sábado, 30 de setembro de 2023

Devocional do período de 01 a 07 de Outubro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 01 de Outubro de 2023 - Salmos 104: 1-5 – Louvar ao Senhor - PDF

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina. Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento. Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum" (Salmos 104: 1-5)

Cabe a nós louvarmos ao nosso Deus criador, o qual criou o mundo, nos mostrando que toda a realidade criada traz a marca do seu Originador, apontando para uma mão divina além de si, sendo assim, a cada dia uma razão para elogiar a Deus, com lealdade para ele que é o criador.

 

Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023 - Mateus 21: 5 - O nosso Rei se fez como nós PDF

"Digam a cidade de Sião: Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta." (Mateus 21: 5)

Jesus fez questão de quando estivesse na terra fosse visto como uma pessoa simples, sem nada de adornos e riquezas pelo seu corpo, pois a riqueza que Ele nos oferece não vêm do ouro nem da prata, vem da Palavra de Deus, seus ensinamentos e suas boas novas para todos nós.

 

Terça-feira, 03 de Outubro de 2023 - Mateus 21: 13 - A Igreja é viva PDF

"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." (Mateus 21: 13)

Pois a igreja é casa de Cristo, e somos chamados a habitar esta casa, zelar por ela, pois a igreja de Cristo prevalecerá, é promessa d'Ele para nós, nada irá derrubá-la, mesmo que a maldade deste mundo tende torná-la casa de comércio, ou tirar dela as graças de Cristo, a igreja é abrigo de pecadores, pois é o que somos, e é fonte da presença viva de Cristo em nós, é preciso se alimentar desta graça para ser a igreja também pelo mundo.

 

Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023 – Mateus 21: 21-22 – Crer e ter fé - PDF

"Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".  (Mateus 21: 21-22)

Quando mantemos nossa esperança abastecida e cremos no Senhor nosso coração vive cheio de fé, vivemos dias mais leves acreditando que tudo funcionará e que tudo correrá bem, permanecer firme e orando para que essa esperança preencha nossa vida.

Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023 - Tiago 4: 8,10 - Os humilhados serão exaltados - PDF

"Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Limpai as mãos ó pecadores, e purificai os corações, homens ambíguos. Entristecei-vos, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria, em desalento. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4: 8,10)

Diante de Deus, devemos nos humilhar, nos colocar em nosso devido lugar, de filhos, pequenos e pecadores que somos, precisamos reconhecer a sua grandeza e soberania. Sendo assim, todo aquele que se humilha é exaltado e reconhecido diante do Senhor.


Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023 - Mateus 21: 28-31 – Salvação - PDF

“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.” (Mateus 21: 28-31)

Jesus veio para nos salvar e perdoar diante das nossas fraquezas, mas aquele que se arrepender verdadeiramente também será salvo por Ele, mesmo que seja um pecador.

Sábado, 07 de Outubro de 2023 - Salmos 37: 4-6 - Confie no Senhor - PDF

“Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie n'Ele, e Ele o ajudará. Ele fará com que a sua honestidade seja como uma luz e com que a justiça da sua causa brilhe como um sol de meio-dia.”  (Salmos 37: 4-6)

Quando nos entregamos a Deus, isso inclui crer nele, meditar nele, lembrar-se dele, honrá-lo, amá-lo, sobre todas as coisas. Quando o fazemos dessa maneira, alinhamos nossos desejos aos Seus desejos, e assim Ele cuidará de tudo o que está em nossos corações.


domingo, 24 de setembro de 2023

Devocional do período de 24 a 30 de Setembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 24 de Setembro de 2023 - Salmos 114:1-8 – Retrospectiva - PDF

"Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó de um povo de língua estranha, Judá foi seu santuário, e Israel seu domínio. O mar viu isto, e fugiu; o Jordão voltou para trás. Os montes saltaram como carneiros, e os outeiros como cordeiros. Que tiveste tu, ó mar, que fugiste, e tu, ó Jordão, que voltaste para trás? Montes, que saltastes como carneiros, e outeiros, como cordeiros? Treme, terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó. O qual converteu o rochedo em lago de águas, e o seixo em fonte de água" (Salmos 114:1-8)

Nesta passagem o Salmista retrata a retrospectiva da movimentação do e no Egito, sendo também um louvor e hino, convidando a celebrar toda essa libertação do povo.

 

Segunda - feira, 25 de Setembro de 2023 - Mateus 12:38-39 - Sinais - PDF

“Alguns dos mestres da lei e fariseus vieram a Jesus e disseram: "Mestre, queremos que nos mostre um sinal de sua autoridade". Jesus, porém, respondeu: "Vocês pedem um sinal porque são uma geração perversa e adúltera, mas o único sinal que lhes darei será o do profeta Jonas.” (Mateus 12: 38-39)

Jonas foi um profeta que recebeu um sinal de Deus para ir a cidade de Nínive, avisando a população que se eles não se convertessem, o Senhor iria destruir aquele lugar. A cidade se converteu e não foi destruída. Jesus morreu por nós, esse já deveria ser o maior sinal de todos; e mesmo assim insistimos por sinais; que Deus nos esqueceu. Busquemos o Senhor porque ele é bom, e se faz presente em nossa vida.

 

Terça - feira, 26 de Setembro de 2023 - Mateus 19: 21 - Abro mão de tudo - PDF

"Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!”. (Mateus 19: 21)

Como é possível para nós que alcancemos a salvação, o que podemos fazer para entrar na vida eterna, esta é de fato uma pergunta que nos tira a calma, mas eis que Jesus vem nos dizer, é preciso abrir mão de tudo o que somos em teu nome, não sermos apegados ao mundo, mas a Deus, renunciar aquilo que hoje tem nos afastado de Cristo para dar-se por inteiro ao verdadeiro amor, porém, quanto mais bens possuímos neste mundo, mais apegados somos, e mais difícil é para nós abrir mão disso, por isso diz Jesus, é mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, mas mesmo aquilo que é impossível aos homens, é possível a Deus, creiamos na sua imensa misericórdia e que possamos entregar nossa vida por amor ao Pai.

 

Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023 – Mateus 19: 29- 30– Honra e prestígio! - PDF

“E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”. (Mateus 19: 29-30)

“Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos” é basicamente uma frase extraída do ensino de Jesus de que a aprovação no reino dos céus não está fundamentada nas obras que fazemos na terra, e sim no merecimento ou em qualquer posição de honra e prestígio que os homens possam conquistar na vida espiritual.

Quinta - feira, 28 de Setembro de 2023 - Mateus 20: 8,11-13 - Valor do Reino de Deus - PDF

"Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 'Chame os trabalhadores e pague uma diária a todos. Comece pelos últimos, e termine pelos primeiros'. [...] Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 'Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualastes a nós, que suportamos o cansaço e o calor do dia inteiro!' E o patrão disse a um deles: 'Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos uma moeda de prata? Tome o que é seu e volte para casa'" (Mateus 20: 8,11-13)

Assim funciona o Reino de Deus, o amor de Deus e o cuidado Dele para com cada um. O que faz de nós merecedores maiores do que os outros? Ainda que façamos segundo suas escrituras e seus ensinamentos e servimos à Deus a mais tempo que nosso colega, a partir do momento que ele passa a servir e seguir à Ele, passará, também, a merecer a salvação tanto quanto você, pois Deus é um só para todos nós, bem como teu amor e teu Reino.


Sexta – feira, 29 de Setembro de 2023 - Mateus 20: 26;28 – Servir - PDF

"Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. [...] Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão." (Mateus 20: 26;28)

Muitas vezes queremos ser superiores aos outros, queremos nos destacar, ganhar fama e glória, mas nos esquecemos da nossa missão de servir. Que possamos ser humildes para seguirmos o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a Sua própria vida e serviu a nós por amor.

Sábado, 30 de Setembro de 2023 - Romanos 4: 16 -17 - Promessa de Deus - PDF

"Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem a lei, mas também para os que creem em Deus como Abraão creu, pois Ele é o pai espiritual de todos nós." (Romanos 4: 16-17)

A promessa de Deus é para todos, mas é preciso se abrir a vivê-la, diz-se que Deus quer muito mais nos dar graças do que nós queremos recebê-la, que nossa fé possa ser grande em Cristo, para que a promessa de fato se cumpra em nós.