sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Devocionais para o período de 7 a 13 de outubro de 2018





Domingo, 7 de outubro de 2018 - Gratidão pelas colheitas - Salmos 65:1-3 (PDF)
Os primeiros versículos deste salmo, dizem: “É justo, ó Deus, que o povo te louve no monte Sião e te dê o que prometeu, pois tu respondes às orações. Pessoas de toda parte virão te adorar por causa dos seus pecados. As nossas faltas nos deixam derrotados, mas tu nos perdoas” (v.1-3). Podemos ver que todos os louvores que o Senhor recebe vêm de um coração que está necessitado de ouvir a sua voz mas, quando o louvor é silencioso, é um sinal de que faltam palavras para expressar a grande bondade de Deus, ou um coração que está cansado de situações difíceis. Deus se mostra disposto a ouvir e responder as orações de todos os que vão a ele por meio de fé. Entrar em comunhão com Deus, para que sejamos abençoados, é conversar com o Senhor a quem amamos e valorizamos, e aplicarmo-nos intimamente a ele, é como ter uma importante atividade na nossa vida, e observamos o modo pelo qual temos comunhão com Deus. Pois onde Deus está tem abundância de bondade e daquilo que satisfaz a alma, e é suficiente para todos, e o bastante para cada um, tudo está disponível sempre sem dinheiro ou sem preço. Através da fé e da oração, podemos nos manter em comunhão com Deus e obter dele o consolo, onde quer que estejamos. Porém os pecadores somente podem encontrar esta felicidade por meio de Jesus Cristo. Que se achega ao Pai como nosso defensor.
Adaptado de “https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/09/salmos-65-comentario-de-matthew-henry.html”
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 8 de outubro de 2018 - Vida em Cristo - Gálatas 5:24-25 (PDF)
Se deixarmos nossa natureza humana espiritualmente morta e vivermos cheios de Espírito de Deus, nossa vida produzirá o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. É somente por meio de um constante encher do Espirito Santo e de uma vida de estudo bíblico, de oração, de atitudes cristãs que essas coisas podem ser produzidas nas nossas vidas. “Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida, nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros”. Gálatas 5:24-25.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 9 de outubro de 2018 - Amizade verdadeira - Gálatas 6:2 (PDF)
Amizade é se doar, é estar junto, é se alegrar na alegria e dividir a tristeza. É oferecer um ombro, ou até mesmo um prato de comida. É procurar ajuda, e, por mais difícil que seja, é dizer o que deve ser dito e não o que a pessoa quer ouvir. Ser amigo também é ajudar com os fardos pesados da vida. Mas pensemos, Jesus ajudou somente seus amigos? Ele curou e salvou somente seus amigos? Não! Ele ajudou a todos os que o procuraram. Ajudou com seus fardos e dores. Ele esteve aqui para todos, sem distinção. Vamos combinar que nem sempre é fácil ajudar mesmo aqueles que gostamos, pois todos temos problemas... Agora, imagine ter que ajudar aquele coleguinha que não é tão próximo? Pois é, seguir os mandamentos de Cristo quase sempre é uma grande tarefa que demanda bastante esforço, mas que traz uma grande recompensa. Ajudar ao próximo é seguir um mandamento, é andar conforme a lei de Cristo. Os fardos podem ser diversas coisas, cada um sabe onde dói. O fardo do meu irmão é pesado para ele, mas pode ser leve para mim. Por isso é necessária esta divisão; assim todos se ajudam, não pesa para ninguém e, juntos, trilhamos o caminho para a salvação. Como está escrito em Gálatas 6:2: "Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo".
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 10 de outubro de 2018 - Sou fiel nas costas do meu irmão? - Gálatas 6:17 (PDF)
“Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” Gálatas 6:17. Essa mensagem se relaciona diretamente de nossa conexão com Deus, o tamanho de nossa fé, o quanto dizemos que acreditamos e o quanto realmente acreditamos, somos todos filhos de Deus, pobres pecadores que pecam, erram e tentam viver em seu amor. Não podemos permitir que outras pessoas interfiram nessa relação, muito menos nós, com as dos outros. Não devemos deixar que façam nossas escolhas, sintam nossos sentimentos e aceitem o que aceitamos, ao mesmo tempo que não devemos seguir aquele que diz que seu Deus é o melhor, que sua fé é mais forte, que sua região é mais correta. Devemos acreditar naquilo que sentimos, que nos inspira a sermos melhores, que de alguma forma nos fortalece, seguindo primeiramente a Deus, e o seu amor devemos multiplica-lo e expandi-lo.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 11 de outubro de 2018 - Obediência leva à bênção - Apocalipse 1:3 (PDF)
Quanto maior for nossa obediência a Deus, mais profundamente o conheceremos, e, consequentemente, teremos melhores condições de torná-lo cada vez mais conhecido. Essa obediência nos leva a amar e reconhecer o quanto Ele é grande em nossa vida. Quando conseguimos ver essa obediência, vemos a simplicidade de como é amar e não temos aquele sentimento de “dever e obrigação”. Sabemos que Deus tem várias estratégias e nos ajuda a chegar a esse objetivo, que é obedecer. E nessa caminhada de ensinamento, vamos tendo prazer em obedecer ao nosso Deus. Jesus mesmo passou por muitas experiências em que era necessário ele obedecer. Ele é o próprio exemplo, que podemos aprender com Ele! Encontramos na bíblia: "Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão."
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 12 de outubro de 2018 - Anuncie a Boa Nova! – Marcos 16:15 (PDF)
Quem é cristão recebe algumas atribuições. Uma delas é pregar o evangelho. Essa palavra significa "boa nova". A boa nova pode ser expressa de várias maneiras, mas deve envolver o anúncio de que Jesus se sacrificou por nós, e que agora todos nós temos esperança de salvação. No livro de Apocalipse (que significa "Revelação") está escrito que Jesus pediu que João escrevesse sobre tudo o que ele já tinha visto, o que estava acontecendo e até mesmo sobre o que haveria de acontecer, para divulgar a todas as igrejas daquela época. Jesus já tinha dado essa missão no livro de Marcos, capítulo 16, versículo 15: "[...] vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas". Quando Jesus veio e ensinou, quando ele se sacrificou, não estava pensando em uma pessoa específica, ou em um grupo pequeno. Ele queria salvar toda a humanidade! Mas naquela época não era possível alcançar toda a humanidade e, mesmo que fosse, seria necessário deixar a mensagem para quem viesse depois, como é o nosso caso. Por isso Jesus instituiu a estratégia de ter multiplicadores dos seus ensinamentos. Você tem conversado com as outras pessoas sobre Jesus?
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 13 de outubro de 2018 – Arrependimento - Apocalipse 2:5a;7b (PDF)
Em Apocalipse (Revelação), Paulo fala sobre a igreja de Éfeso, a primeira igreja das sete que é mencionada nesse livro. Éfeso era uma igreja forte, aguentava muito sofrimento e trabalhavam muito, venceram com paciência os profetas mentirosos, porém a igreja de Éfeso falhou, não amavam a Deus como no princípio. Conforme Apocalipse 2:5a diz: "Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. [...]". Hoje em dia muitas pessoas acabam fazendo o que a igreja de Éfeso fazia, são fortes, trabalhadores e pessoas com paciência, porém não amam uns aos outros. Como essas pessoas vão se arrepender nos dias de hoje? Nos dias de hoje, muitas pessoas acabam não se importando umas com as outras e isso dificulta para elas se arrependerem. Nessas horas vemos que não colocamos em prática amar uns aos outros como a nós mesmos. Como podemos vencer essas situações? Todos os dias temos que deixar de lado o nosso "EU" de dentro de nós, assim podemos nos arrepender dos nossos erros e praticar o amor para todas as pessoas que estão ao nosso lado, até mesmo quem não conhecemos. Quando vencemos essas situações Deus nos deixa algo maravilhoso conforme o que diz em Apocalipse 2:7b: "[...] Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus".