sábado, 23 de maio de 2020

Devocionais para o período de 24 a 30 de maio de 2020


Domingo 24 de Maio de 2020 - Atos 1:11 - Manifestar para o mundo (PDF) 
"Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" Atos 1:11. As grandes salvações, prova maior que dar a sua vida por nos, recebemos por meio de teu amor. Colocou no mundo como nosso corpo para viver em comunhão. Nos ensinou a amar, a interessar-nos uns pelos outros, a lutar por pão e justiça. Sua verdade deve tornar-se manifesta no mundo por intermédio de nossa vida e nossa comunidade.
================ 
Segunda-feira, 25 de maio de 2020 – 1 Pedro 4:1-2  – Lute contra o pecado (PDF)
Tem coisa pior que viver essa vida em pecados? Bem o pecado não só nos afasta da presença de Deus como também nos impede de termos uma vida eterna com Ele. Deus deixa muito claro o quanto repudia o pecado; todo o contexto da bíblia é em torno do seu amor por nós e constante advertências para que vivamos em santidade levando-O a enviar Seu filho Jesus para ser o sacrifício que nos tira o pecado e nos dá uma oportunidade de viver na presença de Deus através dos Seus ensinos. Deus ama o pecador mas odeia o pecado, isso deve nos inspirar a lutar constantemente contra o pecado em todas as suas faces -  o que pensamos, vemos, falamos, sentimos. É uma luta intensa mas a vitória certa deve nos estimular a nunca desistir. “Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.”1 Pedro 4:1,2
================ 
Terça-feira, 26 de maio de 2020 - I Pedro 4:10-11 - A serviço de Deus (PDF) 
“Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.” 1 Pedro 4:11. O que estamos fazendo com os dons que Deus nos agraciou?  Estamos usando de forma a honrá-lo, de maneira que as pessoas vejam Deus em nós? Transmitimos a misericórdia que  Jesus teve conosco para com o nosso próximo? Provando do amor que é nos dado infinitamente? Devemos viver essa vida como a extensão de todas as maravilhas que Deus nos dá todos os dias, devemos transmitir amor em nossas palavras, misericórdias para com os nossos próximos, servindo ao outro com carinho, dedicação, comprometimento. Devemos amar como Deus nos amou e viver como Jesus viveu quando veio ao mundo como Homem. O amor que Ele tem por nós ninguém consegue descrever, essa já deve ser a razão pela qual nossa vida deve ser de amor e serviço ao próximo. Vamos repensar em nossas ações, atitudes e avaliar se estamos sendo dignos desse amor. 
=================
Quarta-feira, 27 de maio de 2020 – Salmos  99:1 - Poder imensurável (PDF) 
“O Senhor reina! Tremam os povos! Ele está sentado em seu trono acima dos querubins. Trema toda a terra!” Deus é maior que todas as coisas, por ele existimos, e tudo aquilo que conhecemos. Que nos lembremos de quantas vezes eles nos abençoou, quantas vezes nos guardou e nos protegeu. Ele tem poder sobre tudo e por isso devemos confiar nossa vida a Cristo, por sua compaixão hoje estamos aqui e temos nossas vidas. Somos abençoados por termos acesso a esse amor infinito, precisamos buscá-lo assim como diz em Jeremias 29:13 “ Se me buscarem de todo coração, me encontrarão”, portanto que possamos estar sempre em tua presença, e encontremos sempre a calma e entendimento n’Ele. 
============== 
Quinta-feira, 28 de maio de 2020 - Mateus 26:39 - O melhor plano é o de Deus. (PDF) 
É importante orar pedindo que a vontade de Deus seja feita em nossa vida; mas como alinhar nossos desejos e nossa vontade com o que Deus quer? Como aprender a desejar o plano de Deus para nós mais do que desejamos o nosso? Eu e você passamos por isso, ninguém se livra desse pensamento! Nossa cultura como ser humano é pedir para Deus, que os momentos ruins não chegue para nós ou que quando chegar passe rápido, para não sentirmos nenhuma dor, agimos assim sem ao menos perceber. Para tudo tem um propósito, quando é permitido por Deus. Em Mateus 26:39 diz: "Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
===============
Sexta-feira, 29 de maio de 2020 – Salmos 33:4 – O propósito de Deus (PDF)
Antes de nascermos Deus já tinha um propósito para nossa vida. Porém, sabemos que durante nosso desenvolvimento haverá dias difíceis, dias de dor e dias de lutas e todos nós iremos passar por esses dias. O que devemos ter em nosso coração É que o sofrimento é passageiro e que a dor que sentimos nunca será maior do que o propósito de Deus nas nossas vidas. Deus pede para que confiemos em Sua palavra, pois ela é justa e verdadeira, assim como está escrito em Salmos 33:4 “Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz.” Independente da situação pela qual estamos passando, não podemos esquecer que há um Deus maravilhoso que está cuidando de tudo e nos preparando para algo maravilhoso, que não conseguimos nem imaginar, devemos apenas confiar. 
=============== 
Sábado, 30 de Maio de 2020 - Salmos 33: 20 – 22  – Esperar em Deus (PDF)
“Nós aguardamos o Senhor: É ele nosso auxílio e nosso escudo! Dele vem a alegria do nosso coração, e a nossa confiança está no seu nome santíssimo. A tua fidelidade, Senhor, esteja sobre nós, como a nossa esperança está sobre vós”
Deus é o nosso refugio para todos os momentos, nos momentos difíceis Ele é o nosso escudo e nossa alegria também vem dEle. Devemos ser fiéis a Ele assim como Ele é para nós. Que em todos os momentos bons ou ruins, saibamos esperar em Deus e  que a nossa confiança esteja nEle, sabendo que Ele sempre fará o melhor para nós, e não nos deixará só.

domingo, 17 de maio de 2020

Devocionais para o período de 17 a 23 de maio de 2020



 Domingo 17 de Maio de 2020 - Salmos 66:7-15 - A dificuldade não dura para sempre (PDF)
Gratidão a Deus por seu livramento, passamos por dificuldades mas Deus nos livra de cada uma delas, há provas disto e nós sabemos e reconhecemos. A importância de confiar em Deus e ser grato pelas bênçãos, com a fidelidade de Deus e o louvor que Ele merece. "Ele governa eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor ao que nos conserva em vida, e não consente que resvalem os nossos pés. Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata. Fizeste-nos entrar no laço; pesada carga puseste sobre os nossos lombos. Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância. Entregarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia. Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros; prepararei novilhos com cabritos" (Salmos 66:7-15).
============================================================ 
Segunda 17 de maio de 2020 – Salmos 50:23 – Gratidão (PDF) 
Todos os dias quando acordar dê uma olhada para o céu e contemple a majestade de Deus, as cores que se apresentam ao nascer do sol são uma pintura digna de ser contemplada como os grandes quadros nas galerias de artes. Quantas belezas, milagres perdemos de contemplar por nos preocuparmos em excesso com as coisas que não temos controle algum? Do que nos adianta nos angustiarmos com situações que fogem ao nosso controle? Por que ao invés disso não nos concentramos nas coisas, nos momentos, nos aprendizados que podemos usufruir aqui e agora? Convidamos a fazer uma pequena tarefa: pegue um papel e comece pela palavra gratidão e vá preenchendo com tudo pelo que você é grato durante uns 5 minutos, quando acabar reflita se têm dado a devida atenção a essas coisas, pessoas, momentos que você colocou pelo que é grato. Após reflita no seguinte versículos “Quem me oferece sua gratidão, como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos” Salmos 50:23 – sejamos gratos em todas as situações pois a gratidão gera energia positiva e contribui para nos sentirmos emocionalmente melhor.
============================================================ 
Terça feira 18 de maio de 2020 - 1 Pedro 3:11-12  – encontrar a Paz (PDF)
“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos a sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal.” 1 Pedro 3:11-12. Onde estamos encontrando a paz em tempos de incertezas, como podemos encontrá-la quando as preocupações nos assaltam durante o nosso dia? Nossos pensamentos exercem um grande poder sobre quem somos, o que fazemos, o que falamos e isso interfere diretamente em nossa relação com Deus e Sua vontade para conosco. Devemos como nos versos de Pedro nos afastar de tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus – pensamentos, palavras, sentimentos – e buscar constantemente o que nos aproxima d’Ele – buscar a paz, fazer o bem e aprender da sua palavra aplicando-a em nosso dia a dia. Assim Sua presença sempre estará conosco e viveremos essa vida com plenitude e paz, mesmo em meio às dificuldades pois Ele ouve nossas orações e não nos desamparará.
============================================================
Quarta-feira, 20 de maio de 2020 – Deuteronômio 1:8 - Suporte na vida (PDF) 
“Não tenha medo nem desanime, pois o próprio Senhor irá adiante de vocês. Ele estará com vocês; não os deixará nem os abandonará.” Por vezes tememos aquilo que poderá acontecer em nossa vida, sofremos pensando no futuro e o que se passará a nós; Quando vivemos uma situação diferente daquela que tínhamos imaginado nos culpamos e desanimamos, porém Deus está no controle de tudo, Ele pega nossa mão e caminha ao nosso lado, nunca abandona seus filhos. Precisamos confiar nossa vida a Deus e tudo acontecerá do jeito que Ele sabe que será perfeito para nós. 
============================================================
Quinta-feira, 21 de maio de 2020- Mateus 18:15- Servir e ajudar. (PDF) 
Servir ao próximo é, antes de tudo, devolver a Deus tudo aquilo que temos recebido Dele. É uma maneira de multiplicar os nossos talentos. É a certeza de estarmos contribuindo com a vida de alguém. Muitas pessoas necessitam da nossa ajuda para melhorar em alguns quesitos, ajuda para ver o que estão errando para poder melhorar é assim por diante. Servir ao próximo, deve estar em nossas metas de vida. Em Mateus 18:15 diz: “ Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão”.
============================================================
Sexta-feira, 22 de maio de 2020 – Efésios 2:4-5 – O amor de Deus (PDF) 
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvo)” Efésios 2:4-5. A partir dessa passagem podemos refletir sobre o amor de Deus. Deus nos amou de tal maneira que entregou seu Filho único para nos salvar e tudo o que devemos fazer é acreditar e confiar nesse amor. Deus é amor e o amor Dele por nós é único, incomparável e imensurável, ás vezes não conseguimos compreender, pois o amor de Deus é diferente do amor humano, Ele nos ama sem porquês e sem condições... Ele simplesmente nos ama. Muitas vezes erramos, pecamos, nos afastamos... mas independe do que façamos, Ele sempre estará do nosso lado, esperando nós abrirmos nossos corações para podermos sentir e viver esse amor.
============================================================
Sábado, 23 de Maio de 2020  – João 8: 29 – Buscai as coisas do alto (PDF)
“Aquele que me enviou está comigo, ele não me deixou sozinho, porque eu faço tudo o que lhe agrada”. Jesus nos disse que não era deste mundo, e que pra onde ele iria, nós também poderíamos ir, e para isso deveríamos buscar na terra as coisas do alto, as coisas que agradam ao Pai, e assim estaremos mais próximo a ele, sentindo o  seu amor. Quando buscamos em nosso dia- a- dia as coisas do alto, e temos atitudes que agradam a Deus, sentimos Ele mais perto de nós, e nosso coração aquecido pelo seu amor.