sábado, 8 de agosto de 2020

Devocionais para o período de 09 a 15 de agosto de 2020


Domingo, 09 de agosto 2020  - Jeremias 31:25 - Crer  (PDF)
Não importa o antigo caminho, o presente sujo, incertezas do futuro, o que nos importa é que Deus nos ama com amor eterno, mas é necessário entregar-nos a ele por completo. “Restaurei o exausto e saciarei o enfraquecido”. Jeremias 31:25. 
========= 
Segunda-feira, 10 de agosto de 2020 - Salmos 18:1-2 - Angústias (PDF) 
Ninguém está imune à angústia. Se observarmos o Salmos 18 podemos perceber que o salmista está abatido e com muitas angústias porém em todos os momentos que ele se refere a angústia ele busca ao Senhor com confiança e certeza de que Deus está cuidando de tudo, como por exemplo: 1- O salmista declara a Deus seu amor pelo Senhor, sabendo por experiência própria que Deus é suficiente (vs. 1-2); 2 - pede que o Senhor o salve dos seus inimigos certo de que seu clamor é ouvido (vs.3-6);  3 - expressa um anseio sincero pelo livramento concedido por Deus (v.19); 4 - reconhece que, apesar das grandes dificuldades em sua vida, Deus está no controle de tudo (vs. 16-17) e assim se segue durante os 50 versículos do Salmo 18. Em meio às provações, dificuldades que inevitavelmente nos sobrevêm, nós podemos e devemos ter a certeza de que somos amados, que receberemos o livramento no momento certo, e que os períodos de espera serão usados para nos edificar e nos aperfeiçoar e que para os que crêem e O seguem a libertação é garantida. “Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte.“ Salmo 18:1-2.
Texto extraído e adaptado da Bíblia de Estudo para Mulheres - ARA.
========= 
Terça-feira, 11 de agosto de 2020  - Romanos 11:16 - Aumentai a minha fé (PDF)
“Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa os ramos também são” Romanos 11:16. A fé não necessariamente é algo que cresce, mas que se intensifica, e quão forte deve ser a nossa fé? Jesus nos diz que se do tamanho de um grão de mostarda já seria capaz de mover montanhas, a menor das sementes que gera o maior dos frutos, assim deve ser a nossa fé, não nos deixemos fraquejar quando nos depararmos com situações adversas em nossas vidas, é aí que devemos exercer nossa fé verdadeiramente, basta termos a raiz sólida, forte que nos sustentará nos momentos de dificuldades, portanto aumentai Senhor a nossa fé, não em tamanho mas em intensidade, para que jamais nos deixemos cair e perder os nossos ramos, e nossa raiz.
======== 
Quarta-feira, 12 de agosto de 2020 - Salmos 36:07 - A maldade humana e a bondade de Deus (PDF) 
Tendo como base este capítulo de salmos, nosso coração deveria ser levado a não praticar mais o pecado, e sim, buscar a salvação na bondade de Deus. Podemos ver um exemplo no versículo 3 e 4 quando relata que "A conversa dele é má e cheia de mentiras; ele não tem juízo e não quer fazer o bem. Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más", aqui está uma raiz de um coração que vem cheio de maldades, é errado praticar o mal, porém, é pior ainda pensar nele, e fazê-lo planejado e precipitadamente. Se voluntariamente desprezamos a atitude de meditar na palavra de Deus, nas horas que estamos livres ou não ficarmos ligados com Deus, o mal imediatamente ocupará a nossa mente com imaginações pecaminosas, e um pecador que está endurecido defende o que faz, como se fosse capaz de justifica-se perante ao próprio Deus. Já as pessoas que dedicam a sua vida agradando a Deus, estão contentes com o que tem, pois confiam e acreditam Nele. Devemos conhecer, amar e servir legitimamente ao Senhor, e então, nenhum inimigo, seja na terra ou no inferno, será capaz de nos separar do amor de Deus, e assim vamos poder dizer ao nosso Deus "Como é precioso o teu amor! Na sombra das tuas asas, encontramos proteção." Salmos 36:07.
=======
Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 - Salmos 61:1 - Oração (PDF)
Senhor, olhe para nós, seres pequenos que precisam de seu amor, seja conosco em nosso dia, guiando com tua poderosa mão. Ensina-nos a ouvir a tua doce voz e seguir os teus passos. Que possamos, em nossa pequenez, entender o seu amor e compartilhá-lo com nosso irmão, tendo assim uma fração de sua caridade e piedade. Ouve, Senhor, o nosso clamor, escuta a nossa oração, incline seus olhos para nós e nos faça reconhecer que não somos nada sem você. Que o Senhor possa estar em nossa entrada e saída, no início e no término do nosso dia, a todo o momento ao nosso lado, dividindo esta longa jornada que se chama vida e nos ajudando a torná-la a melhor experiência que poderíamos ter. Amém. “Ouve o meu clamor, ó Deus; atenta para a minha oração” Salmos 61:1. 
======
Sexta-feira, 14 de agosto de 2020 - Isaías 63:16 - Deus sempre está conosco (PDF)
"Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome." Isaías 63:16. Esse devocional nos mostra que qualquer pessoa pode nos abandonar ou nos esquecer, mas Deus o nosso Pai, nunca irá nos deixar. As vezes nos sentimos traídos ou abandonados por aquelas pessoas que nós amamos... As vezes, tentamos agradar demais as pessoas que estão a nossa volta, para que elas nos aceitem... E quando somos ignorados ou alguém nos deixa de lado, nós nos sentimos desolados e desamparados. Porém, Deus nos mostra que está sempre do nosso lado e por isso devemos usar toda nossa energia para louvar e adorar ao nosso Pai, que não nos abandona e nos ama incondicionalmente.
======
Sábado, 15 de agosto de 2020 -  Salmos 124:1-5 - Deus cuida de nós! (PDF)
“Sem o Senhor, quem estava a nosso favor, sem o Senhor, quem estava a nosso favor, quando nos atacaram? Então, na sua ardente cólera contra nós, eles nos engoliam vivos, éramos então arrastados pelas águas, uma torrente nos submergia; então nos submergiam por água impetuosas. Bendito seja o Senhor que não fez de nós, a presa dos seus dentes." Salmos 124:1-5. Em meio a tantos problemas, não percebemos o quanto Deus cuida de nós. Você já parou pra pensar; o que seria de nós sem Deus?! Não espere grandes acontecimentos para perceber que Ele cuida de você em cada momento do seu dia!