sábado, 21 de julho de 2018

Devocionais para o período de 22 a 28 de Julho de 2018

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 22 de julho de 2018 – Deus nosso guia -  Salmos 48:13-14 (PDF)
Neste capítulo de salmos é relatado a alegria do povo de Deus, como houve também, melhorias, que povo de Deus começou a fazer em suas vidas, depois que viram as maravilhas que o Senhor tem feito; como mostrando a fé na palavra de Deus, a esperança de que Deus é guia e que a mente se torna repleta de bons pensamentos em relação a Deus. Devemos dar a Deus a glória pelas coisas grandiosas que ele tem feito ao nosso favor, sendo grandes ou pequenas, pois a todo tempo Deus está conosco, e todas as pessoas devem se sentir consolada por tudo o que o Senhor faz por elas. Este Deus, que tem feitos coisas tão grandiosas, é repleto de amor e cuidado por nós. Se ele é o nosso Deus, devemos ficar tranquilos, pois Ele nos guiará e nos guardará até o fim. Pois como diz em salmos 48:13-14 Olhem todos com atenção as suas muralhas e examinem as suas fortalezas. Assim vocês poderão dizer aos seus descendentes: 'Este Deus é o nosso Deus para sempre. Ele nos guiará eternamente'”.
================================================
Segunda-feira, 23 de julho de 2018- Pão da Vida- João 6:35 (PDF)
Jesus se refere a si mesmo como o pão da vida. Ele, é o pão do céu, o poder genuíno e sustentador da vida, Jesus é nossa fonte fundamental de alimento na vida, quando aceitamos Ele dentro dos nossos corações, passamos a entender o verdadeiro sentido do amor, se deixarmos de comer desse pão, nós morreremos de fome espiritual. “Jesus respondeu – Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede ” João 6:35.
================================================
Terça-feira, 24 de julho de 2018 - Alimento da Alma - João 6:47-48 (PDF)
"Eu sou o Pão da vida" João 6:48, Jesus diz essas palavras para que possamos compreender que Ele é o que alimenta a nossa alma, a nossa vida. Assim como precisamos sustentar nosso corpo físico com os alimentos que ingerimos diariamente também precisamos alimentar nossa alma e espírito. Quando Jesus diz essas palavras em João 6:48 ele quer que entendamos a importância de alimentarmos não só o corpo, mas as nossas ações, nossas intenções, nosso coração. Assim como o nosso corpo funciona melhor quando adquirimos hábitos saudáveis, alimentação saudável a nossa vida irá ficar saudável; se nos alimentarmos constantemente da Sua palavra, buscarmos os seus ensinamentos e aplicarmos em nosso dia a dia estaremos cada vez mais próximos d'Ele e viveremos melhor. Ele é o pão vivo, o que nos mantem vivos e próximos ao Pai e quer muito que nós permaneçamos ao lado Dele. Do mesmo modo que escolhemos os alimentos e temos consciência da importância e benefício para o corpo, escolher nos alimentar de Cristo é uma escolha individual e consciente. Escolha Jesus todos os dias para melhorar sua vida, para alimentar sua alma e com certeza viverá uma vida melhor."- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida" João 6:47-48.
================================================
Quarta-feira, 25 de julho de 2018 - Creia e terá a vida eterna - João 6:63-64a (PDF)
Em João 6:63-64a diz: "O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não creem". Assim podemos salientar que: quantas vezes, Deus fala com a gente, dando sinais, mostrando a verdade, ensinando o justo, desafiando e nos colocando a prova, para simplesmente termos a chance de lhe pedir o perdão, dizer obrigado pelo ensinamento e que vamos crescer com isso. Mas não, preferimos nos afastar de tudo e de todos, inevitavelmente nos afastamos dEle. Nos revoltamos por achar que os problemas sem solução estão acontecendo somente com a gente, nos tornando egoísta ao ponto de achar que sempre estamos sozinhos, que estamos sem o Seu amor. Em João 6:67 Jesus confirma dizendo que suas palavras (para quem as segue com amor e fé), são para a vida eterna, não fisicamente, mas espiritualmente, onde conseguimos nos elevar através da alma e alcançar o inimaginável através de Deus.
================================================
Quinta-feira, 26 julho de 2018 - O mundo é mal? - João 7:7 (PDF)
Nossa sociedade é marcada por perversidade. É a lei da selva. Percebe-se isso ao vermos em nossos jornais, pessoas sendo usadas para fazer o mal para o mundo. As vezes questionamos o nosso Deus, porém, sabemos que viver nesse mundo é uma tarefa difícil, mesmo lutando contra o pecado o mundo sempre buscará nos atingir de alguma forma. Viver para Deus é viver na contramão do mundo, viver para Deus é ser seguido pelos inimigos. Que possamos amar e não odiar a quem não nos quer bem, que possamos ser diferentes e mostrar o que é o Cristão de verdade. Reconhecendo que não fazemos parte deste mundo. Em João 7:7 diz: "O mundo não pode ter ódio de vocês, mas tem ódio de mim porque eu afirmo que o que o mundo faz é mau".
================================================
Sexta-feira, 27 de julho de 2018 - Além da Aparência - Mateus 5:17e20 / João 7:24 (PDF)
Jesus veio com uma missão. Mas todos nós também viemos! O que fez com que ele fosse perseguido não foi o fato de ele ser filho de Deus, ou de propor mudanças revolucionárias (o que, de fato, fez), mas de seguir plenamente os ensinamentos que já existiam antes de sua vinda. Por isso ele não podia ser acusado. "- Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir" Mateus 5:17. Ninguém podia falar alguma coisa contra Jesus, porque ele não estava apenas obedecendo a lei, ele estava indo além dela e até mesmo sendo mais exigente do que o que já estava pré-estabelecido. Ele é bem explícito: "Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus" Mateus 5:20. Desse modo, só podemos tomar decisões depois de avaliar bem a situação, sob a ótica do verdadeiro cristianismo: "Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos" João 7:24.
================================================
Sábado, 28 de julho de 2018 - Fonte de Vida - João 7:37b-38 (PDF)
Em João 7:25-39 retrata como Jesus tinha autoridade em falar com todo o povo, porém os fariseus não entendiam e não suportavam ouvir Jesus. Conforme João 7:37b-38 "-Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: 'Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim'”. Muitos se dividiram e não entendiam o que Jesus falava, não fiquem abatidos vamos buscar a fonte da vida que é Jesus.