: "Então eles jejuaram, e oraram, e puseram as mãos sobre Barnabé e Saulo. E os enviaram na sua missão" Atos 13:3.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 14 de julho de 2017 - Supere seus erros - Atos 13:22 (PDF)
Davi teve uma vida bem conturbada. Foi ungido em detrimento de seus irmãos mais velhos, foi encarregado de cuidar das ovelhas e precisou matar um urso e um leão, levava comida e bebida para os irmãos que estavam no campo de batalha, quando então enfrentou Golias... Todas as suas ações relatadas até o momento de se tornar rei foram as de uma pessoa obediente a Deus. Depois de uma vida toda nessa trajetória, poderíamos imaginar que ele só cresceria na graça de Deus. Porém, tentado pela fama e acostumado ao poder, ele cedeu à tentação de praticar o mal. Ainda assim, foi digno de ser parte da linhagem de Jesus. Este é um exemplo de que podemos ter esperança que Deus nos perdoará. Somos imperfeitos, e erraremos muitas vezes, mas não podemos deixar a vergonha do erro ser maior que nosso esforço de superação. Que todos nós possamos nos empenhar para que Deus possa dizer de nós o que disse de Davi: "Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade" Atos 13:22
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 15 de julho 2017 - Perdão por meio de Jesus - Atos 13:38,39 (PDF)
Muitos anos antes de Jesus passar por aqui, os profetas disseram o que ele ia realizar e as coisas que ia passar. Ainda assim, mesmo tendo dado provas de quem era, mesmo tendo cumprido as profecias que antecipavam seus milagres, ele foi enviado para julgamento, crucificado e sepultado. Ainda hoje, tanto tempo depois de sua ressurreição, ainda temos dificuldade de entender seus ensinamentos, apesar de serem simples. Talvez busquemos uma complexidade escondida, por não acreditarmos que basta amarmos a Deus e ao próximo... Precisamos nos esforçar para lembrar que Jesus é nosso salvador. Graças a Ele, temos uma conexão com Deus que nos permite receber o perdão de nossos pecados. Como está escrito na Bíblia: "Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados. Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés" Atos 13:38,39.